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A Taxa de Engagement média no Instagram é um dos indicadores mais importantes para compreender o desempenho dos conteúdos nas redes sociais. É através dela que é possível avaliar a relevâcia do conteúdo para as audiências de uma marca, analisando relação entre o número de interações que o conteúdo recebe e o número de pessoas que o viram. Mas o que é, na verdade, a taxa de engagement, e por que é tão importante?

O que é a taxa de engagement?

A taxa de engagement representa a percentagem de interações com o conteúdo, em relação ao total de pessoas que o visualizaram. Essa interação pode ser representada por gostos, comentários, partilhas ou até mesmo por salvar o post para ver mais tarde.

A importância da taxa de engagement

Analisar a taxa de engagement média no Instagram oferece uma perspetiva valiosa sobre o desempenho do conteúdo. Através desta métrica, é possível identificar os conteúdos que mais despertam o interesse do público-alvo, ajustar a estratégia de conteúdo com base nessa informação e até mesmo comparar o desempenho da sua marca com o dos concorrentes.

O desempenho da taxa de engagement pode ser analisado ao longo do tempo, permitindo comparar os resultados entre diferentes meses e anos. Além disso, é uma ferramenta útil para comparar diferentes rubricas e tipologias de conteúdos, ajudando a entender quais formatos são mais bem recebidos pela sua audiência.

Taxa de Engagement Média no Instagram

A taxa média de interação no Instagram pode variar bastante dependendo do tipo de publicação e do número de seguidores. Ainda assim, existem alguns estudos que nos permitem ter uma referência para analisarmos a Taxa de Engagement:

  • Um estudo realizado pelo buzzmonitor.com, com mais de 30.000 perfis de Instagram, diz-nos que a média da taxa de interação é de 4,7%. No entanto, esta estatística pode variar de acordo com o tipo de perfil e setor. Por exemplo, os perfis de “Figura pública” têm uma taxa de interação bastante superior (5,77%) e são contabilizados nesta média​​.
  • Por outro lado, páginas com mais seguidores têm menor taxa de interação. De acordo com o hypeauditor.com, a taxa de interação de páginas com mais de 100k seguidores, pode baixar para 1%.
  • Segundo a websiterating.com, as publicações com fotografias têm, em média, uma taxa de interação 44% superior às publicações com vídeo​.

Estas informações dão-nos uma visão geral das taxas médias de interação no Instagram, mas é importante lembrar que estas taxas podem variar com base numa série de fatores, incluindo a natureza do conteúdo, o público-alvo, a frequência de publicação, e muito mais.

A Comparação com a Concorrência

A comparação do desempenho da taxa de engagement média no Instagram entre a sua empresa e a concorrência pode ser um desafio, pois nem sempre é possível ter acesso a dados fiáveis dos concorrentes. Existem algumas ferramentas que podem ajudar nesta análise, tais como o SEMrush, SocialBlade e Phlanx. Estas ferramentas fornecem informações sobre o desempenho de contas do Instagram, incluindo a taxa de engagement.

O Efeito da Publicidade

Naturalmente, o investimento em publicidade tem um peso grande na Taxa de Engagement. Se, por um lado, pode torná-la muito inferior (abaixo de 1%), caso o objetivo do investimento seja alcance, tráfego, conversões, ou outro que não interações, já que aumenta muito o alcance das publicações, para pessoas que provavelmente não irão interagir com a publicação (irão ao site, por exemplo), se otimizarmos o investimento para o objetivo de Engagement (priorizar pessoas que habitualmente interagem com os conteúdos), para uma audiência altamente relevante para o nosso negócio,e para o formato / placement de Post em Instagram Feed, conseguimos fazer com que a taxa de engagement aumente. Adicionalmente, ao fazermos publicidade online na Rede Meta temos acesso a dados muito mais granulares, que nos permitem calcular a taxa de engagement de forma mais precisa e comparável entre diferentes marcas, com investimentos distintos em publicidade.

Estudo Interno da BYD: Taxa de Engagement Média no Instagram por Setor

A Boost Your Digital (BYD), na sua incessante busca por conhecimento e inovação, realizou um estudo interno com 30 clientes de gestão de Instagram. Este estudo incidiu sobre a taxa de engagement mensal média no Instagram, tanto global, como segmentada por setor de atividade, em campanhas de publicidade online.

Os resultados, baseados no primeiro semestre de 2023, revelaram tendências interessantes. Em média, a taxa de engagement total foi de 23,09%, muito superior às médias referidas acima. No entanto, quando analisamos por setor, percebemos que existem diferenças significativas.

Por exemplo, o setor do Real Estate é, atualmente, o que regista uma Taxa de Engagement supeior,com 21,31%, seguido muito perto pelo Turismo e Restauração, com 20,95% e Saúde e Beleza, com 20,22%. Por outro lado, o E-commerce é o que regista pior Taxa de Engagement, com 11,12%, existindo uma justificação muito clara: a maior fatia dos investimentos online destas marcas vai para Consideração dos Produtos e Conversão em Vendas, pelo que a maioria dos anúncios estão otimizados para Tráfego para a Loja Online e para Transações / ROAS. Como seria de esperar, as páginas B2B no Instagram têm também uma Taxa de Interação bastante mais baixa, com 12,81%.

Taxa de Engagement Média no Instagram

NOTA: para o cálculo da taxa de engagement deste estudo foram analisados apenas os resultados dos investimentos em publicidade online no Instagram Feed, de campanhas com o objetivo de Engagement, de 30 marcas de clientes geridos atualmente pela BYD. Foram consideradas as interações totais nas publicações (reações, comentários, partilhas e saves), num determinado mês, sobre o alcance  (pessoas que viram, pelo menos, um post ) nesse mês. Depois, calculámos a média dos primeiros 6 meses do ano.

Taxa de Engagement Única vs Taxa de Engagement Total

Um dos aspetos mais importantes a considerar ao analisar a taxa de engagement é o modo como esta é calculada. Existem diferentes abordagens, todas elas corretas, mas que podem resultar em valores diferentes. A BYD recomenda o uso da taxa de engagement única, que divide todas as interações com uma publicação (ou com uma página), pelo total de pessoas que viram essa publicação ou página.

Em contraste, a taxa de engagement total divide a soma de todas as interações de um post ou página, pelo total de impressões (número total de vezes em que o post foi visualizado, independentemente do número de pessoas).

Por exemplo, se um post foi visto 120 vezes, por 100 pessoas, e recebeu 6 interações, a taxa de engagement total seria de 5%, enquanto a taxa de engagement única seria de 6%.

Esta distinção é importante não apenas ao analisar o desempenho dos próprios conteúdos, mas também ao comparar a sua taxa de engagement média no Instagram com a dos concorrentes.

Taxa de Engagement de um Post vs Taxa de Engagement Total da Página

Ao analisar a taxa de engagement, é crucial percebermos a diferença entre medir a taxa de engagement de um post específico e a taxa de engagement total da página. Embora ambas  forneçam insights valiosos, oferecem perspectivas diferentes sobre o desempenho do conteúdo.

A taxa de engagement de um post é medida pela proporção de interações de um único post em relação ao número de pessoas que o viram. Esta métrica pode ser particularmente útil para analisar o desempenho de um conteúdo específico (ou mesmo rubricas / categorias), ajudando a identificar que tipo de posts são mais interessantes para o público-alvo.

Por outro lado, a taxa de engagement total da página considera todas as interações em todos os posts da sua página durante um determinado período (por exemplo, um mês), dividindo pelo total de pessoas que viram todos esses posts. Ao contrário da taxa de engagement de um post, esta métrica oferece uma visão geral da interação do público com o perfil como um todo. É natural que seja bastante superior à de um post, já que o número de pessoas que viram qualquer post da página, num mês, é inferior à soma do alcance de todas as publicações nesse mês.

NOTA: É importante garantir que não incluímos nesta análise da página o alcance das stories, que é muito superior, e com bastante menos interações.

Estas duas métricas, juntas, oferecem uma imagem completa do desempenho do conteúdo no Instagram. O ideal é mantermos uma análise constante de ambas para garantir que estamos a maximizar a estratégia de conteúdo nas redes sociais.

Taxa de Engagement Média no Instagram

Cuidados a ter na Análise da Taxa de Engagement no Instagram

A Rede Meta tem vindo a alterar, bastante, a forma como calcula a taxa de engagement que fornece nos Insights. Inclusivamente, neste momento, não é revelada a fórmula que usa para a calcular. Assim, é preciso ter muito cuidado quando comparamos essa taxa de engagement com as de outras plataformas e/ou com as taxas calculadas manualmente (como a BYD faz).

Atualmente, a BYD usa dois métodos para o Cálculo da Taxa de Engagement:

1) Perfis com Investimento Ongoing em Publicidade Online: Asseguramos um investimento regular em todas as publicações de Instagram, com o objetivo de otimização definido para aumentar a interação. Depois, usamos a informação fornecida pelo Meta Ads Manager para criar uma métrica customizada nos relatórios:

Taxa de Engagement Média no Instagram

2) Perfis sem Investimento: usamos uma ferramenta chamada Whatagraph para Criar esta métrica customizada.

Adicionalmente, é muito importante perceber que interações estão a ser contabilizadas. Se  são só comentários, reações, partilhas e saves, ou se também estão incluídos outros cliques, ou mesmo visualizações de vídeos / fotografias. Isto porque todos estes estão incluídos na métrica predefinida de Engagement dos Meta Ads.

Conclusão: A Força da Taxa de Engagement Média no Instagram

Ao longo deste artigo, discutimos o papel crítico que a taxa de engagement média no Instagram desempenha na avaliação do sucesso dos conteúdos produzidos nas redes sociais. Vimos que esta métrica é uma ferramenta valiosa para medir o interesse e a resposta do público ao conteúdo que partilhamos. Além disso, explorámos a importância de comparar as taxas de engagement de forma justa, seja entre diferentes períodos, diferentes tipos de conteúdo ou mesmo entre concorrentes.

Graças ao estudo interno realizado pela BYD, conseguimos oferecer um exemplo da taxa de engagement média no Instagram em diferentes indústrias, ressaltando a necessidade de levar em consideração as especificidades de cada setor ao analisar essas métricas. Por último, mas não menos importante, diferenciámos entre a taxa de engagement de um post e a taxa de engagement total da página, esclarecendo a relevância de cada uma destas métricas para uma avaliação abrangente da performance dos conteúdos.

No entanto, é importante lembrar que, embora a taxa de engagement média no Instagram seja uma métrica valiosa, ela não deve ser a única a ser considerada. Uma abordagem equilibrada e integrada, que considera diversas métricas e abrange uma compreensão holística do público-alvo, continuará a ser a chave para o sucesso nas redes sociais.

A era digital apresenta uma paisagem em constante mudança, cheia de desafios e oportunidades. Com a análise correta e um entendimento preciso das métricas, como a taxa de engagement média no Instagram, a sua empresa estará bem equipada para navegar neste terreno e alcançar o público-alvo de forma efetiva. A Boost Your Digital continua empenhada em fornecer as melhores estratégias e insights para ajudar os negócios dos seus clientes a atingirem os objetivos definidos.