Logo

Photoshop & Illustrator – as diferenças entre eles!

Diferença entre Photoshop e Illustrator

Photoshop e Illustrator são dois de muitos softwares da plataforma Adobe Systems Incorporated, ambos lançados na mesma altura (1987, 1988), apenas com um ano de diferença. Os dois programas são muito parecidos. Ambos possuem funcionalidades, aplicações e técnicas similares. Mas, na verdade, onde está a diferença entre photoshop e illustrator?

Seguindo a linha da Adobe todos os seus programas são muito idênticos. Isto acontece para que os utilizadores se possam sentir confortáveis ao utilizar a interface, criando uma ligação entre eles. No entanto, de todos esses programas, o Photoshop e Illustrator têm a particularidade de serem confundidos, já que muitas das ferramentas são bastante idênticas.

Na verdade, os profissionais que usam estes programas complementam as suas necessidades com ambos, pois cada um tem a sua particularidade e finalidade. Várias tarefas incluem a necessidade de recorrer tanto ao Photoshop como ao Illustrator para garantir o resultado final pretendido.

Vamos mostrar as diferenças que existem entre eles.

Diferença entre Photoshop e Illustrator

As diferenças principais e as mais evidentes são: enquanto o Photoshop trabalha com a técnica de matriz, o Illustrator trabalha com vetores, tornando-os diferentes na forma de execução de trabalhos. Ao mesmo tempo, o Photoshop é mais adequado para tratamento de imagens, fotografias de produto, montagens, gif´s e entre muito mais. Essa é, sem dúvida, a sua grande valência, mas também possui vários outros recursos, alguns similares ao Illustrator.

Como o Photoshop desenvolve os conteúdos através de matriz, não permite que os elementos sejam manipulados (diminuir e aumentar o tamanho) sem que haja uma perda de qualidade.

Já o Illustrator, como trabalha com vetores, desenvolve imagens vetoriais, que se aplicam principalmente para trabalhos de impressão ou artes finais. É o programa ideal para desenvolver logotipos, desenhos, ilustrações entre outros. Em termos técnicos, torna-se ideal para trabalhar com curvas e desenhos, já que permite preservar a sua qualidade independentemente da dimensão. Isto é, conseguimos desenvolver uma imagem com 1000px por 1000px e, futuramente, trabalhá-la para uma dimensão de 5000px por 5000px sem que perca qualidade. Essa é a funcionalidade principal do Illustrator e a grande vantagem que tem frente ao Photoshop.

Concluindo, uma imagem em vetores criada e trabalhada no Illustrator, pode ser alterada em todas as alturas e não perderá a qualidade da imagem. Já com o Photoshop, é essencial a escolha do tamanho correto no início do projeto para futuramente manter o máximo da qualidade.

Ambos programas são recomendados para a elaboração de um design de alto nível, principalmente quando trabalhados em conjunto. Apesar de ambos terem ferramentas parecidas, o ideal é que os utilize pelas finalidades específicas que possuem.

Assim a escolha do programa certo parte do princípio para que tipo de tarefa necessita!

>> ARTIGOS SEMELHANTES <<

DEIXE O SEU COMENTÁRIO