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Não foram poucas as vezes que já ouvimos alguém a dizer “Não percebo porque é que as marcas continuam a enviar newsletters, ninguém as abre.” ou mesmo “Não aguento mais receber estas newsletters, não abro nenhuma.”. A verdade é que há um grande número de pessoas que não percebe como é que o email marketing funciona e não percebe a sua importância.

O mais provável é que estas pessoas já tenham sido “conversões” em alguma campanha de email marketing, porque sem elas perceberem como, chegou à sua caixa de correio um email da marca que andaram a ver, com o produto que andaram a “namorar”.

Como é que devemos olhar para o email marketing? Devemos olhar para o email marketing como uma das principais ferramentas do marketing digital. É um canal direto de comunicação com o público, onde conseguimos aumentar o relacionamento com os mesmos, qualificar leads e gerar vendas. Ou seja, é uma ferramenta que tem papel muito importante em todas as etapas do funil de vendas de uma empresa, desde a captação até a fidelização dos clientes.

Durante muitos anos nenhum canal ultrapassou o email marketing como o canal mais poderoso para uma marca contactar com o seu publico.

Pode ser difícil saber com que frequência se deve trabalhar o email marketing em detrimento dos outros canais de marketing digital ou como integrar o e-mail marketing numa estratégia. É verdade, há uma oferta de canais muito maior. Mas podemos dizer que o email marketing continua tão vital como sempre foi, e é crucial que os profissionais desta área percebam como construir uma base de dados de forma eficaz, como segmentar a mesma, como desenvolver campanhas, rastrear e otimizar resultados – tudo no contexto de trabalhar uma parte fundamental de uma boa estratégia multicanal de marketing digital

Estima-se que no mundo venham a ser 4,2 biliões de usuários de e-mail até o fim de 2022!

Sim, não digo que email marketing não tenha sido sinónimo de spam mas, com as tecnologias e as estratégias de hoje o email marketing tornou-se essencial numa estratégia digital de uma empresa. Agora há sem dúvida um uso muito mais eficiente dos emails: chegam às pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa. Basta saber usar.

Deixo um artigo de boas práticas para os assuntos de email. Esperemos que ajude a não caírem no erro de serem sinónimos de spam: https://mailchimp.com/pt-br/help/best-practices-for-email-subject-lines/ 😊

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