Skip to main content

Quando o tema é Estratégias de Marketing de Performance, o papel do copywriter vai muito além da mera criação de textos persuasivos e conteúdos criativos. Torna-se tudo mais complexo. Embora não seja evidente, o copywriter desempenha um papel fulcral no desenvolvimento destas estratégias.

Desde a fase inicial até à implementação, cada momento exige técnicas do copywriter para atingir objetivos e públicos específicos. É aqui que, eventualmente, a complexidade se transforma em simplicidade – quando há um publico alvo e objetivo concreto, aos olhos do criador de conteúdos.

No mundo do Marketing Digital, todos sabem que a escolha das palavras certas direcionadas para as pessoas certas valem ouro, sendo essenciais para garantir a coerência e a eficácia de uma campanha. Os copies são elementos que se não estiverem bem feitos, pensados e elaborados, pouco ou nenhum impacto têm, principalmente numa Estratégia de Marketing de Performance.

Por outro lado, de nada adianta ter todas as habilidades técnicas e dominar tudo o que envolve o Marketing de Perfomance – Publicidade Online, SEO, CRO, Analytics, Data Driven Marketing, entre outros – se a mensagem transmitida não for bem estruturada e de encontro ao objetivo que se pretende atingir.

Assim, surge uma forte necessidade de fomentar a colaboração e coordenação entre os profissionais de marketing de perfomance e os copywriters. Uma vez alinhados, esta pode ser a chave para uma estratégia de performance bem-sucedida.

Marketing de Performance

Concluindo

Ao fim e ao cabo, numa Estratégia de Marketing de Performance o envolvimento do copywriter é essencial, uma vez que este:

  • Contribui para a elaboração de uma mensagem coesa e consistente;
  • Alinha a linguagem aos objetivos da campanha, assegurando que cada palavra tem um propósito claro;
  • Permite criar um storytelling envolvente, fundamental para capturar a atenção do público e estabelecer uma conexão emocional;
  • Cria mensagens persuasivas e adapta-as aos diferentes canais e audiências, contribuindo diretamente para o sucesso da campanha;
  • Identifica palavras-chave relevantes tendo em conta os objetivos.

Escrito por: Carolina Frère – Brand Content Consultant

Fale Connosco