Logo

Storytelling 101 – Mentir é a chave do sucesso

Storytelling 101 – Contar uma história não é difícil. Inventá-la talvez seja – mas há mentirosos muito bons pelo mundo. Aqui na BYD, o Volo, por exemplo, não tem os papéis em dia. Um ucraniano ilegal a conseguir trabalho numa agência de Marketing Digital é obra. Mentiu. Continua a mentir. Diz que o pai se chama Salvador, a mãe é Maria da Conceição, e a ele deram-lhe o nome de Volodymir. Alguém acredita nisto?

Os nossos chefes sim. Sabem porquê? Porque por detrás de uma grande mentira, há sempre uma grande história. (Atenção: nem todas as grandes histórias são mentiras – mas todas as grandes mentiras trazem histórias.) O Volo é um storyteller.

Como contar uma história, então? Como escrever uma narrativa? Fácil: só se tem que dramatizar o mundo. Olhar em volta, ver o que se passa, e inventar alguns pormenores para apimentar o enredo. Isto é Storytelling básico. Afinal, quase ninguém faz background checks. (Mérito ao Volo por ter percebido isto antes de todos os outros.)

A velha máxima diz: “Quem conta um conto, acrescenta um ponto!”. Na área do Marketing Digital, a BYD mente muitas vezes. A verdade é que aprendemos SEO no Youtube, os nossos clientes são maioritariamente inventados, e as nossas histórias de sucesso são copy paste de empresas concorrentes. Alguém descobriu? Nunca – até agora que já fechámos mais de 70 clientes com avenças – que neste momento estão presos a nós durante 1 ano.

Qual a chave do sucesso do Storytelling, então? A mentira. Não acreditem no que vos dizem na escola: a mentira leva-vos muito longe. Nenhum dos nossos copywriters é sequer licenciado – e todos fingem ser escritores altamente certificados. Temos um community manager que é ex-analfabeto – e no início passou pelo menos três meses sem se descobrir que não sabia escrever. Só agora começou a ser letrado.

Leram este artigo até aqui? Os meus parabéns a mim. Não precisei de me esforçar muito para vos entreter. Tudo o que tive de fazer foi aquilo que mais gosto: mentir. Portanto se querem ser storytellers e não estão a ver por onde começar, nada temam. Comecem por onde vos apetecer: toda a gente acredita na internet. E se forem apanhados e tiverem problemas, nunca se esqueçam da regra de ouro: na dúvida, mintam.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO