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A Publicidade está a chegar ao WhatsApp!

Publicidade no WhatsApp

O WhatsApp, que foi criado como uma plataforma gratuita e sem anúncios, tem já cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores. Em 2014 foi comprado pelo Facebook, por 22 mil milhões de dólares. Desde então que se tem antecipado muito o início da Publicidade no WhatsApp.

2019 será o ano em que se as empresas poderão então, finalmente, começar a anunciar nesta ferramenta.

publicidade no whatsapp CRÉDITOS: Facebook Business

Depois da criação do WhatsApp Business, que nos traz a possibilidade de criar um perfil profissional de WhatsApp, com informações de negócio, mensagens automáticas (à semelhança do Messenger), notificações para utilizadores e estatísticas – e da possibilidade de criar anúncios na rede Facebook a direcionar as pessoas para tal perfil, em 2019 iremos poder criar anúncios dentro dos “Estados do WhatsApp”.

O que são os Estados do WhatsApp?

Ao contrário do que muitos pensam, o Facebook não vai (para já) lançar anúncios dentro das conversas. Em vez disso, vai colocar anúncios dentro do que muitos apelidam das “Stories” do WhatsApp.

publicidade no whatsapp

Os estados do WhatsApp, à semelhança das Stories do Instagram, permitem partilhar com os seus contactos textos, fotografias, vídeos e GIFs, que desaparecem passadas 24 horas.

Ainda assim, ao contrário das Stories do Instagram, que têm sido um dos maiores sucessos do Grupo Facebook, esta ferramenta não tem ainda uma grande penetração nos utilizadores do WhatsApp, sobretudo em Portugal.

Qual o impacto que terá a Publicidade no WhatsApp?

Tal como referimos, desde que foi criado, o WhatsApp sempre se distanciou das restantes plataformas de messaging por não ter anúncios. À partida, este não seria um modelo de negócio sustentável mas, no entanto, foi esta uma das mais importantes características que permitiu que a App crescesse tanto e se tornasse numa das chamadas indispensáveis da atualidade.

Em 2019 esse paradigma vai mudar e muitos consideram que esta pode ser uma viragem no crescimento da ferramenta, sobretudo se acrescentarmos o badwill gerado pelo Facebook no último ano, com 2 crises muito grande sobre privacidade e dados.

Na verdade, têm sido o WhatsApp e Instagram as empresas que têm continuado a crescer muito e que têm aguentado o Grupo Facebook nos últimos tempos. Poderá a Publicidade no WhatsApp estragar esse crescimento?

Para piorar, ao contrário do Instagram que só lançou a publicidade nas stories depois de habituar os seus utilizadores à ferramenta, o WhatsApp poderá estar a dar um tiro no pé ao lançar a publicidade numa feature com a qual os seus users ainda não começaram a interagir.

O ponto positivo dessa falta de habituação será que se esta tentativa de publicidade no WhatsApp fracassar, só terá impacto no nicho dos utilizadores que usam os Estados do WhatsApp.

Quais as vantagens da Publicidade no WhatsApp?

Mas nem tudo são más notícias, sobretudo se o plano do Facebook resultar (e os estados do WhatsApp ganharem um dia mais tração). A acontecer, este novo canal de publicidade permitirá:

1 – Alcançar um grande grupo de utilizadores que não usa as redes sociais convencionais (Facebook e Instagram).

2 – Obter mais um canal de otimização de anúncios dentro da rede Facebook.

Com cada vez mais anunciantes, torna-se mais e mais importante encontrar novos espaços relevantes de publicidade com custos competitivos e resultados rentáveis.

3 – Interagir com os utilizadores na ferramenta onde eles mais interagem.

Com a abordagem certa, o WhatsApp Business as marcas têm um canal único de interação um-para-um com as suas audiências e, agora, podem aumentar essa dinâmica através de publicidade nativa.

Recomendamos investir na Publicidade no WhatsApp em 2019?

Como qualquer canal de comunicação para qualquer marca, a nossa recomendação é sempre testar, testar, testar. Sem testar, nunca saberemos qual o retorno que poderíamos ter tido. E mesmo que o teste resulte (ou não), devemos continuar a testar e otimizar até termos massa crítica que nos permita tirar conclusões mais estratégicas acerca da presença de uma marca num determinado canal.

Adicionalmente, recomendamos também que acompanhe a evolução deste canal ao longo de 2019.

 

Qual a sua opinião sobre o início da Publicidade no WhatsApp? Partilhe connosco!

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