Skip to main content

GROWTH HACKING

Nunca ouviu falar do termo Growth Hacking? Provavelmente tem andado desatento, mas não desanime, chegou ao sítio certo.

Growth Hacking, cuja profissão se denomina por Growth Hackers, é um termo implementado por Sean Ellis (2010) que visa encontrar resultados rápidos e oportunidades orientadas para o growth (crescimento) da empresa. E se achou que na parte de hacking ia falar do Rui Pinto, esqueça. Garanto toda a legalidade do processo!

Como implementar?

O 1º passo para implementar uma estratégia de Growth Hacking é identificar os KPIs que medem o sucesso para o seu negócio. Parece que está a ter um deja vu enquanto lê isto, certo? Antes da existência deste termo sempre foi prioritário definir quais os KPIs mais importantes numa estratégia de marketing digital, portanto qual será a grande diferença? Vou passar a explicar.

4 Premissas para implementar o Growth Hacking:

– Crescimento: englobando no processo diversas áreas de atuação pensadas a partir do topo (awareness), até ao fim do funil (conversão).

– Testes: após definir os KPIs a tarefa é encontrar hacks (oportunidades, triggers, campanhas, targets) e começar a testar. A partir daí, com recurso a testes A/B e de otimização é possível descobrir o que de facto funciona ou não funciona.

– Análise: uma fase muito importante no processo pelo seu fator decisivo para definição de next steps.

– Otimização: o objetivo é analisar e promover melhoria constante após todos os testes que vão sendo feitos com foco nos next steps para otimizar a performance das campanhas.

Além destas premissas, uma das grandes vantagens é a redução de custos para as start-ups e grandes empresas, através da implementação de ferramentas de análise essenciais para o seu negócio crescer. Grande parte delas já deve ter ouvido falar, mas a maneira como as pode usar em conjunto e com a equipa certa, podem revolucionar o seu negócio.

5 Ferramentas essenciais

Apresentamos as 5 ferramentas essenciais no dia a dia de um Growth Hacker e para qualquer negócio presente no digital:

Google Analytics – Ferramenta gratuita da Google para análise de dados do website;

SEMrush – Procura melhorar o SEO do seu website? É a melhor maneira para analisar keywords e concorrência;

Facebook Analytics, Instagram Insights, Twitter Analytics – Se o seu negócio está presente nas redes sociais, são boas ferramentas para análise da performance das suas páginas;

Hotjar – Qual o comportamento dos utilizadores no seu website? Esta é a ferramenta que precisa para analisar em tempo real.

SimilarWeb – Fundamental para analisar a performance dos sites dos concorrentes.

Agora que chegou até aqui, deve estar a pensar, será o Growth Hacking a solução para o seu negócio começar a crescer?

O primeiro passo para estar a par das últimas tendências do marketing digital está dado. O segundo é: falar connosco!

O que achou deste artigo? Dê-nos o seu feedback e conte connosco para o ajudar a definir o seu Investimento em Marketing Digital.

Poderá encontrar mais informação sobre as áreas em que o podemos ajudar aqui:

PUBLICIDADE ONLINE

CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL

OUTROS SERVIÇOS

Join the discussion 71 Comments