Logo

O impacto do Marketing Digital na Indústria da Educação

Chegámos a um ponto em que o Marketing Digital está a invadir todas as áreas de negócio, tenham as empresas uma abordagem B2C ou B2B. Porque é que a Industria da Educação não foge a esta tendência?

Estamos a falar de um serviço direccionado essencialmente para jovens (em idade escolar), jovens trabalhadores (numa fase inicial de carreira em busca de melhorar as competências técnicas e comportamentais) ou mesmo jovens pais em busca das melhores soluções para o futuro dos seus filhos. Precisamente as faixas etárias que mais utilizam a internet, como comprovam algumas destas estatísticas, 67% dos utilizadores de Facebook em Portugal têm entre os 18 e 44 anos, 73% dos utilizadores de Instagram em Portugal têm menos de 44 anos.

Actualmente existem diferentes ferramentas e estratégias digitais que podem ser trabalhadas na criação de uma presença online para as empresas. Apresentamos algumas que consideramos interessantes na indústria da educação:

Website

Deve funcionar como uma peça central de toda a estratégia de Marketing, onde devemos centralizar a informação e ter sempre uma preocupação com a conversão (formulários e contactos). Fundamental trabalhar no website o SEO para melhorar a performance nos motores de pesquisa e garantir que aparecemos bem colocados quando o consumidor pesquisa (por exemplo no Google).

Email Marketing

Uma excelente ferramenta para manter uma proximidade com o consumidor, com taxas de conversão altas e custos muito acessíveis comparando com as restantes ferramentas disponíveis (online e offline)

Gestão de Redes Sociais (Instagram e Facebook)

As Redes sociais são uma excelente plataforma de comunicação onde conseguimos comunicar com os targets que pretendemos, melhorar a performance (SEO) do website, criar uma proximidade e continuidade na comunicação com os clientes/potenciais clientes e acima de tudo é uma excelente forma de gerar awareness e melhorar a credibilidade do negócio.

Campanhas de Geração de Leads (Contactos)

As Campanhas de Publicidade criadas no Facebook (Facebook Ads) ou Google (Google Adwords) são uma excelente forma de angariar contactos de potenciais clientes. Estas duas plataformas têm um enorme potencial pois permitem-nos  segmentar e comunicar com pessoas que verdadeiramente têm interesse nos serviços, o que se traduz em taxas de conversão altas e resultados muito interessantes.

Está à vista de todos o crescimento da importância do Marketing Digital em todas as indústrias. O que consideramos fundamental é analisar em detalhe os micro segmentos que têm interesse nos nossos produtos/serviços e que queremos impactar, fazer uma análise das principais ferramentas a utilizar em cada área de negócio e construir uma estratégia integrada que englobe diferentes ferramentas e tenha objectivos e métricas bem definidas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO