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Como investir em Publicidade Online em 2020? Foque-se na Performance!

Tendências de Publicidade Online em 2020

Conheça neste artigo quais serão as principais Tendências de Publicidade Online em 2020, segundo a opinião da equipa de Performance da BYD.

Todos os anos fazemos uma previsão de quais serão as tendências que mais irão impactar os negócios dos nossos clientes. Este ano já demos a conhecer, no Observador, quais as principais Tendências Marketing Digital 2020, e o ano passado, no artigo “5 TENDÊNCIAS DE PUBLICIDADE ONLINE PARA 2019” falámos sobre AI / Machine Learning, Vídeos, Chatbots, Instagram Stories e Agregadores de dados. Todas estas tendências tiveram, de facto, um impacto gigante na rentabilidade dos investimentos em Publicidade Online e, na verdade, continuarão a ter ainda maior importância em 2020.

Como tal, neste artigo gostávamos de acrescentar valor com algumas recomendações estratégicas de como potenciar estas tendências na sua estratégia de Performance Digital.

1 – Preocupe-se em como acrescentar valor em cada momento do Processo de Decisão de Compra (PDC)

Tendências de Publicidade Online em 2020 – 1 – Ao investir em publicidade online contamos com automatismos altamente avançados – através de AI / Machine Learning – que nos permitem otimizar as nossas audiências, criatividades, placements e licitações. No entanto, nada podem fazer em relação à “mensagem” que queremos comunicar. Ou seja, estes automatismos permitem-nos poupar tempo noutras tarefas e investi-lo a analisar e decidir quais as propostas de valor do nosso produto / serviço mais impactantes para cada audiência, mediante a fase em que se encontram do processo decisão de compra.

Para isto, deve listar todos os ativos e propostas de valor do seu serviço / produto e procurar resposta a algumas questões mais importantes:

1º Como consigo chamar atenção de alguém que não conhece a minha marca? 

Ninguém vai comprar um produto seu, se não confiar na sua marca e, muito menos, se não precisar, neste momento, de nenhum dos seus serviços ou produtos. Mas, ainda antes de criar uma relação com potenciais clientes, tem de conseguir chamar a sua atenção e apresentar-se. Este – Notoriedade da Marca – é um dos objetivos mais importantes e muitas vezes esquecido quando se investe em Publicidade Online. Para conseguirmos captar a atenção de alguém que não nos conhece, temos de recorrer aos nossos “ativos emocionais”. Temos de conseguir ser mais relevantes do que todos os outros conteúdos que impactam diariamente os utilizadores. E isso só conseguimos através de conteúdos muito inspiracionais que toquem no coração das pessoas. Aqui, no limite, ainda nem falamos de características de produto / serviços, mas sim de valores core da marca. Nesta fase, o formato Vídeo assume um papel importantíssimo, até porque uma das melhores propostas de valor que pode ter, nesta fase, são testemunhos de outras pessoas sobre o que sentem sobre a sua marca.

2º Como consigo manter sua a atenção ao longo do tempo, e criar uma relação com ela, até essa pessoa precisar de uma produto ou serviço meu? Adicionalmente, que know-how tenho e posso ceder para ganhar confiança e interesse dessa pessoa nos meus produtos?

Como referido no ponto acima, para que alguém considere comprar um produto / serviço seu, é preciso que já esteja a precisar dele. Se não estiver, temos de criar uma relação – Engagement – com potenciais interessados que garata o TOM (Top of Mind) da marca até que efetivamente precisem de comprar. Nesta relação, obviamente já podemos (e devemos) apresentar propostas de valor / características dos nossos produtos e serviços, mas sempre com um tom mais fun e educacional (menos comercial). O objetivo aqui é garantir que as pessoas, mesmo não precisando ainda dos nossos produtos, se divertem, entretêm e inspiram com os nossos conteúdos. É neste momento que as redes sociais nos disponibilizam um grande conjunto de formatos de engagement, com grande destaque, mais recentemente, para o mundo de features interativas dos Instagram Stories.

3º Para quem já está a precisar / à procura, quais as principais vantagens do meu produto em relação à concorrência (direta e/ou indireta)?

Se alguém já nos conhece, já nos segue regularmente e/ou já precisa de um dos nossos produtos / serviços, é então o momento de apresentarmos as principais vantagens dos mesmos em relação à concorrência. Temos mais qualidade? Porquê? Somos mais baratos? Quanto? Oferecemos serviços / produtos adicionais? Quais? Tudo o que sirva para aumentar a consideração dos nossos produtos / serviços em relação aos da concorrência é nesta fase que devemos comunicar.

4º Para quem já demonstrou interesse na minha marca, que proposta de valor adicional tenho margem para oferecer, de forma a converte-lo num cliente final?

2 – Construa as suas próprias audiências

Tendências de Publicidade Online em 2020 – 2 – No ponto 1, falamos das diferentes etapas do Processo de Decisão de Compra como se elas fossem configuráveis numa campanha de Publicidade Online. E na verdade são! Em cada anúncio que fazemos, a primeira decisão a tomar é qual é o objetivo para o qual queremos otimizar os resultados. Se queremos trabalhar notoriedade, devemos otimizar a campanha, por exemplo, para Alcance (maior número de pessoas possível a verem os anúncios) ou para Visualizações de Vídeo. Se queremos aumentar o Engagament com a marca, devemos otimizar, por exemplo, para Interações com as publicações. Consideração e Conversão devemos otimizar, por exemplo, para tráfego e leads ou vendas (respetivamente).

No entanto, o que não é automático, nem um passo de configuração, e que exige uma estratégia, prévia, delineada com este foco, é a definição das audiências certas para cada momento. E se para gerar notoriedade, de facto, podemos e devemos recorrer a audiências grandes e predefinidas pelas ferramentas de publicidade, quando começamos a trabalhar os restantes passos do PDC podemos e devemos impactar audiências que já tiveram algum tipo de contacto com a nossa marca.

Ou seja, devemos, previamente, ter começado a construir audiências próprias do nosso negócio. Essas audiências devem ser agrupadas da mais “fria” para a mais “quente”, de forma podermos trabalha-los nos momentos certos do funil de decisão de compra, com as mensagens / propostas de valor adequadas.

Audiências mais “frias” (que nunca tiveram contacto digital com a marca) devem ser trabalhadas com as propostas de valor mais inspiracionais (tal como explicado acima), ao contrário das “quentes”, que já nos conhecem e reconhecem credibilidade, pelo que podemos converte-los com conteúdos mais educativos e/ou hard-selling se for necessário.

Segmentação Publicidade Online

Entre as várias audiências que deve começar a criar e impactar, deve investir particularmente nas lookalike audiences (pessoas com perfis semelhantes aos dos clientes do seu negócio) e audiências de remarketing – pessoas que já interagiram com os seus conteúdos nas redes sociais, ou já viram um ou vários vídeos da sua marca ou, mais importante ainda, quem já interagiu e como interagiu com o seu website.

Quanto maiores forem as audiências mais quentes do seu negócio, mais rentáveis vão ser os seus investimentos em publicidade online, nomeadamente em campanhas de Conversão (Leads / Vendas). No entanto, elas nunca irão crescer se não alocar algum investimento em Notoriedade, Engagement e Consideração, pelo que, mais uma vez, é fundamental uma análise profunda do estado digital do seu negócio antes de começar a investir em 2020.

3 – Em 2020, deixe a performance tomar conta do seu negócio!

Tendências de Publicidade Online em 2020 – 3 – Com todos os dados, informação e automatismos que nos são disponibilizados em Publicidade Online, não há justificação para que qualquer investimento feito não tenha a melhor performance possível. No entanto, muitas vezes (e infelizmente) o maior inimigo da performance é a “Criatividade”.

A Criatividade (leia-se, formas criativas e impactantes de comunicar as nossas propostas de valor) é um fator fundamental em Publicidade Online. É é recorrendo a ela que, muitas vezes, conseguimos potenciar o impacto das nossas propostas de valor junto dos nossos potenciais clientes. Em mercados muito concorrenciais, em que muitas vezes é difícil, ou mesmo quase impossível, os nossos produtos / serviços terem características diferenciadoras da concorrência, é através da criatividade que conseguimos aumentar essa diferenciação.

No entanto, quando a criatividade se torna a própria proposta de valor a comunicar, em detrimento de valores, testemunhos, conteúdo realmente relevante e de características / ativos dos nossos produtos e serviços, pode tornar-se num “cancro” que invade a performance das nossas campanhas.

A nossa recomendação é que em 2020 se foque nos resultados. Comece a medir o retorno que cada proposta de valor lhe trouxe em cada canal, para cada audiência, e não invista de “olhos fechados” numa criatividade que adorou e que “acha” que vai ter retorno.

Na Boost Your Digital usamos uma metodologia, sempre que investimos em Paid Media, em que privilegiamos sempre os conteúdos com melhor Performance – “Evergreen Content”. De forma resumida, em vez de alocarmos budget a conteúdos que “achamos” que terão maior retorno, iremos promover de forma ongoing, todos os conteúdos que se mantiverem com a melhor performance (independentemente se são mais ou menos criativos), dentro das propostas de valor segmentadas para cada audiência. Sempre que algum conteúdo deixar de fazer sentido no tempo, ou baixar a sua performance abaixo da média estabelecida (depois de analisadas as primeiras campanhas) é substituído por um novo conteúdo mais fresco.

evergreen content

Esta estratégia permito-nos usar de forma permanente os conteúdos “Best-off” com melhor performance e, só assim, obtermos os melhores custos por resultado e alimentar sustentavelmente as nossas audiências mais quentes.

 

 

AGORA, É A SUA VEZ! GOSTÁVAMOS DE TER A SUA OPINIÃO SOBRE QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE PUBLICIDADE ONLINE PARA 2020! ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO.

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