Estratégia do MB WAY

Como ajudámos a crescer

a maior app portuguesa

estratégia mb way

o desafio

A SIBS, líder em serviços financeiros em Portugal, enfrentou um desafio significativo ao perceber que a sua aplicação MB WAY, em 2017, contava apenas com 160.000 utilizadores, sendo que somente 50.000 destes eram ativos, tendo utilizado o serviço pelo menos uma vez. Além disso, apenas 10% desses utilizadores mantinham a frequência mensal, utilizando o serviço pelo menos uma vez por mês. Esses números, acumulados nos últimos dois anos, eram insuficientes para alcançar os objetivos de negócio estabelecidos.

Desta forma, a SIBS recorreu à BYD para desenhar e implementar uma nova estratégia de comunicação digital para o MB WAY. O objetivo era proporcionar-lhe o impulso necessário para evitar a descontinuação do serviço no final do ano. Com uma vasta experiência em soluções digitais inovadoras e rentáveis, a BYD foi convocada para criar uma estratégia de comunicação segmentada e relevante, visando aumentar a adoção e a utilização frequente da aplicação, transformando-a na principal aplicação financeira portuguesa.

os objetivos

A estratégia do MB WAY teria então de ser definida com o objetivo de alcançar resultados significativos. A primeira meta consistia em aumentar a base de utilizadores para 300.000 até o final do ano, representando um crescimento substancial em relação ao número atual (quase dobrar). Além disso, teríamos também de aumentar o número de utilizadores ativos para 150.000, crescendo tanto em termos de volume, como  em percentagem em relação ao total de utilizadores (users mais qualificados).

Tudo isto, sem aumentar o investimento do ano anterior, apenas definindo uma nova estratégia para o seu investimento.

Para atingir esses objetivos ambiciosos, era necessário não apenas aumentar a notoriedade da aplicação, mas também educar os portugueses sobre a sua relevância no seu dia-a-dia, de modo a incentivar a sua utilização. Mas como?

a estratégia

A BYD, com a sua vasta experiência em soluções digitais inovadoras, desenhou uma estratégia ousada e eficiente para impulsionar o MB WAY. A estratégia consistiu em abandonar a abordagem anterior de divulgação em massa do serviço e adotar uma abordagem altamente segmentada, alinhada com as diferentes etapas do processo de decisão dos utilizadores em relação ao MB WAY.

O primeiro passo foi realizar uma análise detalhada para identificar o perfil dos utilizadores mais envolvidos e ativos na aplicação. Com base nesse perfil, foram criados conteúdos personalizados, direcionados especificamente para atrair a atenção desse público jovem e criar um sentimento de FOMO (Fear of Missing Out) naqueles que ainda não utilizavam a aplicação. Além disso, foi lançada a campanha “Caça ao Amigo” de Member Get Member, que recompensava imediatamente os utilizadores que trouxessem amigos para o MB WAY.

Todas essas ações foram divulgadas de forma personalizada para microsegmentos, com mensagens e CTAs específicos, o que resultou em um aumento exponencial nas taxas de resultados, incluindo interação e ativação da aplicação. Além disso, foram criados vários vídeos educacionais que não apenas garantiram a conversão dos interessados, mas também ajudaram a simplificar o processo de utilização do MB WAY.

Em paralelo, a BYD incentivou e auxiliou os programadores da SIBS a instalar os SDKs das principais redes de anunciantes, como o Google e Meta, e configurar todos os eventos da aplicação. Isso permitiu otimizar todos os investimentos, como audiências, formatos, canais e criatividades, especificamente para os principais objetivos de negócio, em vez de focar apenas no alcance, como era feito anteriormente. Essa abordagem foi especialmente relevante, considerando que o processo de adesão ao MB WAY era particularmente desafiador, exigindo a ativação da aplicação no Multibanco. O setup implementado garantiu que todo o investimento estivesse otimizado para a ativação e utilização efetiva do MB WAY, em vez de apenas focar na instalação da aplicação.

os resultados

Os resultados alcançados com a estratégia implementada pela BYD foram fora da escala. No primeiro ano de atuação, em apenas 9 meses, conseguimos superar amplamente os objetivos estabelecidos. O número de utilizadores da aplicação MB WAY cresceu muito, atingindo a marca impressionante de meio milhão, com 84% desses utilizadores ativos. No segundo ano, mesmo com o total de utilizadores de apps financeiras/bancárias em 2017 situando-se em 600.000, o MB WAY alcançou a incrível marca de um milhão de utilizadores, superando em larga escala o seu mercado.

Etses resultados impressionantes consolidaram a BYD como a parceira oficial de comunicação do MB WAY e da SIBS, e essa parceria continua até hoje em 2023. Neste ano, celebramos a conquista dos cinco milhões de utilizadores para o MB WAY. Atualmente, o foco está totalmente direcionado para a utilização específica da aplicação: Fazer Pagamentos, tanto online como offline. O MB WAY estabeleceu-se como a maior aplicação portuguesa, graças à estratégia de comunicação bem-sucedida e à contínua otimização da estratégia e investimento.

500
utilizadores
84
ativos
+740%
crescimento users ativos em 9 meses
-58
CPA YoY no segundo ano

A BYD tem sido um parceiro muito próximo ao longo dos anos na jornada de crescimento da MB WAY, entre outras marcas dentro do grupo SIBS. Tenho a certeza de que a decisão da SIBS de se tornar parceira da BYD em 2017 criou condições para ambos crescerem de forma sustentável. O universo do marketing digital tem enormes desafios de mudança e adaptação que foram explorados pela BYD e pelos seus clientes, e sem o conhecimento e habilidade deles em integrá-lo nos processos de contacto com os consumidores finais e empresas, não teríamos crescido ao mesmo ritmo. Pessoalmente e profissionalmente, agradeço a disponibilidade da BYD para acompanhar os desafios que têm sido apresentados ao longo destes anos.

Cristiana MonteiroHead of Marketing na SIBS (2017-2022)

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