Logo

Diferença entre CMYK e RGB

CMYK E RGB

Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor usados para diversas finalidades. Podem ser utilizados em design de projetos, na produção de conteúdos gráficos, web design, em material destinado a publicidade de imprensa, e em muitos outros cenários.

CMYK e RGB são também termos que causam confusão na cabeça de algumas pessoas. São dois modos de uso da cor no sistema informático mas com finalidades distintas, que daremos a conhecer no artigo.

A abreviatura CMYK – (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) é um padrão baseado em pigmentos, que segue o princípio do funcionamento dos tinteiros da impressora. Trabalha com as 4 cores primárias, e, a partir das mesmas, cria ilimitadas combinações.

Este padrão é usado para impressão de artes finais, de modo a garantir a cor pretendida, o que apenas é possível devido à combinação das 4 cores.

CMYK é medido na escala de 0% a 100%. O sistema CMYK absorve a luz.

RGB: R – Vermelho (red), G – Verde (Green) e B – Azul (blue) é diferente do padrão anterior. Apenas se usa nos computadores, smartphones e em todos os equipamentos de emissão de imagem digital. Este padrão utiliza muito a luz para formar a cor, e o termo é regulado na escala de 0 a 255.

Como alterar de CMYK para RGB ou vice-versa no Adobe Photoshop?

Para alterar o padrão de cores no software Adobe Photoshop, basta aceder ao menu Image, e de seguida entrar no campo Mode, e escolher o padrão RGB ou CMYK.

CMYK para RGB

Como alterar de CMYK para RGB ou vice-versa no Adobe Illustrator?

Para alterar o padrão de cores no software Adobe Illustrator, basta aceder ao menu File, de seguida entrar no campo Document Color Mode e escolher o padrão RGB ou CMYK.

CMYK para RGB Adobe Illustrator

 

Fácil, ou não? Ficando a conhecer onde fazer as alterações, nas duas ferramentas mais utilizadas por designers, evita assim utilizar o sistema de cores errado, que poderia ser desastroso para o seu trabalho.

 

Agora é a sua vez! Diga-nos o que pensa do nosso post. Concorda com o artigo que lhe apresentámos? Comente esta publicação ou >Fale Connosco<.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO