Diariamente somos confrontados com novas tendências tecnológicas e digitais. Concretamente, no mundo do marketing de Performance surgiram nos últimos anos várias ferramentas nas áreas de UX, UI e Design. Uma dessas plataformas é o Figma!
Este software de prototipagem serve para projetar qualquer interface, protótipo, conteúdos para publicações, em redes sociais e é também uma ferramenta de feedback, ao facilitar a comunicação durante o processo criativo. Se quer saber mais sobre o FIGMA, veja em: O que é Figma, a ferramenta de design de interface? | Domestika
O Figma teve um crescimento exponencial de utilização, devido às suas principais vantagens:
TRABALHO EM EQUIPA
É possível várias pessoas envolvidas no mesmo projeto, trabalharem no mesmo documento simultânea e remotamente. Qualquer tipo de ajuste ou alteração no design feito por algum elemento da equipa é visto em tempo real por todos.
OBSERVAÇÕES E FEEDBACKS DIRETOS
Fazer observações ao projeto, é essencial para o seu desenvolvimento. As empresas nesta área muitas vezes adotam o trabalho remoto, por isso receber comentários com as alterações diretamente na plataforma é uma mais-valia para a concretização e também uma garantia que tudo está alinhado de acordo com os objetivos do cliente.
SISTEMA INTUITIVO
O Figma é projetado para ter um ambiente intuitivo e de fácil utilização, mesmo quando for necessária qualquer alteração. Qualquer pessoa vai conseguir entender rapidamente como funciona e assim permite estabelecer uma metodologia de trabalho que todos dominam.
PLATAFORMA ONLINE
Para trabalhar nesta plataforma basta fazer um registo online gratuito, na plataforma. É uma solução que não ocupa espaço nem retira velocidade no desempenho do seu computador. Não implica download ou instalação de um sistema e permite trabalhar em qualquer lugar.
Assim, podemos concluir que o Figma é uma ferramenta digital que envolve todos os elementos de uma equipa e o projeto surge de um design colaborativo. Numa área como e-commerce, focada nas vendas online e nas necessidades de cada cliente, o Figma pode ajudar a melhorar o SEO de um site. A sua natureza colaborativa, o sistema intuitivo, os recursos avançados na criação de wireframes/protótipos que oferecem testes e análise de métricas, assim como o feedback dos utilizadores garante uma boa experiência e um otimizado desempenho do site, essenciais para obter melhores resultados em qualquer empresa/negócio.
Escrito por: Catarina Cardoso Pinto