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Como fazer planeamentos estratégicos para os tipos de clientes.

Planeamentos Estratégicos de Marketing Digital

Assim como as consultoras têm de construir os business plans para os seus clientes, nós, como agência de marketing digital, temos de elaborar os planeamentos estratégicos de marketing digital para os nossos. Estes planeamentos são fundamentais e com uma importância crescente nos dias que correm, pois acompanham a crescente necessidade que todo o tipo de empresas de pequena, média e grande dimensão têm de estar presentes no mundo online.

Neste artigo vamos explicar os 5 pontos que consideramos essenciais estarem presentes quando apresentamos uma solução de marketing digital para nossos clientes.

1. Fazer uma análise sobre a empresa e a sua concorrência.

Neste processo começamos por fazer uma análise de mercado. É importante perceber o negócio que estamos a trabalhar e a dinâmica do mercado evolvente.

Perceber o que a empresa realmente é e quais são as suas principais atividades, são as primeiras tarefas. De seguida, é necessário estudar todo o percurso que a empresa teve até à data (pelo menos em termos de marketing – sendo que quanto mais componentes da empresa forem estudadas, mais completo é o resultado final).

O segundo ponto a analisar é o que a concorrência está a fazer, de modo a conseguirmos apurar a proposta de valor que a marca tem e o que é que a diferencia em relação ao resto dos concorrentes.

2. Definir o target.

É muito importante definir para quem é que a marca está a comunicar. Enquanto no marketing offline é mais difícil definir uma audiência, no marketing online esta “escolha” é fulcral para o sucesso de qualquer marca. Existem ferramentas digitais que nos permitem segmentar e direcionar as mensagens que queremos transmitir, o que permite que o conteúdo que as marcas partilham sejam relevantes para os diferentes tipos de target.

3. Definir quais os objetivos estratégicos para a marca.

Qual é o caminho que a marca quer seguir? Qual é o principal objetivo da sua presença nos diversos canais digitais? É criar conhecimento sobre a marca? Criar uma relação mais próxima com os seus clientes atuais? É angariar novos seguidores e convertê-los em clientes? Estas são umas das perguntas as quais respondemos nesta fase do planeamento.

4.  Benchmark para Planeamentos Estratégicos de Marketing Digital

Após os objetivos estarem definidos e claros, vamos investigar o que é que as outras empresas que têm a mesma estratégia estão a fazer nesse sentido. Quais os canais que estão presentes, como comunicam, qual a imagem e qual o brand voice que utilizam. Esta análise é importante para percebermos as melhores práticas de comunicação nacionais e internacionais.

5. Definição da estratégia digital da marca.

Depois de percebermos o mercado/indústria, nos Planeamentos Estratégicos de Marketing Digital descrevermos sempre as audiências que vamos impactar, definirmos os objetivos estratégicos do marketing para a nossa marca e analisarmos as marcas com maior sucesso tanto nacional como internacional, vamos construir a nossa própria estratégia.

Começamos por identificar quais é que são os canais importantes e relevantes para a marca estar presente (website, blog, google, redes sociais, e-mail marketing, entre outros) de modo a atingir o target previamente definido.

De seguida, definimos que tipo de comunicação vamos ter tanto a nível de imagem (mais clean, mais confusa, se utilizamos algum tipo de layout, se utilizamos apenas fotografias reais, etc) como de brand voice (qual o tipo e tom da linguagem – complexa, simples, que transmita expertise, divertida, séria, etc).

Depois de construído o nosso mapa de atuação estratégico que define os três pontos acima referidos (canais, imagem e linguagem), passamos à fase onde criamos todo o tipo de conteúdo que a marca vai comunicar.

6. Definir o budget.

No fim do documento é necessário perceber quanto é que a empresa está disposta a alocar a cada um destes canais e dividir esse budget consoante os objetivos de marketing definidos. É importante referir que os objetivos do marketing digital estão constantemente a mudar e que consequentemente esta divisão no budget também muda.

 

Uma estratégia digital bem definida e com objetivos claros vai fazer com que as empresas obtenham uma posição de sucesso no mundo online.

Estas estratégias são praticamente impossíveis de serem replicadas de empresa para empresa devido às diferenças nos objetivos definidos para as mesmas e à diversidade de canais e estratégias possíveis de adotar. Assim, se tem dúvidas sobre qual o caminho a seguir e qual a estratégia digital a adotar, já sabe… contacte a BYD 😊 Pode também marcar uma formação de Marketing Digital com a L2G – Learn to Grow.

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