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Criar uma marca: a identidade visual em 4 estações

Uma marca deve ser uma entidade viva, mas cuja identidade visual expressa à primeira vista praticamente tudo aquilo que a marca é e a quem se destina. Uma forma de atingir esse grau de clareza visual é guiar-se pelas estações do ano. Conheça a teoria das estações do ano e de que forma pode ajudá-lo a construir a identidade visual da sua marca.

Como explicámos neste artigo, uma marca deve ter uma voz e uma personalidade e a identidade visual ajuda a consolidar todos estes elementos. Mesmo que não tenha conhecimentos de design pode, antes de passar o trabalho a um designer ou a uma agência de marketing digital, fazer o trabalho inicial de entender aquilo que deseja comunicar visualmente.

A personalidade Primavera

Este tipo de personalidade de marca é luminoso, colorido e criativo. Se optar por esta estação quererá escolher cores suaves e claras. Em termos de formas, pense em círculos, padrões florais e fonts simples.

  • Palavras-chave: criativa, inspiradora, expressiva, amigável, divertida, informal, espontânea, sociável, imaginativa.
  • Tom de voz: simples, próxima e clara com um toque pessoal.

 

A personalidade Verão

Refinada, aspiracional e elegante, é assim que descrevemos a personalidade verão. Também é romântica, organizada e focada no detalhe. As formas pedem uma grande delicadeza e fluidez.

  • Palavras-chave: artística, detalhada, intuitiva, lógica, sensível, séria, profissional, intemporal, tradicional, calma, equilibrada, elegante.
  • Tom de voz: ponderado, refinado e mais formal.

A personalidade Outono

 

Uma característica marcante deste tipo de identidade visual inspirada no outono é a forte conexão com a natureza. Pense maioritariamente em cores quentes, texturas e tecidos naturais e muita fluidez.

  • Palavras-chave: abundante, ambiciosa, confortável, reconfortante, natural, histórica, quente, nostálgica, forte, produtiva.
  • Tom de voz: apaixonada, energética, inteligente. Polida, mas sem medo de quebrar as regras.

A personalidade Inverno

O inverno é uma estação de extremos: do luxo e do dramatismo opulente ao minimalismo escandinavo. As cores do inverno são frias e intensas e, segundo  Fiona Humberstone – autora do livro Brand Brilliance -, a única estação em que se pode usar o preto. Nesta estação, cores fortes equivalem também a uma voz forte. 

A simplicidade deve imperar, não complique: o inverno é marcante e audaz por si só.

  • Palavras-chave: disruptiva, disciplinada, dramática, luxuosa, imponente, prática, realista, séria, forte, visionária.
  • Tom de voz: confiante, copies curtos e simples, sem grandes floreados. Direto ao assunto.

Dois exemplos diferentes da personalidade Inverno:

 

Próximo passo: construir um moodboard

Agora que já conhece as quatro personalidades de uma marca de acordo com as quatro estações do ano (segundo o livro ‘Brand Brilliance’, de Fiona Humberstone), experimente construir um moodboard para a sua marca. 

Pode fazê-lo de várias formas e até offline, mas uma ferramenta que recomendamos para este efeito é, sem dúvida, o Pinterest, onde pode construir álbuns de inspirações e vê-las todas juntas. Desta forma, torna-se mais fácil escolher cores, pensar em padrões e, acima de tudo, no aspeto visual geral da sua marca, quer esteja a criar uma de raíz ou a fazer um rebranding.

Construir um moodboard no Pinterest é muito fácil. Basta:

  1. Criar uma pasta onde vai colocar as suas inspirações ou os seus “pins” no Pinterest;
  2. Navegar pelo Pinterest, usando a pesquisa para encontrar algo que tem em mente e experimentando várias keywords. Por exemplo: Spring colour palette / flower pattern / handwritten fonts;
  3. Guardar na pasta as imagens que chamam a sua atenção e de que gosta instantaneamente durante a sua pesquisa,
  4. Revisitar a pasta e observar as imagens guardadas: existem algum tema em comum entre todas? Existe coerência de cores, padrões, fotografias?…

O objetivo deste exercício é começar a perceber aquilo de que gosta e de que não gosta para criar a identidade visual da sua marca de forma mais clara e certeira. 

Quando abrir a sua pasta de inspirações, poderá notar que, afinal, já não gosta de muitas das imagens que guardou. Não tem problema, faz tudo parte do refinamento (ou afunilamento) do seu leque de gostos. 

No final, verá para que cores e estação se inclina naturalmente. Depois, é só adaptar aquilo que leu neste artigo à personalidade que se identifica com a sua marca!

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