Logo

Saiba qual é a rede social mais adequada ao seu negócio!

Hoje em dia, não estar a trabalhar a imagem da sua empresa nas redes sociais é um erro que lhe pode sair caro. E pode perguntar-se «Quais as redes sociais para o meu negócio?». Basta olhar para os números: Mais de 4 biliões de pessoas em todo o mundo utilizam a internet diariamente e cerca de 42% as redes sociais. Em Portugal, corresponde a mais de 5,8 milhões de utilizadores ativos nas redes sociais, o que se poderá transformar em potenciais compradores dos seus produtos ou serviços. São, certamente, números superiores ao total de pessoas que visitaram a sua empresa nos últimos anos.

Redes Sociais para o Meu Negócio: qual é a mais adequada?

Esqueça a ideia que deve estar presente no máximo de redes sociais possíveis ou que basta ir publicando algumas novidades para que passe a ter uma chuva de clientes. Nenhuma empresa se destaca por utilizar uma determinada rede social, mas sim por utilizá-la da maneira correta.

«Devo utilizar uma estratégia diferente em cada uma das redes sociais para o meu negócio correr bem?»

Na verdade, não tem de planear de forma diferenciada as publicações para cada uma das plataformas, mas assim o único retorno que lhe trará será meramente a poupança de tempo.

Para que melhor compreenda, pode pensar nas redes socias como países, que utilizam linguagens, costumes e possuem populações com idades variadas, logo, o tipo de publicações terá de estar de acordo com essas características, podendo em última análise, não fazer sentido estar presente em alguma das redes sociais existentes.

É preciso que tenha uma estratégia de Marketing Digital bem delineada, selecionando as redes mais apropriadas e que trarão mais vantagens ao seu negócio. Para isso, tem duas formas de o fazer: ou torna-se um especialista na matéria, sendo capaz de dominar as plataformas, desenvolver conteúdos relevantes e promover o seu negócio de forma eficaz; ou esquece a tentação de economizar algum dinheiro e aposta numa agência especialista, evitando que perca tempo em ações que, mal executadas, podem prejudicar o seu negócio.

Tenha sempre presente que a imagem da sua empresa estará em constante avaliação pelos seus seguidores e as suas decisões podem influenciar a maneira como estes a veem, podendo com isso desperdiçar a oportunidade de contacto com novos clientes.

Assim sendo, pode perguntar-se «Quais são as melhores redes sociais para o meu negócio singrar?». Conheça-as em detalhe:

Facebook:

Esta, é a maior e certamente mais conhecida a rede social do mundo. Com 2,23 mil milhões de utilizadores mensais ativos em 2018, mais 11% que no ano passado. Os utilizadores passam em média 21 minutos por dia a navegar, sendo que nos países Ocidentais e Asiáticos o número sobe para o dobro.

O Facebook permite chegar a um grande número de utilizadores e conquistar novos clientes, através de publicações com conteúdo variado, suportando textos, vídeos, imagens e GIFs. O seu poderoso algoritmo é capaz de absorver informação sobre o tipo de conteúdo que os utilizadores acedem, o que torna importante interagir com os seus seguidores e publicar conteúdo relevante, para que continue a aparecer no seu feed de notícias.

Dica: Publique artigos, casos de sucesso da sua empresa, frases motivacionais, novidades sobre eventos ou dê a conhecer os seus funcionários, tudo para que possa atrair mais utilizadores.

Recursos oferecidos: Divulgação de conteúdo, avaliação da sua empresa, anúncios pagos e criação de eventos e analise de desempenho.

Instagram:

Apesar de fazer parte do Facebook, estas redes sociais diferem em muito.

O Instagram com mil milhões de utilizadores em 2018, é uma plataforma pensada para ser utilizada em mobile. Um fator importante em Portugal, visto que 78% acede às redes sociais através do smartphone contra, 56% portátil e 28% computador de secretária.

Os utilizadores do Instagram partilham conteúdos mais pessoais, através de imagens, vídeos ou GIFs, sendo que as empresas utilizam esta plataforma para fortalecer a sua identidade junto dos mesmos.

Dica: Publique conteúdo de Lifestyle, ou seja, o dia da sua empresa ou apresente o seu produto de forma original. Lembre-se que o conteúdo vai ser visto em mobile, por isso, se possível, nas descrições seja direto e aposte tudo nas imagens e vídeos que vai publicar. Saiba aqui quais são as tendências do momento para usufruir ao máximo desta ferramenta.

Recursos oferecidos: Publicação e edição de fotografias e vídeos, utilização de hashtags, Instagram Stories, IGTV, Instagram para empresas, anúncios.

Youtube:

Chegámos à rede social mais famosa de streaming e video, com mais de 1,8 mil milhões de utilizadores mensais! O objetivo é partilhar conteúdo de vídeo, tentando vincular o maior número de seguidores no canal da sua empresa. Antes de pensar em tornar-se uma espécie de Youtuber, deve primeiro saber, que a produção de conteúdo em vídeo é demorada e requer muitos recursos.

Neste caso temos de pensar da seguinte forma: Se o objetivo é divulgar uma marca, um produto ou um serviço deve apostar em publicar os vídeos no Facebook, pois consegue passar rapidamente a informação aos seus seguidores. Porém, se o seu interesse é criar uma central de conteúdos como aulas, tutoriais ou dar informação detalhada sobre o funcionamento e características, é preferível o Youtube, onde o conteúdo estará mais acessível para ser acedido.

Recursos oferecidos: Compartilhar conteúdo em vídeo, Interação com o público, streaming e anúncios.

Linkedin:

A rede social feita para o mundo profissional, com mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo e 1.8 milhões em Portugal, conta com uma panóplia de ferramentas que permite às empresas pesquisar candidatos, promover os seus produtos e serviços, comunicar com outras empresas e aumentar a notoriedade da marca.

Dicas: No LinkedIn, aposte em conteúdo explicativo e aprofunde os temas, promova o estilo de trabalho e os valores da sua empresa, tudo para que os utilizadores se identifiquem com a mesma.

Recursos oferecidos: Maior exposição da sua empresa, anúncios e analise de desempenho das publicações.

Google+:

Certamente que conhece a Google, a gigante Norte Americana, pelas suas muitas ferramentas digitais. O Google+ é a rede social concorrente do Facebook e permite gerir a sua página e associar todo o conteúdo aos vários serviços da Google, fornecendo informações aos seus utilizadores como localização, horários, contactos, imagens, vídeos, avaliações e novidades, além disso, traz vantagens no trabalho de SEO dos sites. Os conteúdos do Google+ podem ser indexados pelo motor de busca do Google, tornando-a uma rede social fundamental para qualquer negócio.

Recursos oferecidos: Análise e Integração com serviços da Google.

Se, ainda assim, se pergunta quais serão as melhores redes sociais para o meu negócio ser bem sucedido, contacte-nos. Prometemos ajudá-lo!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO