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Antes de mais, podemos começar por abordar uma questão bastante comum. “O que é que um copywriter faz?” é uma pergunta com a qual nos deparamos várias vezes ao falar sobre a nossa profissão. Fazendo uma breve introdução ao assunto, na BYD, ser copy passa por uma extensa lista de responsabilidades, que envolve: fazer planeamentos mensais; criar conteúdos baseados em ideias criativas, que se encaixem na perfeição com a comunicação de cada cliente; agendar os conteúdos; gerir as redes sociais dos clientes, entre outras.

Agora que já sabes o que é o trabalho de um copywriter na nossa agência, seguimos em frente e falemos sobre os seus principais desafios:

1- Criatividade – A criatividade nem sempre é evidente. Não aparece quando queremos e bem nos apetece. Há dias em que podem surgir as melhores ideias de sempre. Mas também há aqueles em que ficamos “a ver os navios” passar, devido à falta de manifestação de ideias. No fundo, ser copywriter é depender de um fator fulcral que não é controlável. Sendo este a nossa destemida amiga criatividade.
No entanto, através do conhecimento, imaginação, inspiração e motivação a coisa vai ao sítio e gera-se a criatividade. E, posteriormente, os conteúdos que incentivam o público-alvo de determinado cliente a interessar-se pelas suas ofertas.

2- Adotar um estilo de comunicação que agrade o cliente – Nem sempre é evidente. Para além do setor em que se enquadram, a comunicação é um dos maiores aspetos que diferencia os clientes. Sendo que todos se regem por princípios, vontades e perfis diferentes, acaba por ser deveras desafiante conseguir ajustar uma comunicação ideal para cada um dos clientes. Aquilo que na cabeça de uma pessoa pode fazer todo o sentido e resultar muito bem, para o outro pode não ter o mesmo impacto. Neste sentido, conhecer bem o cliente é essencial para criar conteúdos de qualidade que respondam às necessidades do público-alvo do mesmo.

3- Acompanhar as tendências – Para que os conteúdos sejam mais interessantes e despertem a atenção do público, é importante alinhá-los com os temas mais relevantes do momento. No entanto, aquilo que há de mais relevante no dia de hoje, provavelmente amanhã já foi absorvido por tantas outras novidades. Enquanto copywriter, nem sempre é fácil acompanhar todas estas novidades, que vão surgindo à velocidade da luz.

4- Ser extremamente organizado – Em agência trabalha-se com vários clientes, cada um com diferentes e inúmeras exigências. A melhor forma para responder atenciosamente a todos os pedidos que vão surgindo por parte dos clientes é ser excessivamente organizado. Através da organização consegue-se potenciar ao máximo a produtividade do dia a dia.
Caso queiras saber um pouco mais sobre o que é isto de ser copywriter, há um artigo muito claro e simples, que te responde à letra – https://neilpatel.com/br/blog/copywriter-o-que-e/?lang_geo=pt.

Ser copywriter, ao contrário do que possa parecer, tem muito que se lhe diga!

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