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Tendências Facebook 2016

2015 foi um ano de grandes mudanças na maior rede social do Mundo. Desde novos formatos e posicionamentos de publicidade, à melhoria significativa dos relatórios das páginas, as empresas que atuam no Facebook ficaram agora muito melhor servidas e com um vasto leque de opções a ter em consideração na definição do seu planeamento de conteúdos em 2016. Este artigo enumera algumas das Tendências Facebook 2016 que a equipa BYD considera como as mais relevantes a ter em consideração para diferenciar o seu negócio da concorrência.

Como sabemos, no Facebook a “concorrência” não são só as outras empresas que atuam no mesmo mercado que nós, mas também todos os amigos e familiares dos nossos fãs, que diariamente colocam publicações que lutam contra as nossas para aparecerem no Feed de Notícias deles. Com tantas publicações disponíveis, só as melhores aparecerão, e daí a importância da relevância do conteúdo das marcas, e da diferenciação através das novas ferramentas que o Facebook lhes disponibiliza!

1 – Mais e Melhores Vídeos

Como já sabe, ou deve ter percebido, há já uns tempos que o Facebook tem vindo a melhorar a sua ferramenta de vídeo com o objetivo de disputar este “mercado” com o YouTube. O que é facto é que de uma ferramenta inicial muito rudimentar, o Facebook tem agora ao dispor das Empresas um conjunto de inovações que irão certamente revolucionar a sua forma de atuação no Facebook, e obriga-lo a repensar a sua estratégia de produção de conteúdos.

Entre as várias melhorias, destacamos as transmissões ao vivo (vale muito a pena acompanhar as do Nuno Markl. Fica a perceber como a coisa funciona e ainda se diverte… e muito! Para tal basta segui-lo, e aguardar que receba uma notificação a indicar que o Nuno está em direto.) e, sem dúvida os vídeos 360º.

Vídeo GoPro 360º

 

GoPro Spherical: Tahiti Surf VRAnthony Walsh and Matahi Drollet bring us inside some of the biggest barrels Tahiti has to offer in full 360°.For the most immersive experience, click and drag on your desktop, or move your iOS device in any direction.

Publicado por GoPro em Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015

 

Adicionalmente, surgiu em 2015 o novo objetivo de anúncios – “Visualizações de Vídeo” – que otimizará as suas campanhas de publicidade para obter mais visualizações, rentabilizando assim ainda o seu investimento em produção e divulgação de conteúdos.

2 – Nova Organização de Relatórios de Publicidade

Tendências Facebook 2016 - Relatórios

O Facebook tem vindo a desenvolver cada vez mais não só os seus anúncios, mas também a quantidade e qualidade dos dados que fornece nos relatórios aos seus anunciantes.

Adicionalmente, o Facebook revolucionou completamente a sua forma de apresentação desses dados, permitindo agora que a empresas encontrem facilmente a todos os promenores dos resultados do seu investimento em Publicidade no Facebook.

A tipologia de anúncios que mais beneficiou desta revolução nos relatórios foram sem dúvida os vídeo Ads, que, em alguns aspetos, já apresentam resultados mais evoluidos do que os anúncios no YouTube.

3 – Novo Píxel do Facebook

É preciso estar um pouco mais por dentro da Publicidade no Facebook para já estar familiarizado com o termo “Pixel do Facebook”. De forma global, este é o código que instalamos nos nossos websites e que nos permite criar aqueles anúncios “que nos perseguem”, bem como criar e medir conversões (já lá vamos). Estes anúncios não são mais do que em Marketing Digital chamamos “Retargeting” ou “Remarketing” e estão assentes na criação de públicos-alvo de publicidade com pessoas que visitam as diversas páginas do nosso website. As “Conversões” são ações que essas pessoas fazem nos nosso website, rentáveis para o nosso negócio. Uma forma de conversão é a finalização de compra de um dos nossos produtos.

Os anúncios no Facebook podem ser direcionados apenas para as pessoas que visitam o nosso site, e podem ter um objetivo em que o Facebook os otimiza para termos o maior número de Conversões possivel (em vez de otimizar simplesmente para acessos aleatórios ao site). Para o fazermos, antes tínhamos de instalar no site vários códigos (os ditos píxeis), consoante as conversões pretendidas, e os tipos de audiência que queríamos. Em 2015 o Facebook veio simplificar-nos MUITO a vida e desenvolveu um único Pixel que serve para todas as conversões e criação de várias audiências.

Em resumo, cada conta de anunciante tem agora um único píxel de Facebook, e só terá de se preocupar com a sua instalação no site uma única vez.

4 – Novo Backoffice das Páginas e Ferramentas de Interação com os Fãs

Este é talvez o ponto mais visível para os Gestores de Página de Facebook. O layout das páginas e do backoffice sofreu bastantes alterações e existem agora novas e intuitivas ferramentas para interagir com os fãs da página. Os alertas constantes de rapidez e taxa de resposta às mensagens virem também aumentar em larga escala os níveis de Engagement.

>CONHEÇA AQUI EM PORMENOR ESTAS ATUALIZAÇÕES<

Tendências Facebook 2016 - layout

5 – Novos Objetivos e Posicionamentos de Anúncios

Tal como já  referimos, existem agora novas ferramentas importantíssimas para que já faz Publicidade no Facebook (sim, porque se ainda não investe de forma rentável na divulgação da sua empresa / marca, deve seriamente começar a faze-lo). De todas seguem as que consideramos mais relevantes.

  • Instagram Ads – sim, agora é possível publicar os seus anúncios no Instagram! Falaeremos mais a fundo sobre este tema num dos próximos artigos.

 

  • Formato Carrossel – Este formato já pode ser também utilizado de forma orgânica e permite às marcas apresentar vários produtos, ou mesmo um conceito / história, distribuido por várias imagens clicáveis (para 1 ou vários links do site).

 

  • Vídeo Ads – além do que refrimos em cima, o Facebook permite agora criar pequenos slideshows com imagens que tenhamos disponíveis e assim aproveitar as potencialidades dos Vídeo Ads sem ter que ter custos de produção de vídeos.

 

  • Local Ads – Existe agora este novo formato que permite a negócios locais usarem a tecnologia de georreferenciação para impactarem muito rentavelmente potenciais clientes que estejam nas imediações da loja. Entre os botões “call-to-action” disponíveis, destacamos o “Obter direções” que abre o mapa com as indicações até à loja.

 

  • Lead Ads – Por último, temos de destacar também os Lead Ads, que vieram finalmente permitir às empresas angariarem diretamente subscritores relevantes para as suas newsletters.

 

CONHEÇA AQUI EM PORMENOR AS NOVAS FERRAMENTAS <

Agora é a sua vez! Diga-nos o que pensa das novas Tendências do Facebook. Concorda com as que lhe apresentámos? Tem outras que considera mais importantes? Comente esta publicação ou >Fale Connosco<.

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