Logo

Porque é que o design gráfico é importante?

Esta pergunta é feita muitas vezes e nós propomo-nos a responder de forma clara.

O Design está em tudo o que nos rodeia.
Desde a camisola que temos vestida ao rótulo de uma garrafa de água.

Os designers propõem-se a fazer passar a mensagem da marca ou empresa, tendo em conta o público alvo, leis e regras de harmonia artística, psicologia da cor e forma, impacto na perceção e emoções humanas, as condições atuais do mercado e os objetivos de negócio.

Para que isto aconteça há, primeiramente, uma análise do que se quer transmitir e são desenvolvidas ferramentas para melhor atingir o objetivo.

O Ser Humano é, por defeito, um ser visual. Temos tendência a processar imagens mais rapidamente do que palavras e, com tanta oferta como há hoje em dia, o tiro tem de ser certeiro para prender logo a atenção.

Para que isto aconteça, há alguns tópicos importantes que impulsionam este impacto:

Identificação

 

Este tópico tem ligação direta aos logotipos, pois estes estabelecem as bases para uma estratégia de marca. São os logotipos que são vistos geralmente como a “cara da marca”, daí a sua importância para criar um primeiro impacto positivo, que fique na memória de forma a aumentar o reconhecimento.
Para que isto aconteça há várias técnicas às quais se pode recorrer.

Beleza

 

A beleza no design gráfico não é tudo, mas pode ajudar muito. Porém, se o conteúdo não for relevante a beleza de pouco serve. Nem sempre é este o caminho estratégico de uma marca, mas se assim for, o design é uma ferramenta poderosa para o embelezamento da interface do usuário, desde pequenos detalhes, como ícones, até elementos significativos, como ilustrações e por aí fora.

Tema

 

Os elementos visuais não passam apenas a mensagem, mas também definem o tom e a voz da comunicação.  Pode ser alcançado com um fundo, tipografia, composição, paleta de cores, formas e tamanhos, abordagens estilísticas que informam o usuário sobre o produto, desde os primeiros segundos de contato. A perceção visual desempenha o grande papel na tomada de decisões. Para além disso, seguindo as tendências, os designers gráficos dão ao objeto uma aparência atualizada, que é um fator essencial de confiança para muitos utilizadores.

Visto tudo isto, conseguimos concluir que, para que uma marca tenha um maior impacto neste mundo de tantas outras marcas, o design gráfico pode ser uma ajuda valiosa.

Se está a pensar em mudar ou melhorar o design – gráfico ou online – da sua marca ou empresa, não deixe de conhecer os recursos grátis para designers que sugerimos neste artigo.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO