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PUBLICIDADE ONLINE VS TRADICIONAL

Acha que o seu negócio ou empresa pode dar-se ao luxo de ignorar o marketing digital? Pense bem, aliás pense duas vezes, pense novamente!

Nestes últimos anos, a publicidade online atingiu o seu auge de popularidade. No entanto, ainda existe muita controvérsia sobre o uso prático e as vantagens do marketing digital relativamente ao marketing convencional. É verdade que a era dos media tradicional (jornais, revistas, etc.) está com os dias contados, pois já são muitos os comerciantes e empresas que preferem a era digital. Existem inúmeras razões que comprovam que a publicidade online é a escolha mais correta para profissionais de marketing ambiciosos e sedentos de resultados, em comparação com a publicidade tradicional. O marketing na Internet é essencial para um negócio de sucesso hoje em dia. Os benefícios deste desafio digital sobre a publicidade tradicional são inumeráveis.

A verdade é que todos os gestores e administradores, quando se trata do orçamento de Marketing, gostam de tirar o máximo proveito de cada euro que gastam.

Publicidade Tradicional

 

Os anúncios tradicionais podem ser eficazes para uma empresa, principalmente se forem feitos de forma consistente e direccionados adequadamente. Este tipo de publicidade não pode ser feito apenas uma vez, numa revista de renome, é algo que deve ser feito a longo prazo. Existem vários tipos de media tradicional que ajudam os anunciantes a segmentar determinados consumidores:

Jornais: São os mais populares entre os media tradicionais e conseguem chegar a várias audiências. Um jornal tem vários segmentos de mercado como o desporto, cultura, actualidade, entretenimento, finanças, política, entre outros.

Revistas: Nos diversos tipos de revistas que existem, um anúncio de uma página pode custar bastante, o que faz com que CPM (custo por impressão) médio seja altíssimo também – 150€ a 300€.

Outdoors: São utilizados pelas marcas por norma para chamar a atenção dos seus serviços ou produtos naquele local. Este tipo de publicidade costuma ser o mais caro, o seu preço depende do tamanho, da localização e da duração.

Flyers: A impressão de panfletos é provavelmente a forma mais barata de fazer publicidade. Por norma, são distribuídos em zonas estratégicas para o negócio.

 

Publicidade online

 

Ao olhar para algumas contas de anúncios, bem como para alguns dos nossos clientes BYD, podemos observar que o CPM (custo por mil impressões) varia entre 1,50€ e 15€. Esta é uma das grandes vantagens do online que é difícil de ignorar. Através de campanhas de adwords (pesquisa por palavras-chave), podemos segmentar públicos específicos e fazer alterações a qualquer momento da campanha. Se observarmos que uma determinada campanha está com um custo mais caro que o habitual ou não está a atingir os objectivos propostos, podemos sempre ir optimizando ao longo do período definido, de forma a tentar melhorar ou alterar os resultados.

Outro facto bastante interessante é que em algumas redes de distribuição de publicidade online, neste caso o Google, o seu CPM (custo por mil impressões) pode ser gratuito. Os anúncios de Google Display (gráficos), por exemplo, cobram por CPC (custo por clique) em vez de CPM (custo por mil impressões). Muito resumidamente, se quisermos retirar o máximo proveito de um budget em publicidade, aconselhamos sem dúvida o online.

As provas disto tudo estão no aumento da Publicidade online e na queda progressiva da Publicidade tradicional. Hoje em dia, as pessoas preferem ver tudo online e de graça, do que subscreverem uma revista ou jornal.

Aproveite e leia também este artigo – Como Anunciar no Instagram: Passo a Passo

 

Mas o que significa isto para o mundo da publicidade?

 

Visto que vivemos num mundo de mudanças constantes e onde não há tempo, e tudo está disponível na hora, por isso o nosso conselho, e que faz mais sentido para uma empresa que vive em constante mudança, investir cada vez mais no digital e ir esquecendo o que foi bom passado. Vejamos as vantagens:

1. Se definirmos como objectivo tráfego para o website ou loja online, conseguimos medir o número de cliques e o preço por clique (CPC) individuais que os anúncios obtiveram. Outro ponto importante que devemos referir, é que mesmo que definamos um orçamento de 3.000€, e no fim da campanha só tivermos gasto 500€ em cliques, só iremos pagar 500€. Ao contrário não acontece, se pagarmos por um anúncio numa revista 3.000€, não conseguimos medir a impacto do anuncio, mesmo que tenham sido vendidos 500 exemplares, não sabemos quantas pessoas o viram ou tiveram interesse.

2. Agora, vamos falar sobre a personalização de anúncios e a vantagem de podermos segmentar o anúncio; Antes que uma campanha de publicidade do Facebook ou Google comece, podemos definir o orçamento, o público-alvo e a duração da mesma. Podemos segmentar o anúncio para qualquer público com base em páginas que viram, interesses que gostem, idade, sexo e localização.

3. A publicidade online é mensurável! Tal como dissemos no primeiro ponto, não há nenhuma maneira de perceber o desempenho de um anúncio num jornal ou numa revista. O mesmo não acontece para numa campanha nas redes Facebook e Google. Durante uma campanha online, podemos ver quantas impressões, tráfego para o site, acções e likes na página cada um dos anúncios geraram, e o mais impressionante é que conseguimos ver ao minuto. Podemos também editar a qualquer momento os anúncios, desde o título, ao copy e até a imagem ao longo de toda a campanha. No final da campanha, podemos ver todas as estatísticas importantes e no caso do objectivo da próxima campanha for o mesmo pode fazer o planeamento com base nessas estatísticas.

Em jeito de conclusão e depois de todos os factos mencionados neste artigo, está mais que provado que a publicidade online é a maneira mais eficaz de chegar a mais pessoas e a um público altamente segmentado. São os dados que impulsionam a publicidade inteligente. Tudo isto através de uma infinita base de dados que impulsiona este tipo de publicidade inteligente. Fique ciente que o seu público está no mundo digital e eles estão interessados no seu negócio – Tudo o que precisa é começar… com a BYD, claro!

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