Lembras-te da última vez que tentaste adivinhar quantas gomas havia num frasco? Ou quantas moedas num pote? Foi divertido, certo? Mas quando falamos em performance digital, adivinhar não é uma opção e, neste caso, os resultados são mais importantes que a diversão (além contarmos pelos dedos o número de vezes em que sequer nos aproximámos do número).
Antigamente, muitas estratégias de marketing baseavam-se em palpites, suposições ou “achómetros”. Mas, hoje, essa abordagem é mais do que “démodé” ou, para evitar estrangeirismo, desatualizada ou fora de moda.
Nos dias de hoje, são ainda muitas empresas que arriscam. Confiando apenas na intuição para tomar decisões e escolher caminhos. À falta de melhor analogia, imaginem entrarem no casino, dirigirem-se até à mesa da roleta russa e, já junto do croupier apostarem todas as fichas na mesmo número. Mas a publicidade online não é um jogo de sorte ou azar. Existem métricas que não devem ser ignoradas e que são bússola que orientam toda a estratégia.
Mas atenção! Não queremos com isto dizer que se deve ignorar totalmente a intuição, sexto sentido ou mesmo aquele feeling que nos sussurra ao ouvido “ah isto vai ser um sucesso”. Podem ser um excelente ponto de partida. O problema surge quando as empresas se deixam ir ao sabor da sorte e ignoram o que os dados estão literalmente a gritar-lhes aos ouvidos.
Mas por que raio essas métricas são importantes?
E, aqui está a grande revolução do digital: ao contrário da publicidade offline, cuja eficácia pode ser tão imprevisível como o clima em Portugal (vai chover, não vai?), o marketing digital oferece uma clareza cristalina. Queres saber quantas pessoas viram o teu anúncio? Há uma métrica para isso. Queres descobrir quantas pessoas compraram depois de clicar no anúncio? Há outra métrica para isso. Mais exemplos? Queres até saber quantas pessoas ignoraram completamente? Pois bem, por mais dolorosa que seja, também se pode obter essa informação! Na publicidade online tudo é mensurável do primeiro até ao último clique.
No entanto, algumas empresas preferem jogar às escondidas com os dados. “Ah, o meu primo António deve saber disto” ou “a minha sobrinha Rita tem muitos seguidores deve saber ajudar”, dizem. Mas, na realidade, nem o António, nem a Rita, nem o guru das redes sociais têm a resposta completa sem consultar e analisar as métricas.
Quando o assunto é a performance digital, a brincadeira tem que ficar de fora. Não há tempo para basear as decisões de marketing em suposições, intuições, ou pseudo-know-how, são as métricas e os insights que estas nos dão que fazem toda a diferença.
Sobre este assunto podes consultar um bom Guia Completo para definir a Estrátégia de Performance da sua Marca.
Afinal, o que são estas métricas em marketing digital tão importantes para performance digital?
Simplificando, métricas são medidas quantitativas que ajudam a avaliar a eficiência e eficácia das campanhas. Alguns exemplos básicos incluem:
Taxa de Clique (CTR): Esta métrica indica a eficácia dos seus anúncios ao mostrar a proporção de cliques em relação ao número de visualizações.
Taxa de Conversão: Reflete a percentagem de visitantes que realizam a ação desejada no seu site ou anúncio, seja uma compra, inscrição ou download.
Custo por Aquisição (CPA): Indica quanto custa adquirir um novo cliente através de uma campanha publicitária.
Retorno sobre o Investimento (ROI): Esta é crucial. Mostra a rentabilidade das campanhas, ou seja, quanto a empresa ganha em relação ao que foi investido na campanha.
Podes saber mais sobre o papel das métricas marketing nas redes sociais no paper do MSI Journal.
Voltando às analogias, as métricas são como o farol no oceano digital. Permitem às empresas não só compreender o comportamento dos utilizadores, mas também ajustar e otimizar campanhas em tempo real.
Mas com a crescente complexidade do marketing digital, emerge uma função crucial: a do gestor de tráfego, que são o GPS que direciona a estratégia, otimiza o orçamento, analisa as métricas e maximiza o retorno. Estes especialistas em performance digital, em conjunto com agências especializadas, são verdadeiros maestros no universo digital. Dominam todas as particularidades das plataformas de publicidade, entendem o comportamento do consumidor e sabem precisamente onde e como investir. E é este know-how que pode fazer toda a diferença na diminuição do risco e no maximizar oportunidades.
No entanto, se por acaso souberes quantas gomas há no frasco, diz-nos. Através das métricas aceitamos o desafio de fazer a “prova dos nove” para confirmar que está correto.
Escrito por: Bruno Jesuíno – Branding Performance Consultant