Conteúdo lento: uma tendência para 2022
“O conteúdo é rei” é uma máxima da autoria de Bill Gates, que é cada vez mais atual quando falamos de marketing digital. No entanto, a par de tantas outras estratégias, quando as empresas querem criar conteúdos para os seus clientes – e chegar a eles com mais do que apresentação de produtos/serviços puros – a tendência atual é a do conteúdo lento. Mas o que vem a ser isso?
O contrário do 5G
O papel do marketing digital hoje é enorme, especialmente para pequenas e médias empresas. E numa época em que o 5G promete a velocidade de acesso a tudo em menos de um piscar de olhos, curiosamente, os consumidores parecem estar a precisar de desacelerar.
Sabemos que, nos últimos anos, a internet foi inundada de conteúdos de marcas e o fortalecimento do chamado ‘marketing de conteúdos’ levou as marcas a criarem volumes inacreditáveis de publicações nas mais variadas redes e formatos.
A questão, para os defensores deste movimento, é terem-se concentrado no volume de produção, em detrimento da qualidade, apenas para agradar os algoritmos do Google e das redes sociais.
Depressa e bem, não faz ninguém
Os defensores desse movimento acreditam que para se criar um bom conteúdo é necessário, antes de tudo, respeitar o tempo do criador. A ideia é sair do modo fabril, seguir as regras de produção e SEO com um pouco menos de rigor, e poder, assim, criar com mais liberdade e produzir, consequentemente, com mais criatividade, identidade, genuinidade e propósito.
O conteúdo lento é então um processo de produção de conteúdo no qual a qualidade se sobrepõe ao tempo e à quantidade. É a ideia de produzir menos para produzir melhor – e com mais estratégia – de acordo com o seu ritmo e o do seu público.
O que é o que público está a reter?
Quem produz conteúdo e quer chegar ao seu público-alvo por essa via, lida com consumidores cada dia mais ansiosos e distraídos, que espelham a avalanche de dados disparados pelas diversas plataformas e redes online que, hoje, fazem parte do nosso universo diário
Estima-se que a cada minuto de 2020 quase 150 mil fotos tenham sido postadas no Facebook, mais de 300 mil stories publicados no Instagram e mais de 40 milhões de mensagens tenham sido enviadas pelo WhatsApp.
O resultado de tal assoberbamento de informação é que se existe uma infinidade de conteúdos que não permite esclarecer as dúvidas dos utilizadores – que trazem até informação errada e não agregam valor à jornada do consumidor – que não são relevantes e que não ajudam a construir uma comunidade forte em torno das marcas e empresas. Chegou agora a hora do volte-face: desacelerar em nome da qualidade e não da quantidade.
A pandemia trocou as voltas ao conteúdo?
Há vários especialistas que notam a desaceleração que a pandemia provocou ao planeta e o facto de, com mais tempo para refletir, os utilizadores terem posto de lado conteúdos mais superficiais, para se relacionar com temas que são mais importantes para a sua vida e lhes acrescentam algo.
Os defensores desta abordagem acreditam que as pessoas querem consumir bons conteúdos, que são aqueles que entregam valor ao consumidor, que mostram a identidade e o propósito da marca, e que ainda conseguem criar uma ligação mais profunda e consistente com a sua audiência.
Para seguir essa via é preciso planeamento, pesquisa, maturação, espírito crítico e revisão. Precisam também de criatividade, inspiração, análise de dados, alinhamento com o perfil do consumidor e com o perfil da marca, o seu posicionamento e os seus princípios. E, claro, tudo isso leva tempo.
Nos conteúdos, esta corrente considera que as necessidades dos negócios foram colocadas à frente das necessidades do seu público – e aquilo que é urgente passou à frente do que é mais importante, e que é o poderá dar à marca a consistência pretendida no médio e no longo prazo. Mesmo quando tem pouco tempo, o mercado terá sempre de tornar o conteúdo relevante, de modo a conseguir fazer a diferença.
O que é a ecologia editorial?
O que se pede hoje é menos exposição, mas maior ligação com a audiência, densidade e qualidade, ao contrário de um plano editorial desajustado e voltado para métricas altas, mas sem futuro.
Citando Olivier Cimelière, vice-presidente, da ESJ Pro Entreprise, numa época em que se privilegia uma comunicação responsável que leve em consideração a sua pegada de carbono, e em que se promove um discurso mais ambientalista, também deveria estar na moda olhar para os “conteúdos lentos” com mais cuidado. Diante da profusão, sem reflexão, de conteúdo despejado a cada segundo, cultivar a ecologia editorial seria, finalmente, favorecer a qualidade em vez da quantidade e tornar a pressão da informação menos opressiva e mais construtiva.
O que achou deste artigo? Dê-nos o seu feedback e conte connosco para o ajudar a definir o seu Investimento em Marketing Digital.
piriton allergy tablets canada most recommended allergy medication allergy pills for adults
buy prednisone without prescription order prednisone 20mg online cheap
nausea medication begins with e buy pill zidovudine
acne treatment for teenage boys buy cheap benzoyl peroxide prescription acne treatment products
generic allergy medication list buy medrol usa allergy pills for rash
anti nausea medication brand names duricef 250mg generic
buy isotretinoin pill accutane canada buy accutane 40mg sale
buy amoxil pill brand amoxicillin 1000mg cheap amoxil pills
prescription lunesta pills online phenergan online order
azithromycin oral azithromycin price zithromax medication
buy gabapentin medication neurontin online
azipro 500mg generic azithromycin 500mg without prescription buy azipro paypal
lasix 100mg generic brand lasix 100mg
brand prednisolone 20mg omnacortil 40mg uk buy omnacortil generic
buy amoxicillin pill cost amoxicillin 1000mg oral amoxil 250mg
buy doxycycline generic doxycycline 100mg tablet
albuterol 4mg tablet purchase albuterol generic albuterol inhaler
purchase augmentin sale purchase amoxiclav online
levothroid without prescription order synthroid purchase synthroid sale
cheap vardenafil 10mg levitra 20mg pills
tizanidine 2mg tablet where to buy tizanidine without a prescription buy tizanidine online
clomiphene generic serophene for sale serophene online buy
prednisone 20mg pills order prednisone 5mg sale cheap prednisone 40mg
cost semaglutide buy rybelsus 14mg pill semaglutide for sale online
cost accutane 10mg isotretinoin 40mg drug isotretinoin 20mg us
Vous pouvez utiliser un logiciel de gestion des parents pour guider et surveiller le comportement des enfants sur Internet. Avec l’aide des 10 logiciels de gestion parentale les plus intelligents suivants, vous pouvez suivre l’historique des appels de votre enfant, l’historique de navigation, l’accès au contenu dangereux, les applications qu’il installe, etc.
rybelsus 14 mg cheap order semaglutide 14 mg generic buy semaglutide 14mg online cheap
albuterol brand albuterol uk albuterol tablet
amoxicillin medication amoxil 250mg usa order amoxicillin without prescription
augmentin online order augmentin 625mg sale cost amoxiclav
azithromycin 250mg canada order azithromycin online cheap cheap azithromycin
synthroid 75mcg pill levothyroxine without prescription cheap levoxyl pills
omnacortil 10mg sale omnacortil 40mg for sale buy prednisolone generic
brand serophene purchase clomiphene pill buy clomiphene 100mg online cheap
buy gabapentin cheap buy generic gabapentin buy neurontin 600mg pill
buy lasix buy lasix 100mg sale buy lasix 100mg pills
Meilleure application de contrôle parental pour protéger vos enfants – Moniteur secrètement secret GPS, SMS, appels, WhatsApp, Facebook, localisation. Vous pouvez surveiller à distance les activités du téléphone mobile après le téléchargement et installer l’apk sur le téléphone cible.
purchase viagra sale us viagra order viagra 50mg sale
monodox canada buy acticlate online buy doxycycline generic
where to buy rybelsus without a prescription order rybelsus 14mg pills buy semaglutide pills for sale
internet roulette blackjack online for real money gambling casino
how to get levitra without a prescription purchase vardenafil generic order levitra 10mg online cheap
order pregabalin 150mg online cheap buy cheap generic pregabalin lyrica canada
buy plaquenil cheap order hydroxychloroquine 200mg sale plaquenil price
triamcinolone 4mg generic buy generic triamcinolone online where can i buy aristocort
tadalafil 20mg usa order cialis 20mg pill order tadalafil 10mg generic
desloratadine over the counter desloratadine 5mg oral purchase clarinex
order cenforce 100mg generic purchase cenforce generic cenforce online order
loratadine pills buy cheap generic claritin buy loratadine pills
order aralen 250mg pills chloroquine usa order aralen 250mg online
dapoxetine medication cytotec 200mcg generic cytotec 200mcg tablet
buy metformin 1000mg generic glucophage online order buy metformin for sale
xenical cost orlistat canada generic diltiazem 180mg
lipitor 20mg cost order atorvastatin 10mg generic lipitor 10mg canada
zovirax 400mg us order generic zovirax zyloprim pill
amlodipine 5mg uk amlodipine 10mg over the counter norvasc pill
buy zestril online cheap oral lisinopril order lisinopril pills
order crestor for sale ezetimibe 10mg ca ezetimibe over the counter
prilosec 10mg uk buy omeprazole tablets prilosec order
motilium 10mg price purchase motilium without prescription order tetracycline generic
metoprolol 50mg without prescription order metoprolol 100mg online cheap lopressor canada
flexeril order online purchase cyclobenzaprine pill order generic baclofen 10mg
ketorolac cost buy colchicine 0.5mg pill buy generic colcrys for sale
buy cheap generic atenolol generic atenolol 100mg atenolol 50mg cost
buy methylprednisolone 8mg online medrol price cost depo-medrol