Logo

8 Super Poderes do Web Copywriting

Copywriting para Marketing Digital

Quer atrair pessoas para o seu site, blog ou facebook? Escreva de forma a inspirar o seu público. Crie proximidade expressando-se de forma prática e criativa. Existem diferentes tipos de Copywriting para Marketing Digital, de acordo com os objectivos que pretende, porém existem regras básicas e fundamentais a seguir em qualquer tipo de linguagem web.

Veja aqui 8 Super Poderes que deve utilizar na luta contra o mau Copywriting para Marketing Digital.

1. Conhecer o público-alvo

Quanto melhor conhecer o seu público mais fácil é agradar-lhe. Tente pôr-se na pele dos seus leitores e escrever sobre aquilo que procuram. Se lhes proporcionar aquilo que necessitam terá a sua atenção. Perceba também, se é mais apropriado dirigir-se na segunda ou na terceira pessoa. Normalmente depende da idade do público e do tipo de mensagem.

2. Um bom título

A chave para uma boa comunicação começa no título. Com se costuma dizer, “A primeira impressão é a que fica”. Se o seu título não for sedutor o suficiente ninguém vai querer ler o resto, por muito bom que seja.
Por isso pegue na ideia principal e escreva um título “de matar”. É recomendado que não tenha mais que 65 caracteres. Este título será a sua promessa aos leitores que em troca oferecem-lhe o seu valioso tempo.

3. Use linguagem positiva

Tente sempre passar a mensagem usando frases positivas. As palavras negativas causam um impacto muito forte na memória. Por exemplo, em vez de escrever “ Não se deixe ficar para trás.” escreva “Passe à frente dos seus concorrentes”. Percebeu a diferença? Seja positivo.

4. Equilibre o texto com imagens

Ao longo do texto incorpore fotografias, vídeos ou infográficos para que o seu conteúdo pareça menos extenso e se torne mais apelativo. É verdade que por vezes uma imagem vale mais do que mil palavras!

5. Seja conciso e claro

Para chamar a atenção use frases, parágrafos e mensagens curtas. Para além disso, palavras simples comunicam melhor do que palavras muito pomposas ou complexas. Por isso evite linguagem empresarial e jargões. Keep it Simple é o segredo.

6. Use a Voz Ativa

Ao usar a voz activa, o leitor torna-se o sujeito da ação e isso faz com que a mensagem a passar tenha um efeito mais poderoso. As frases construídas desta forma também são mais fáceis de perceber, transmitem movimento e são naturalmente mais interessantes.
Um exemplo: “Criámos este artigo para tornar o seu trabalho mais eficaz, menos trabalhoso.” vs “Este artigo escrito pela nossa equipa pode tornar o seu trabalho mais eficiente em vez de tão trabalhoso.”

7. À prova de “scan”

O ser humano tem a tendência de ler na diagonal. O olhar procura aquilo que lhe interessa, ninguém lê palavra por palavra. Por esta razão, é necessário usar truques para captar a atenção do leitor enquanto ele faz o dito “scan”. Leve o leitor até ao final da página usando:
• Diferentes títulos e subtítulos;
• Listas e numerações;
• Formatações bold, italic, sublinhado ou cores;
• Imagens, vídeos ou outro tipo de media;
• Parágrafos de uma só linha;
• Vários comprimentos de frases e parágrafos.

8. Call to Action

O seu objectivo final é que o leitor compre o seu produto, leia outro artigo ou preencha um formulário de inscrição. Seja qual for a finalidade, deve ter o cuidado de ter uma “chamada de atenção” bem visível para converter a ação do leitor numa “venda” final.
Estas ferramentas são os seus poderes. Está pronto para ser um super herói?
Escreva nos comentários outras dicas que conheça.

> Conheça aqui as nossas formações em Copywriting para Marketing Digital <

DEIXE O SEU COMENTÁRIO