Logo

Como incluir o Instagram na sua Estratégia de Marketing digital?

O Instagram é neste momento a aplicação que está mais na moda entre os milenares e começa agora a ser explorada por muitas marcas, de maneira a ir ao encontro de forma mais intima e direta com os seus seguidores mais jovens.

Esta aplicação nos últimos anos tem sido uma das aplicações que mais tem crescido em número de seguidores e que mais furor gera entre os jovens. Que oportunidades pode encontrar a sua empresa neste serviço de partilha de momentos únicos ou apenas instantâneos?

Para aqueles que não estão muito familiarizados, o Instagram é uma aplicação que permite partilhar e armazenar fotografias, como também foto-mensagens e vídeo-mensagens que se autodestroem ao fim de 24 horas.

Estima-se que o Instagram, depois do Facebook, seja a rede social com mais audiência, 300 milhões de utilizadores ativos. Através desta aplicação são compartilhados mais de 150 milhões de mensagens instantâneas por dia. A maioria dos utilizadores desta aplicação encontra-se na facha etária dos 18 aos 35 anos e é sem duvida a rede social com o serviço mais cativante.

A diferença do Instagram em relação a outros serviços de Redes Sociais

Em primeiro lugar, o Instagram oferece ao utilizador uma forma original de tornar fotografias banais em fotografias quase profissionais, através de uma panóplia de ferramentas de modificação de imagem, quase como se fosse um Photoshop for dummies!

Por outro lado, esta app oferece através do Instastories a possibilidade de ter uma comunicação temporária, pois os conteúdos enviados autodestroem-se tanto do telemóvel que recebe como do servidor da aplicação.

Com este novo conceito, concorrente do Snapchat, converte o Instagram em muito mas que uma rede social de partilha de fotografias, pois permite transformar a comunicação num jogo de criatividade e humor, onde a conversa passa para segundo plano.

Leia também o artigo: A Evolução do Marketing Digital: 30 anos de Passado e Futuro

5 formas de integrar na sua estratégia

A marca como pessoa

Muitas companhias centram a sua comunicação unicamente nos seus produtos e serviços, e até em certos casos mostram um caracter automatizado e mecânico. Caso pretenda que os seus clientes e potenciais clientes não vejam a sua empresa como mais uma, então pode não deixar de lado os seus colaboradores.

O Instagram é a app apropriada para isso, para mostrar o dia-a-dia da sua empresa e da sua equipa, e permitir aos seus clientes que veja o que se passa por de trás da marca.

A equipe do Real Madrid, é um exemplo na forma de usar o Instastories, e já conta com 45 milhões de seguidores na sua conta de Instagram, onde mostra alguns momentos “por trás das câmaras” dos treinos, de momentos com o grupo mais descontraído e aproveitam para mostrar aos seus seguidores os novos produtos da marca.

Companhias como a Wiñk , que usa esta ferramenta da aplicação para fazer passatempos em direto e para partilhar alguns momentos dos seus colaboradores no seu posto de trabalho ou mesmo as dinâmicas de grupo feitas pela empresa.

Conteúdo exclusivo

Devido ao seu formato mais “íntimo”, o Instagram é perfeito para oferecer antecipadamente uma pequena amostra de novos produtos ou serviços aos clientes mais próximos, ou mesmo para mostrar espaços onde os meios de comunicação não conseguem chegar. Desta forma, tem a possibilidade de gerar uma maior expectativa à volta das novidades da sua empresa.

O famoso jogador de futebol, Cristiano Ronaldo, mostra aos seus seguidores mostra a sua nova coleção de roupa, antes de ser colocada em público.

Benefícios inesperados

Os Instasotries desta aplicação, são perfeitos para enviar cupões promocionais ou ofertas de pouca duração, com as quais não só poderá premiar os seguidores mais próximos da marca, como também terá a possibilidade de criar um incentivo para manterem-se em contacto permanente.

Datas especiais e Noticias de ultima hora

Os dias festivos e as noticias de ultima hora são sem duvida uma fonte de inspiração para criar conteúdos que atraiam o interesse dos seguidores em qualquer Rede social.

Expor as suas ideias

Muitas bloggers hoje em dia usam esta plataforma não só para expor os produtos que as patrocinam, como para falar sobre ele.

Pode também ser uma boa forma de marketing politico, expondo as suas ideias e argumentos durante a sua campanha. Até hoje, nenhum politico terá usado a plataforma para tal, mas não é descabido pensar que pode ser uma ferramenta útil para comunicar com o seu publico alvo, ou segmentos da população que cada dia têm opiniões políticas mais definidas e que muitas vezes não são tidos em conta devido à sua idade.

Saiba mais sobre os nossos serviços de Consultoria em Marketing Digital

DEIXE O SEU COMENTÁRIO