Logo

O que é uma infografia e qual a sua importância para o consumidor?

Encontrar a estratégia adequada para passar informações e conteúdos de forma organizada para o consumidor é um grande desafio. O recurso a infografia é cada vez mais uma opção, pelas empresas, como um meio para comunicar de forma mais dinâmica e objetiva, incentivando a uma maior interação entre o cliente e a marca.

Sabendo que 90% das informações assimiladas pelo nosso cérebro são visuais, e que estas são processadas muito mais rapidamente que o texto, a infografia surge como uma ferramenta simples e prática para sintetizar informações (visuais e textuais) e torná-las atraentes para o público.

O que é uma infografia e qual a sua importância para o consumidor?

As infografias (ou Infográficos) são representações gráfico-visuais que apresentam dados de uma forma simples. O termo infografia é formado pelo conceito “informação” e “grafia” e diz respeito à informação que obtemos a partir da junção de texto e imagem. É uma ferramenta muito utilizada para que a informação seja mais eficaz. É por este motivo que os designers procuram criar nas mesmas conteúdos dinâmicos e atrativos que chamem a atenção dos consumidores.

A infografia é um recurso de apresentação e ilustração de informação que recorre à combinação de imagens, ícones e texto para comunicar visualmente informações complexas – de forma imediata e facilmente compreensível. Na infografia é possível expor uma grande diversidade de dados de forma elegante e atrativa, situação que dificilmente acontece quando estes são divulgados puramente em forma textual.

Para criar uma infografia podemos recorrer ao uso de texto, imagem, ícones, gráficos numéricos ou estatísticos, mapas, tabelas e diagramas ilustrados. Qualquer designer deve definir uma boa estratégia aquando da criação de uma infografia. Para tal, deve percorrer os seguintes passos:

1. Criar uma audiência (público alvo a que se dirige);
2. Arranjar um propósito (mensagem que quer passar);
3. Desenvolver um canal (meio onde o consumidor interage com a infografia);
4. Definir um tema suficientemente integrante para suscitar curiosidade no consumidor só pelo título.

Com estes aspetos definidos, o passo seguinte é observar e reunir todos os dados a comunicar e organizar a informação de forma lógica para direcionar o olhar do consumidor para as áreas e informações mais importantes.

As infografias ajudam-nos a ter mais impacto nas redes sociais, a construir vínculos e conduzir ações sociais e são utilizadas como parte de estratégias de marketing digital. Torna-se muito mais fácil atribuir uma imagem a um significado porque a informação é assimilada mais rapidamente. No Facebook, por exemplo, está comprovado que o conteúdo de imagem tem mais interações e é mais vezes partilhado.

As infografias podem ser criadas em Adobe Illustrator, Adobe Photoshop ou em websites grátis como o Infogr.am, Easel.ly, Visme.co, etc. Mas se, ainda assim, as suas dúvidas continuam, não se preocupe: fale connosco e nós vamos conseguir ajudá-lo!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO