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Um tema cada vez mais popular nos últimos anos tem sido a proteção da privacidade dos utilizadores e por isto, alguns dos principais motores de pesquisa (Google, Microsoft Bing, Yahoo, Baidu, etc..) têm falado em eliminar  as tão famosas cookies.

O que são os cookies e quais os benefícios de os utilizar?

Cookies são etiquetas de software que são armazenadas no computador do utilizador através do navegador (browser), e que retêm informação relacionada com as preferências do mesmo.

Os cookies permitem uma navegação mais rápida, eficiente, por vezes personalizada e eliminam assim a necessidade de introduzir várias vezes as mesmas informações. Conseguimos determinar quais os interesses do público alvo com base na atividade de navegação, compras, preferências, etc…

A grande maioria das empresas e em especial, no caso dos e-commerces, usam as cookies para conseguir alcançar e segmentar melhor o seu público alvo. Informação como termos de pesquisa, “keywords” e até localização geográfica do utilizador podem ser interessantes para mais tarde, alcançar apenas os clientes ou possíveis clientes relevantes em novas campanhas ou anúncios.

Qual o impacto dos cookies no marketing digital?

Os cookies são considerados “user friendly”. O utilizador/cliente tem sempre a opção de não aceitar os cookies e assim não ter a sua informação a ser recolhida por nenhum website mas também fará com que muito dificilmente receba anúncios do seu interesse.

Sem cookies, corremos o risco de perder (por exemplo) a capacidade de atingir os indivíduos ou utilizadores que possam estar interessados no conteúdo, aumento de fraude nos anúncios, capacidade de prever o resultado de campanhas, etc…

Então, o que se pode fazer se deixarem de existir Cookies?

  • Recolher o máximo de informação possível nas campanhas ainda a decorrer e analiza-las num modo “Cookie-free”.
  • Pensar e desenvolver maneiras de recolher dados dados pelos utilizadores.
  • Analizar potenciais estratégias mais geográficas.
  • Estudar maneiras de mostrar aos utilizadores que podem beneficiar ao oferecerem informação pessoal às empresas.
  • Criar sistemas de “feedback imediato”.

No final do dia, a grande questão recai sobre estar ou não disposto a que outros acedam aos nossos dados pessoais para podermos receber anúncios que nos interessam ou se preferimos não dar acesso a esta (informação) mesmo sabendo que assim poderemos estar a ser “bombardeados” com anúncios que não nos interessem minimamente.

Saiba mais em: https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2021/12/14/14-key-steps-marketers-can-take-to-prepare-for-a-cookie-less-world/

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