Skip to main content

Flow, “tazonde”?

Já deste por ti, perdido no teu trabalho sem dar conta das horas passarem? Nunca pensei dizer isto, até porque sempre fui pouco amante de trabalho, mas a verdade, é que o sentimento é bom e devia ser sempre assim. Ou quase sempre, certo? Médio.

O que é o Flow?

Resumidamente, é um estado de espírito que atinges quando estás totalmente imerso numa tarefa, e esqueces o mundo exterior. É um conceito proposto pelo psicólogo positivo Mihály Csíkszentmihályi e, atualmente, é provável que leias sobre isto em blogs e em todos os tipos de revistas. Tipo aqui.

Comigo é isto

Acontece-me muito quando faço o que mais gosto no trabalho, focado numa tarefa desafiante, em que tenho de pensar bastante, sem noção do tempo e normalmente feliz. O problema é que hoje em dia todos queremos ser multi-task e… honestamente? Acho que devemos ser cada vez mais single-task. Perdemo-nos em milhares de tarefas, saltamos de tarefa em tarefa, sem foco, sem qualidade e sem cuidado ao que está a ser feito. Acho que este pode ser um grande passo para a produtividade e para deixarmos de procrastinar entre tarefas, porque é aí que perdemos o foco.

Sou programador, ou tento ser, e a transição entre projeto e diferentes linguagens de programação, fazem-me perder horas e sentir que as típicas oito horas de trabalho são curtas demais… isso e as 50 reuniões que o querido confinamento nos trouxe.

Só uma coisinha, mais cinco minutos numa reunião rápida, alguém que passa e faz uma pergunta e puff… lá se vai a concentração. Certo? Portanto, sem querer tornar este artigo num desabafo grande demais, deixo umas dicas para alcançares o teu Flow. Comigo funcionam as seguintes:

  1. Cliché, mas faz o que mais gostas
  2. Tentar ter uma visão alargada do teu dia, mas foca-te numa tarefa de cada vez
  3. Faz uma checklist para o teu dia
  4. Isola-te de eventuais distrações
  5. Escolhe a tua melhor playlist
  6. Mantém um pensamento positivo

Recomendo que pesquises sobre o assunto e que encontres as tuas formas para atingires o flow com maior facilidade e frequência. O trabalho vai fluir muito melhor e vais acabar por estar mais motivado.

Se quiseres aprofundar o assunto, que eu recomendo muito, estes meninos percebem mais disto:

https://zenhabits.net/guide-to-achieving-flow-and-happiness-in-your-work/

https://greatergood.berkeley.edu/article/item/nine_steps_to_achieving_flow_in_your_work

 

O que achou deste artigo? Dê-nos o seu feedback e conte connosco para o ajudar a definir o seu Investimento em Marketing Digital.

Join the discussion 61 Comments