Logo

IGTV: a nova televisão dos jovens.

IGTV – O Instagram quer transformar-se na “nova televisão” dos jovens e prevê que no ano 2021, o vídeo de telemóvel vai representar 78% do tráfego total de dados móveis. Sendo já um facto que, os jovens passam mais tempo a assistir a conteúdos partilhados por amadores do que conteúdos profissionais.

Aproveitando este facto, a plataforma Instagram lançou o mês passado o IGTV, uma app associada ao Instagram que permite a partilha de vídeos longos. Até então, o Instagram só permitia a publicação de vídeos curtos (até 60s no caso das publicações normais e até 15s no caso das Stories).

Todos os usuários podem utilizar esta aplicação, no entanto, apenas as contas verificadas podem partilhar até 60 minutos, as restantes só podem partilhar 10 minutos (com um mínimo de 15 segundos).

O IGTV encontra-se separado da app do Instagram, mas para ativá-lo basta atualizar o Instagram e depois tocar no ícone da televisão (no canto superior direito do telemóvel, ao lado no ícone do Instagram Direct).

Apesar de independente, o IGTV está totalmente integrado no Instagram e as suas interfaces são idênticas, desde as cores à própria experiência como utilizador.

Como funciona

Se está habituado ao Instagram e ao InstagramStories, vai ser muito fácil e intuitivo interagir com esta app. E sendo que a conta é a mesma, automaticamente já está a seguir no IGTV, as mesmas pessoas que seguia como usuário do Instagram.

O IGTV apresenta um menu com os conteúdos organizados em quatro separadores diferentes:

  • Para ti –mostra vídeos sugeridos para cada utilizador, de acordo com aquilo que considera que o utilizador gosta;
  • A seguir – conteúdos das contas que o utilizador segue no Instagram;
  • Populares – conteúdos considerados tendência;
  • Continuar a Ver – vídeos que o utilizador deixou a meio;

Nesta app pode pesquisar por vídeos e canais enquanto está a ver outro vídeo, basta clicar na barra de pesquisa.

Assim como as Stories, os vídeos no IGTV são em formato vertical (proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16) e podem ser vistos de seguida fazendo swipe para os lados, para passar para o seguinte vídeo. Também pode saltar partes do vídeo, clicando duas vezes no lado direito.

Pode também fazer “gosto” e comentar os vídeos, assim como enviar um vídeo para um amigo no Instagram ou copiar o link para um SMS, e-mail ou tweet.

Outro ponto importante é que pode gerir e publicar vídeos no seu canal através do computador, só tem que entrar na sua conta de Instagram e aceder a este link www.instagram.com/tv/upload/ .

Agora que lhe explicámos em que consiste e como funciona o IGTV, diga-nos o que acha.

Será o IGTV uma ameaça para o canal Youtube, tal como as Stories foram para o Snapchat?

Será que as empresas/marcas devem apostar nesta plataforma para captar mais audiência?

Partilhe connosco!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO