Skip to main content

O que é Design Thinking?

Design Thinking é uma forma de abordar Design nas empresas. Para todos os gestores, que pretendem expandir o seu negócio, criar e expandir um projeto é muito importante ter uma perceção do mundo e do público envolvido/ destinatário desse projeto, tal como o designer tem. A essa perceção própria de um designer, chama-se Design Thinking.

Qual é a sua importância?

Assim, como um designer tem uma visão holística de tudo o que o rodeia e interfere com as experiências humanas, qualquer empresa deveria ter presente essa visão, de forma a criar empatia com o contexto no qual procura intervir e assim solucionar os problemas e dificuldade que tenha identificado, de forma verdadeiramente inovadora.

Este termo já existe há algum tempo. No entanto, o próprio conceito aplicado às empresas, torna-se conhecido com Tim Brown, CEO da Ideo, empresa consultora em design, norte-americana, quando este estabelece a diferença entre a forma de pensar de um designer e os que, não sendo, pensam como tal.

O Design Thinking, sendo constituído por diversas etapas, nomeadamente: empatia, definição, ideação, protótipo e testagem procura, em todo o processo, a inovação e, de certa forma, a atribuição de novos valores e significados para os projetos, serviços ou produtos de uma empresa ou negócio. No mundo global em que vivemos, o grande desafio que se coloca com o Design Thinking é responder às necessidades e desejos das pessoas, de forma criativa, através do trabalho colaborativo e multidisciplinar.

Qual a conclusão?

Assim concluo que, o Design Thinking é um conjunto de práticas e processos, um método, que estabelece uma nova abordagem aos problemas e, no qual, o enfoque passa a ser feito a partir de vivências do consumidor/público-alvo e tem, como principal característica o facto de partir da solução do problema e não de todos os aspetos do mesmo, para encontrar a resposta adequada às necessidades definidas com esta metodologia.

É um método que aproxima a empresa e o produto, do público e do que este necessita! Por isso, é uma excelente ferramenta que imprime utilidade e eficácia, de forma criativa e apelativa, ao produto a consumir!

Saiba mais em: https://designthinking.ideo.com/

O que achou deste artigo? Dê-nos o seu feedback e conte connosco para o ajudar a definir o seu Investimento em Marketing Digital.

Join the discussion 65 Comments