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Precisa (mesmo) de ter um website?

Hoje em dia, vêem-se cada vez mais empresas e negócios online que decidem não ter um website, mas sim apenas redes sociais onde vendem os seus produtos ou serviços. Será mesmo necessário termos um website, com todas as despesas envolvidas, quando podemos usar as redes sociais gratuitamente? Vamos averiguar a resposta neste artigo.

Começamos com um spoiler: sim, precisa de um website. Não, as redes sociais não chegam para estabelecer o seu negócio online.

Desengane-se se, ao prescindir de ter um website, pensou que só as grandes empresas precisam de um e os negócios mais pequenos ficam bem servidos apenas com perfis ou páginas em redes sociais.

Porque é que as redes sociais não são suficientemente boas para estabelecer o seu negócio online?

Ter e gerir redes sociais para um negócio ou marca pode acarretar vários desafios ou pode, até, fazer parte das suas tarefas favoritas (nós aqui na Byd adoramos!), mas – apesar de ser boa ideia estar presente nelas – também têm as suas desvantagens.

Algumas razões para não confiar (apenas) nas redes sociais:

  1. o alcance orgânico está a diminuir

À medida que os algoritmos de várias redes sociais vão sendo alterados, é cada vez mais difícil chegar – organicamente – a muitas pessoas. É uma forma que estas plataformas têm de ser rentabilizadas: para chegar a mais gente, terá – eventualmente – que pagar.

  1. estas plataformas não lhe pertencem

Sim, é o criador dos perfis que tem; possui uma password que só o leitor conhece e acha que o seu conteúdo está salvo. Bem… pode não ser o caso. Na eventualidade de uma das redes sociais que utiliza se extinguir, o seu conteúdo desaparecerá com ela.

  1. não permitem obter tantas métricas como um website

Quando tem um website, especialmente um website com loja online, pode analisar inúmeras métricas: onde é que os visitantes clicam mais no website, quanto tempo passam lá, qual é a taxa de rejeição do website, quantas pessoas desistem da compra já com os itens no carrinho, etc. Nas redes sociais, aquilo que pode analisar nos seus perfis é bastante mais limitado.

  1. não contribuem tanto para o SEO

Noutras palavras, quando se trata de SEO, o alto engajamento nas redes sociais só importa se estiver a fluir para conteúdo de alta qualidade

Com isto não significa que deva desistir das redes sociais! As vantagens de estar presente nas redes sociais ultrapassam as desvantagens.

Entre os vários benefícios do seu negócio estar nas redes sociais, destacam-se:

  • O aumento do reconhecimento da marca;
  • A possibilidade de interagir com clientes e possíveis clientes;
  • Humanizar a sua marca;
  • Aumentar e direcionar tráfego para o seu website (por isso convém ter um!)
  • Gerar leads;
  • Aumentar vendas;
  • Criar parcerias com influenciadores;
  • Promover conteúdo do website.

Então, porque é que tem mesmo que ter um website?

Percebemos a dúvida: se é possível fazer-se tanto nas redes sociais hoje em dia, então a que se deve a necessidade de ter um website?

1 . Os seus clientes esperam que tenha um site

Estima-se que 6 em cada 10 consumidores esperam que as marcas forneçam conteúdo online acerca dos seus negócios numa propriedade digital, sendo que mais de metade vai direto ao site da marca para obter informações sobre o produto.

  1. Os seus concorrentes também têm um site

Se a sua concorrência tem websites e o leitor não, é possível que os seus potenciais clientes estejam a ir parar aos mesmos sempre que faz uma pesquisa pelas keywords associadas à sua área ou produto.

  1. Os seus potenciais clientes não são distraídos pelas redes sociais

Quando os consumidores navegam pelas redes sociais podem ser facilmente distraídos com vários posts, stories e demais distrações nelas. Quando navegam num website o seu tempo de atenção ao conteúdo que nele consta será maior e mais duradouro.

  1. Cria mais confiança na sua marca/empresa

Mais que qualquer rede social, o seu website é o seu verdadeiro cartão de visita e a sua morada oficial na internet, enquanto que uma rede social é mais um apartado.

Num website, existem múltiplas formas de criar confiança pela empresa por parte de quem o visita. Num mesmo espaço (website) deve:

  • Ter um certificado SSL para que o site seja seguro para quem navega;
  • Mostrar a sua equipa: ver os rostos por detrás do negócio torna mais fácil estabelecer uma ligação à empresa e cria instantaneamente confiança, pois mostra que não tem nada a esconder;
  • Testemunhos e opiniões reais de utilizadores/clientes;
  • Informações de contacto.
  1. Permite controlar a forma como a sua empresa é vista pelo público

Na internet, qualquer pessoa pode dar a sua opinião publicamente. No seu site, pode escolher aquilo que quer mostrar ao público (as melhores reviews, por exemplo), desde que estas sejam reais.

  1. Permite controlar o seu conteúdo

Quando tem um website, tem também a oportunidade (que deve aproveitar) de criar um blog e produzir conteúdo de qualidade que enriqueça a forma como a sua empresa é vista pelo público, enquanto o convence a adquirir os seus produtos ou serviços.

  1. Ajuda-o a aparecer mais facilmente nos resultados de pesquisas no Google

Se precisa de argumentos para apostar numa (boa) estratégia de conteúdos, leia este nosso artigo. Com uma estratégia delineada, é possível trabalhar o SEO de forma a atrair mais visitantes para o seu site de forma orgânica e constante, algo que não é possível utilizando apenas as redes sociais.

  1. Os algoritmos das redes sociais estão constantemente a mudar

Mais vezes do que aquelas que gostaríamos, os algoritmos das redes sociais mudam e, a cada uma dessas mudanças, parece que se torna mais difícil chegar às pessoas de forma orgânica e numerosa.

Concluindo…

Ter presença nas redes sociais com a sua marca ou empresa é ótimo por todas as razões que já mencionámos, mas em 2019, precisa mesmo de website. Já precisava de um assim que começou o seu negócio, mas ainda vai a tempo.

Se acha que não tem orçamento para um website, pense nisto: o preço de criar e manter um website é muito inferior ao preço de ser ultrapassado.

E não precisa de ter grandes conhecimentos de design para criar um! Existem plataformas como o Wix e o WordPress, com templates pré-feitos, que tornam este processo bem mais simples. Se, mesmo assim, precisar de uma mãozinha, a Byd terá todo o gosto em ajudá-lo!

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