Logo

Influenciadores nas Redes Sociais: Tendências para 2019

Os “influenciadores” são cada vez mais um trunfo importante para as marcas chegarem a bom porto neste jogo de diferentes estratégias que é o Marketing Digital.

A categoria de “Influenciador” cabe em diversos conceitos, mas, a verdade é que a comunicação que deles resulta nas mais diversas plataformas –  em especial o Instagram e o Youtube – tem uma penetração muito eficaz na comunidade online.

Em 2019 a tendência parece ter tudo para se vir a manter e a afinar ao nível dos conteúdos, das pessoas envolvidas e das fórmulas de comunicação.

 

Marcar pela diferença

Vamos sair das opções seguras e confortáveis e alargar os nossos horizontes?

O destaque dos demais competidores sempre foi, desde os primórdios da publicidade, regra-base para no trabalho de construção de marca e de promoção de qualquer produto ou serviço. Por isso mesmo, embora possa ser seguro recorrer aos influenciadores com mais seguidores, mais conhecidos e badalados, a verdade é que essa nem sempre é a melhor opção. Além de, tipicamente, mais baratos, os micro-influenciadores chegam a menos pessoas, mas impactam os seus nichos com muito mais força, criam mais engagement, comunicam de forma mais personalizada, têm uma linguagem mais adaptada a quem os segue e, por não serem tão consensuais, têm seguidores muito mais fiéis.

Importa lembrar: falemos nós de nutrição, de moda, comédia, desporto, lifestyle, família ou qualquer outro tema, a natureza do marketing de influência são os gostos pessoais. E sempre que alguém segue outra pessoa por vontade própria está muito mais disponível para receber e interessar-se pelos conteúdos do que quando é obrigado a ver um vídeo publicitário para poder ouvir uma música no Youtube, por exemplo.

 

Conteúdo autêntico dos influenciadores

A tendência do marketing que gera entusiasmo e partilhas passa cada vez mais por conteúdos fun e reais. O perfeito e inquestionável já só existe mesmo no ideal publicitário de outros tempos.

Além de criativo e real, o caminho é cada vez mais o de levar a publicidade aos conteúdos que as pessoas já gostam de ver e ouvir.

Atualmente sabemos que um spot publicitário bem inserido numa telenovela ou num artigo de jornal patrocinado, por exemplo, tende a chegar mais aos telespectadores e aos leitores do que um anúncio isoladamente. Embora o teor publicitário tenha de ser claro, o cliente está a ver o produto num ambiente que lhe interessa, no caso das telenovelas e a ler informação útil, no caso de um artigo. Podemos dizer que há uma troca de interesses mais justa.

O mesmo acontece com os influenciadores que promovem produtos inseridos no seu dia-a-dia nas redes sociais, que mostram a sua utilização na prática e que dão a sua opinião sincera, apontando as vantagens e desvantagens da sua experiência real. A transparência, ou a ilusão da mesma, é cada vez mais uma das grandes tendências dos nossos tempos.

 

Storytelling

O Marketing de influência é relacional e, por isso mesmo, importa que se aposte numa estratégia de conteúdos que envolva os seguidores.

Além de verdadeiro, o conteúdo tem de ser cada vez mais interessante e virado para o seu target, com os gatilhos que fazem os followers identificar-se imediatamente com o que é dito e feito, usando e abusando das diversas ferramentas audiovisuais e apostando cada vez mais em discursos envolventes, inovadores e disruptivos. Informações e ideias curiosas, acontecimentos interessantes e bem contados, discursos que apelam à emoção e temas vulgares que fazem parte do quotidiano de todos.

Uma importante estratégia de storytelling que pode manter-se como tendência é a aposta em influenciadores associados a uma marca ao longo do tempo, o que faz com que o branding cresça com eles e permite criar histórias diferentes e conteúdos de maior valor.

E suma, não há melhor estratégia de comunicação do que uma história bem contada e é isso que os seguidores vão procurar e partilhar neste 2019 que se espera cheio de novidades promissoras para o marketing digital.

 

DúBYDas? Contacte-nos para dar um boost ao seu negócio!

 

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO