Logo

Marketing Digital – Porque é que importa?

CASE STUDY REORGANIZA

ENTREVISTA A JOÃO MORAIS BARBOSA (CEO REORGANIZA)

O tema de marketing digital está cada vez mais na ordem do dia. Existem vários motivos para a crescente importância do marketing digital e neste artigo quero falar-lhe da experiência da Reorganiza e daquilo que temos vindo a aprender neste contexto.

Antes de mais… quem é a Reorganiza?

A Reorganiza é uma empresa que atua no campo das finanças pessoais. Temos uma lógica dual:

  1. Prevenção de problemas, possível através de ações de literacia financeira, produção de conteúdos e coaching financeiro

  2. Solução de problemas e poupança, tanto no campo do crédito como ao nível dos seguros.

Apostamos desde cedo no marketing de conteúdos

Decidimos criar a Reorganiza para viver no mundo digital. Somos intermediários e não temos a capacidade financeira para investir em estratégias de marketing dispendiosas. Mesmo que tivéssemos, decidimos diferenciar-nos dos nossos concorrentes apostando em força no marketing de conteúdos. Com esta estratégia conseguimos:

  • Reduzir significativamente o custo de aquisição de clientes;

  • Monitorar todo o orçamento de marketing e apostar nas campanhas que são mais rentáveis;

  • Qualificar as leads;

  • Divulgar a nossa marca e coloca-la no quotidiano de um número crescente de pessoas

  • Resolver os problemas a cada vez mais pessoas.

Porque achamos que o nosso blog é estratégico?

Quem visita o nosso site encontra conteúdos. Encontra estratégias, dicas e soluções para as suas dificuldades. Sabemos que as pessoas nos procuram porque têm um problema e porque nós temos as soluções. E são as pessoas que nos procuram.

As pessoas têm as soluções porque nós as disponibilizamos. Porque disponibilizamos conteúdos gratuitamente no nosso blog. Porque queremos fazer parte da melhoria da vida financeira das pessoas e para isso temos de contribuir com conhecimento.

O nosso site é um repositório de conteúdos de grande qualidade (assim esperamos). E é importante ter um repositório de conteúdos (temos mais de 1000 artigos) não só para chegar às pessoas no momento da sua publicação mas também para ter uma presença nos motores de busca e chegar às pessoas no futuro. Isto permite-nos por um lado ter soluções no dia de hoje mas também detetar tendências que nos permitem criar novos produtos ou serviços (chamemos-lhe o nosso departamento de marketing research).

Porque é importante ter uma estratégia de conteúdos?

Hoje temos milhares de visitas diárias ao nosso site porque apostámos numa estratégia de longo prazo e com o apoio de especialistas de marketing digital. Isto porque os sites devem ter:

  • Uma estrutura coerente e lógica, adaptada à audiência;

  • Conteúdos de qualidade;

  • Uma estratégia de conteúdos coerente, pensada e integrada com os nossos objetivos;

  • Divulgação nas redes sociais, algo que carece também de estratégia e qualidade.

O sucesso da nossa estratégia baseou-se na qualidade dos 4 pontos acima identificados. Não basta escrever. Temos de saber escrever para pessoas e para motores de busca. Temos de ter uma estrutura interna do site que seja coerente e que comunique eficazmente para as pessoas e para os motores de busca. Temos de comunicar nas redes sociais para disseminar os artigos e fazer chegar a mais pessoas, onde elas estão e quando estão dispostas a lê-los, e com isso obter a reputação no nosso domínio, para sermos bem classificados nos motores de busca.

Figura – Evolução do Tráfego Orgânico

reorganiza

Os motores de busca são fundamentais…

Se reparar temos a preocupação de falar não só para as pessoas mas também para os motores de busca. Não que os motores de busca sejam pessoas. Mas são canais que nos permitem chegar às pessoas. E chegar primeiro que os nossos concorrentes. Isto porque para a generalidade dos temas pesquisados no Google e que nos interessam estamos bastante bem posicionados. Em vários estamos inclusivamente à frente dos bancos, das instituições financeiras ou das seguradoras, em palavras-chave como “Crédito Consolidado” ou Seguro de Vida Crédito Habitação.

O mundo digital permite medir tudo.

Uma estratégia de conteúdos é uma estratégia para o longo prazo. Demoramos muito tempo a conseguir a reputação que temos. Precisamos de tempo. Precisámos de investir. Mas depois de constituirmos uma imagem de reputação e de credibilidade é difícil perdê-la…

A grande vantagem do mundo digital é que permite medir tudo. Permite medir as visualizações, a origem do tráfego, o custo por lead, o sucesso de determinada estratégia. Permite alterar de estratégia rapidamente. Corrigir os erros. Capitalizar nos sucessos.

 

Agora é a sua vez! Diga-nos o que pensa do nosso post. Concorda com o artigo que lhe apresentámos? Comente esta publicação ou >Fale Connosco<.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO