Logo

Como investir em publicidade online em 2019

5 Tendências de Publicidade Online para 2019

Muitas das tendências não são novas, mas quase todas assumirão, em 2019, um papel fundamental na rentabilidade dos investimentos realizados em meios Digitais. Conheça neste artigo as 5 principais Tendências de Publicidade Online para 2019.

1 – AI / Machine learning

Acabaram os dias em que a publicidade era “manual” e dependia em exclusivo da criatividade de um anúncio. Nos últimos anos, os algoritmos das ferramentas de publicidade evoluíram de tal forma que passaram a ter uma fatia muito grande do controlo da rentabilidade dos investimentos realizados.

A quantidade de informação que o Google e Facebook têm, associada às novas tecnologias de inteligência artificial / “machine learning”, permitem aos anunciantes confiar alguns dos pontos mais importantes das suas campanhas:

CRIATIVIDADE – Acabaram os dias dos investimentos massivos em criatividade “disruptiva” e em testes A/B. Estas novas tecnologias permitem-nos agora testar automaticamente dezenas de diferentes mensagens / propostas de valor e, sozinhas, estudarem os resultados de forma a otimizarem para as que tiverem uma melhor taxa de conversão do objetivo definido.

AUDIÊNCIAS – o mesmo se aplica à escolha das pessoas a quem devemos apresentar os nossos anúncios. Se o digital já nos veio trazer o poder de segmentar uma campanha de publicidade apenas para quem realmente nos interessa e é rentável para o negócio, a inteligência artificial veio permitir escolher ainda melhor que poderá vir a converter com base na aprendizagem e análise do perfil de quem já converteu.

PLACEMENTS – todas as pessoas têm comportamentos diferentes em locais diferentes. Olhemos para o José como exemplo (personagem fictícia). O José habitualmente nunca clica em links que lhe aparecem no Instagram, mas interage bastante (gostos, comentários, partilhas, etc). Por outro lado, o José clica em todos os links que lhe interessam no Feed do Facebook e nos artigos instantâneos que lê. Era impossível para um humano conseguir segmentar os placements com esta especificidade, para milhares de comportamentos diferentes. Mas para as máquinas não.

Os algoritmos de hoje em dia consegue determinar o local de publicação mais rentável para cada pessoa, para cada objetivo. No caso do José, iram apresentar-lhe uma campanha de Engagement no Instagram e uma campanha de tráfego / conversão no Facebook e/ou nos artigos instantâneos. Desta forma, é recomendado que se deixe a própria ferramenta selecionar quais os melhores locais a apresentar os seus anúncios.

Ainda assim, como em tudo existem exceções. Neste caso, devemos sempre analisar a publicação que estamos a fazer e perceber em que locais é que ela, eventualmente, poderá ser mal apresentada ou não fazer qualquer sentido. Um exemplo disto são posts publicados no Facebook e que, frequentemente, nos aparecem no feed do Instagram patrocinados. Na maioria dos casos não há problema. No entanto, quando estes posts têm links nos copies (que o Facebook permite) esses links não vão estar clicáveis no Feed do Instagram, o que irá mostrar pouco profissionalismo da marca.

Em alguns casos, também poderá fazer sentido investir especificamente em stories, já que, apesar dos anúncios “normais” serem adaptados automaticamente para lá, ficará sempre melhor e mais profissional ter uma criatividade específica que otimize melhor esse formato.

LICITAÇÕES – já há muito que as principais plataformas de anúncios online permitem que sejam elas a determinar o melhor valor a licitar para cada campanha. Se no início existia algum sentimento de desconfiança em relação a esta funcionalidade, hoje em dia é impossível não o fazermos. Melhor do que qualquer pessoa, estas máquinas têm a informação de todos os anunciantes online e conseguem determinar, milimetricamente, qual o valor que devemos licitar para conseguimos obter o melhor custo por resultado possível.

2 –  Use e abuse dos vídeos

Transversalmente a todas as plataformas digitais, os vídeos têm vindo a assumir um papel cada vez mais importante nas estratégias de publicidade online das empresas. Além de serem privilegiados no seu alcance orgânico, os vídeos permitem implementar táticas de publicidade que nenhum outro formato o permite.

Uma das Tendências de Publicidade Online para 2019 será, por exemplo, a utilização dos vídeos para construirmos audiências! Ou seja, aproveitar o alcance orgânico que têm e o baixo custo de promoção via ads para interessarmos as pessoas na nossa marca e filtrarmos audiências muito grandes (que dificilmente conseguiríamos converter diretamente) em audiências altamente segmentadas.

Concorda que alguém que viu 30s do vídeo da nossa marca / produto, é alguém que terá muito maior interesse nela do que outra pessoa que, apesar de ter o perfil certo, nunca ouviu falar de nós, certo? Dessa forma, precisaremos depois de muito menos investimento para converter essas pessoas (em vendas, leads, registos, etc), já que iremos investir para uma audiência muito mais pequena e em que não precisaremos de impactar tantas vezes para conseguirmos os resultados que queremos.

Ainda em relação aos vídeos, os dias das grandes produções também acabaram. Tal como explicámos em cima, o mais importante é encontrarmos múltiplas formas diretas de transmitirmos as nossas mensagens, e testá-las / otimiza-las, sem pensar demasiado na criatividade das mesmas. Autenticidade e relevância são as únicas preocupações que precisa de ter quando criar os vídeos para a sua marca.

3 – Chatbots / Messenger /Whatsapp

Já aqui falámos na relevância dos canais de conversação, nomeadamente da Publicidade no Whatsapp. Estes canais são os mais privilegiados pelos utilizadores e estão, finalmente, a ser aproveitados pelas marcas para conseguirem conversar com os seus clientes e potenciais clientes, pelo que se tornam agora numa das grandes Tendências de Publicidade Online para 2019.

No entanto, é exatamente para iniciar conversas que estes canais devem ser usados. Não devemos abusar dos mesmos se não tivermos uma estratégia muito bem definida e oleada de interação com as nossas audiências.

4 – Instagram Stories

Este foi o meio revelação em 2018 e que ainda terá muito para dar em 2019, assumindo-se ainda como uma das principais Tendências de Publicidade Online para 2019

Neste momento existe um “shift” enorme da utilização do Instagram com a maioria dos seus utilizadores já a investir muito do seu tempo nas stories, e menos tempo no feed.

Se no feed do Instagram as pessoas não querem ser incomodadas com publicidade, nem estão habituadas a abrir um link nesse local, as stories já funcionam de maneira diferente. Nas stories é natural /orgânico existirem links (marcas com mais de 10k seguidores) e o conteúdo é muito mais “noisy” do que no feed, pelo que a publicidade, por norma, se enquadra de uma forma mais natural / nativa.

Adicionalmente, tal como acontece habitualmente com novos placements de publicidade, ainda tem custos muito baixos, pelo que se torna muito rentável investir especificamente nesse canal.

Tal como indicámos em cima, este é dos poucos canais em que realmente se justifica ter um budget próprio alocado, bem como criatividades produzidas à medida e que explorem as várias potencialidades que ele tem para nos oferecer.

5 – Agregadores de Informação (Funnel / Google Data Studio)

Um dos elementos comuns a todas as Tendências de Publicidade Online para 2019 é a informação.

Num mundo cada vez mais analítico e em que a informação é um dos principais fatores de diferenciação e otimização dos investimentos realizados, torna-se cada vez mais importante encontramos soluções que nos permitam tomar decisões em tempo real.

O facto de termos a informação distribuída por vários canais dificulta esta análise, pelo que é fundamental trabalharmos com ferramentas que agreguem toda a informação num só local, do princípio ao fim do processo, e nos ajudem a decidir.

Existem várias ferramentas no mercado, sendo que poderão experimentar o Google Data Studio (gratuito) e o Funnel (pago).

Em resumo, estas ferramentas permitem-nos definir modelos de atribuição e estudar a rentabilidade dos diferentes meios de publicidade, para os vários objetivos definidos num determinado negócio.

 

Agora, é a sua vez! Gostávamos de ter a sua opinião sobre quais são as principais Tendências de Publicidade Online para 2019! Entre em contacto connosco.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO