Logo

Trabalho remoto em tempos de Covid-19: dicas de produtividade e como combater o isolamento social

A nova realidade trazida pelo também novo Covid-19 traz consigo sementes de mudança, mas também tempos de incerteza. Estamos a lidar com uma realidade desconhecida e a adaptar a forma como trabalhamos e como nos relacionamos enquanto equipa. E se isto do Marketing Digital é um jogo, então a equipa BYD agora joga em casa. Falamos, claro, de trabalho remoto.

Se inicialmente tínhamos a escolha de ficar a trabalhar a partir de casa, à medida que os casos de contágio por Covid-19 foram aumentando, tornou-se incontornável a necessidade de deixarmos temporariamente o nosso querido escritório e de começarmos a trabalhar remotamente. Como equipa. Pela primeira vez.
Aqui na BYD já tínhamos começado a testar as águas do trabalho remoto, com a possibilidade de cada colaborador tirar dois dias por mês para trabalhar em casa, mas trabalho diário e 100% remoto está a ser uma novidade para todos.

Se esta é também a sua realidade, encontre neste artigo alguma motivação para ser (ainda mais) produtivo enquanto trabalha remotamente.

Numa agência de Marketing Digital vive-se muito de brainstormings, de reuniões, de trocas de ideias espontâneas entre colegas e equipas, pelo que este é também um enorme desafio para nós. E haverá mesmo alguma evidência de que trabalhar remotamente pode beneficiar uma empresa?

Muitos têm sido os estudos realizados no sentido de descobrir uma resposta e os mais fiáveis até à data – conduzidos Pela Gallup, Harvard University, Global Workplace Analytics e pela Stanford University – indicam que sim, que o trabalho remoto pode beneficiar grandemente as empresas, especialmente no que diz respeito às seguintes categorias:

  1. Produtividade
  2. Performance
  3. Engagement
  4. Retenção
  5. Lucro

Tendo em conta que o trabalho remoto faz parte não só do nosso presente (por circunstâncias alheias), mas também do nosso futuro dado as evidências, vejamos então como podemos tornar-nos ainda mais produtivos ao adotarmos este modo de trabalho.

3 pequenas regras para começar a trabalhar remotamente em equipa

  1. Escreva tudo: todas as tarefas que tem na sua pipeline, todas as que concretiza, as horas de cada reunião via call, etc.;
  2. O caminho para a motivação também passa pela disciplina e pelo próprio ambiente de trabalho: escolha uma zona da casa livre de distrações e que convide ao foco;
  3. Forme uma rede de apoio com os seus colegas: podemos estar longe, mas não estamos sozinhos; apoiemo-nos!

Como criar um espaço de trabalho adequado em casa

  • Invista em bons headphones. Isto tanto serve para isolar sons, para ouvir música e podcasts que o ajudem a concentrar-se ou para ouvir e participar em calls com a sua equipa e/ou clientes;
  • Se partilha casa ou tem a família em casa, estabeleça alguns limites: quando está a trabalhar, defina um horário para não ser interrompido;
  • Não trabalhe nem a mais nem a menos: por vezes, quando estamos em casa, temos tendência para ter mais dificuldade em colocar o trabalho de lado, uma vez que não contamos com tempo de deslocação casa-trabalho-casa, mas é importante sabermos quando parar.
  • Tenha atenção aos seus níveis de energia;
  • Mantenha snacks saudáveis e água perto de si enquanto trabalha.

Como lutar contra os efeitos do isolamento social

Durante uma ou duas semanas podemos sentir que trabalhar a partir de casa tem mais benefícios do que desvantagens, mas à medida que o tempo passa e a qualquer momento é possível que comecemos a sentir os efeitos do isolamento social a que estamos a ser submetidos.

  1. Aposte nas chamadas de vídeo

Por essa razão, aconselhamos a que deixe sempre a câmara do seu portátil ligada (a não ser que tenha problemas de ligação). Isto faz mesmo toda a diferença. Apesar de não estarmos fisicamente juntos, vermo-nos uns aos outros, as nossas expressões habituais, as vozes, linguagem corporal, etc., ajuda-nos a manter um nível de normalidade muito bem-vindo em tempos como estes. Alinhe em chamadas de vídeo e, durante as mesmas, faça um esforço por não fazer outras tarefas, mantendo o contacto visual com os seus colegas e clientes.

  1. Vejam-se todos os dias

É importante que a equipa se veja diariamente ou o mais frequentemente possível durante a semana de trabalho. Seja para fazer pontos de situação ou para contar como foi o dia, trocar inputs ou ideias, o contacto visual é muito importante durante esta quarentena em que estamos a trabalhar remotamente.

  1. Reserve algum tempo para conversar sobre outros tópicos

Tal como faz durante o almoço ou a pausa para café na empresa, o mesmo poder ser feito remotamente. Afinal, para que serve a tecnologia? Marque uma pausa para café ou chá virtual com o seu grupo de trabalho e aproveitem para conversar sobre outros temas para além de trabalho!

5 Ferramentas para tornar o trabalho remoto ainda mais produtivo

Agora que já vimos que o teletrabalho ou trabalho remoto pode ser benéfico para as empresas e como nos devemos manter ligados em tempos de quarentena, vejamos como podemos tornar o nosso trabalho mais eficaz e produtivo com recurso a algumas apps e softwares.

Google Drive

Partilhar documentos e outros ficheiros uma cloud para que fiquem instantaneamente acessíveis a toda a equipa nunca foi tão fácil como com o Google Drive. Não é que seja uma novidade, mas tinha que constar nesta lista como forma de partilhar ficheiros.

Evernote

O Evernote é uma ótima solução para anotar ideias e tarefas de equipas que trabalham remotamente. No Evernote, pode manter todas as suas notas organizadas e sincronizá-las automaticamente em todos os seus dispositivos. O Evernote é uma aplicação muito versátil que serve como bloco de notas, PDA, lista de tarefas e caderno de bolso.

Trello

Não é por acaso que é a aplicação que usamos na BYD para distribuir tarefas. Muito user-friendly e desenvolvido para uma organização impecável, o Trello permite criar cartões de tarefas e a atribuí-los a quem é suposto concluí-las, podendo passar por vários estados criados pelo utilizador, por exemplo “nome da pessoa ou equipa”, “a aguardar aprovação”, “feito”, etc. Para além disso, pode criar vários “boards” dentro do mesmo Trello. Na Byd, por exemplo, trabalhamos com os boards “Design”, “Websites” e outros que temos para clientes específicos.

Zoom

O Zoom é uma aplicação de chamada em grupo com uma qualidade de vídeo muito boa. É fácil de usar e tem preços acessíveis. Durante reuniões remotas por vídeo, pode gravar qualquer chamada com um vídeo completo. Pode ainda partilhar o seu ecrã do computador com a sua equipa ou clientes durante reuniões. Outras soluções da Zoom incluem webinar, reuniões, sala de Zoom, IM comercial e partilha de voz.

iDoneThis

iDoneThis é um local onde os gestores e as chefias podem ficar de olho em toda a equipa para saber o que está a ser feito diariamente. Os membros da equipa têm apenas que fazer check-in diariamente no seu browser ou via email. Além disso, podem adicionar relatórios e acompanhar projectos com eficiência.

Com colaboradores remotos em todo o mundo, esta ferramenta compensa a necessidade de reuniões diárias de check-in, embora – como já vimos mais acima – as reuniões “cara a cara” não deixem de ser essenciais.

 

Com o recurso a estas ferramentas de trabalho remoto, é provável que os colaboradores remotos se tornem ainda mais produtivos e eficazes! Conhece ou utiliza alguma destas ferramentas?

Também está a trabalhar remotamente e gostaria de partilhar dicas de produtividade? Não deixe de as partilhar connosco nos comentários deste artigo. 😊

Entretanto, mantenha-se seguro e #fiqueemcasa !

DEIXE O SEU COMENTÁRIO