Logo

Os Benefícios do Marketing de Conteúdos

O marketing digital veio para ficar. Cada vez são mais as empresas que entram nesta forma de comunicar com os seus clientes, atuais e futuros. Não podemos chamar o marketing digital uma novidade mas é certo que as empresas do futuro vão ter de abraçar o mundo digital de outra forma. Neste artigo vou-lhe falar do marketing de conteúdos.

 

Os clientes querem informação

Quantos de nós, quando confrontados com algo desconhecido, não vamos logo procurar a informação num motor de busca (tipicamente no Google)? Vamos procurar a informação e entramos nos sites que aparecem em primeiro lugar. Como sabe, as primeiras linhas são publicidade paga mas as restantes não são pagas. Como é que aquelas páginas lá foram parar? Porque é que são aquelas e não outras? E quanto dinheiro poupam estas empresas que de outro modo tinham de pagar a publicidade no Google?

Os clientes valorizam as ofertas

Uma empresa que é especialista em algo pode colocar esse serviço ao dispor da comunidade. Pode faze-lo junto dos seus clientes (cobrando por esse serviço) ou pode disponibilizar conteúdos úteis que permitam às pessoas resolver um determinado problema. Ou satisfazer alguma necessidade. Acredito que faz sentido para as empresas oferecerem algo gratuitamente, criar relação com o cliente que depois irá procurar outro nível de serviço.

 

O marketing de conteúdos é diferenciador

O marketing de conteúdos é um campo específico do marketing digital. Através dos conteúdos as empresas podem estabelecer uma relação com a comunidade, oferecer informação e ajudar a solucionar problemas. Podem criar um repositório de conteúdos que aumente a sua credibilidade e reputação, tanto para as pessoas como para os motores de busca. Ambos os públicos são importantes.

Ao criarmos conteúdos estamos a contribuir para o modelo de negócio dos motores de busca. À medida que formos sendo reconhecidos como uma instituição credível e à medida que os conteúdos forem sendo consumidos e valorizados, a reputação do domínio da sua página irá saindo reforçada. E quanto maior a reputação, maior a possibilidade de aparecer numa posição de destaque nos motores de busca.

O investimento em conteúdos exige tempo

A produção de conteúdos exige tempo e exige uma estratégia coerente e consistente no tempo. Estes conteúdos são depois promovidos nas redes sociais para induzir tráfego imediato no seu site. São conteúdos que devem ser pensados para interagir com os leitores de modo a gerar partilhas e comentários. Mas antes temos de perceber que os resultados não são imediatos. Demoramos tempo a conquistar a reputação que precisamos. Demoramos tempo a que os motores de busca nos classifiquem como a referência… e temos também de vencer a concorrência.

Qual a vantagem do investimento em marketing de conteúdos?

Se demora tempo, qual a vantagem do investimento de tempo em conteúdos? Podemos ter três vantagens. Em primeiro lugar, ao produzir conteúdos está a criar relação com os seus clientes. Com o tempo, a sua marca irá vista todos os dias e vai ganhando notoriedade e vai-se diferenciando dos seus concorrentes.

Em segundo lugar, se bem construída, a estratégia irá permitir que conquiste novos clientes que vão preenchendo formulários e pedidos de informação. Por fim, depois de conquistar um lugar de destaque nos motores de pesquisa é muito difícil (e demora muito tempo) perder esse lugar. Assim, com o tempo, irá reduzir o investimento em conteúdos sem colocar em causa a sua estratégia de marketing. Temos vários clientes que recebem dezenas de pedidos de informação por semana sem qualquer investimento publicitário, simplesmente porque a sua estratégia de conteúdos trouxe resultados.

 

O marketing digital e o marketing de conteúdos devem ser vistos numa estratégia integrada de marketing e comunicação da sua marca. Devem ser pensados e devemos ter uma estratégia coerente. E essa é a missão da BYD!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO