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Comunicar nas Redes Sociais

Comunicar com as pessoas e não para as pessoas

Para uma boa comunicação de um produto ou serviço, as empresas estão constantemente a reunir informações sobre os hábitos e preferências de compra dos consumidores. Estes dados serão mais bem aproveitados se a relação que estabelecem com os seus clientes for valorizada e, além disso, se estas informações forem usadas não apenas para criar melhores vendas e oportunidades para a empresa, mas para apresentar melhores escolhas e ofertas com valor para o cliente. Ou seja, se existir uma confiança recíproca e um valor mútuo entre a empresa e consumidor.

 

Pessoas nas redes sociais, empresas nas redes sociais

Com o avanço da tecnologia, as redes sociais têm tido um impacto cada vez maior na sociedade. Os smartphones, tablets e iphones são hoje em dia elementos indispensáveis no dia-a-dia das pessoas, em qualquer altura e lugar, em ambiente de lazer ou profissional. É através deles que se torna possível aceder às redes sociais, o que faz com que estas participem num dia normal de qualquer pessoa.

É por isso que, hoje em dia, os canais de comunicação digitais têm sido cada vez mais utilizados pelas empresas para chegar aos consumidores, tirando partido das redes sociais que ligam as pessoas de qualquer parte do mundo e de todas as gerações.

Surge, assim, uma nova forma de comunicar com os clientes. As redes sociais permitem que seja criada uma relação mais próxima com o consumidor, e permitem que se vá além das promoções da marca: são um canal de relacionamento online, que beneficia não só a empresa, como também o consumidor.

 

Pessoas – Marcas | Marcas – Pessoas

Mais do que consumir, as pessoas querem estar envolvidas. Pretendem relacionar-se com a marca e compartilhar as experiências que viveram, através de publicações que relatam os locais onde estiveram e os novos produtos que compraram, o que ajuda na construção e divulgação da marca de forma gratuita.

Além de permitir localizar comunidades, a comunicação através das redes sociais facilita o atendimento ao cliente. Qualquer dúvida que precisam de esclarecer e informação que precisam se saber é mais facilmente obtida através dos canais digitais.

Assim, as redes sociais têm a capacidade de unir pessoas e marcas, através do relacionamento online, presente no dia-a-dia das pessoas, no ecrã mais próximo de cada consumidor. Campanhas e promoções fazem parte de uma estratégia de comunicação de um produto ou serviço, mas não sozinhos. É necessária interação com as pessoas, para que estas se possam identificar com as publicações, e seja estabelecido um diálogo entre a marca e o consumidor.

Torna-se cada vez mais necessário que as marcas estejam onde estão as pessoas para que as pessoas vão por iniciativa própria ao encontro das marcas.

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