Logo

Como verificar uma conta de Instagram

O “boom” de influenciadores que está a ocorrer nas redes sociais despoletou a importância de cada vez mais pessoas terem a sua conta de Instagram verificada com o distintivo de verificação (check azul) no perfil.

 

Porquê ter o distintivo de verificação no perfil?

É uma forma de identificar que a conta é fidedigna e autêntica. Isto é, que a conta pertence oficialmente a uma figura pública, celebridade, marca global ou outra entidade relevante. Algo que se revela muito importante perante o crescente número de casos de perfis falsos e roubo de contas.

 

Posso ter a minha conta de Instagram verificada?

Até agora, os perfis de Instagram que tinham distintivo de verificação eram escolhidos por um processo de análise do próprio Instagram.

Apesar das figuras públicas e grandes marcas terem uma maior necessidade de ter a sua conta verificada, agora qualquer usuário pode fazer o pedido de verificação da sua conta.

Atenção, isto não significa que qualquer usuário que comprove a sua identidade consiga o distintivo, o processo de pedido passa por critérios de aceitação rigorosos.

 

Quais são os requisitos para obter o distintivo de verificação?

Ao avaliar a conta, o Instagram vai considerar vários fatores para determinar se a conta em questão é de interesse público e se cumpre os critérios de verificação.

Para além de ter de seguir os Termos de Serviço e as Normas da Comunidade do Instagram, a conta tem de ser:

Autêntica: representar uma pessoa real, um negócio registado ou uma entidade;

Exclusiva: da pessoa ou do negócio que representa, sendo que só pode ser verificada uma conta por pessoa ou negócio (exceto contas de idiomas específicos) e não são verificadas contas de interesses gerais.

Completa: a conta tem de ser pública, ter uma biografia, foto de perfil e, pelo menos, uma publicação. O perfil não pode ter ligações de outras redes sociais;

Reconhecida: representar uma pessoa, marca ou entidade reconhecida (muito pesquisada). São favorecidas contas que surgem em muitas notícias e não são considerados conteúdos pagos ou promocionais.

 

Como fazer o pedido de verificação de conta?

É um processo muito simples e pode fazer através da aplicação de Instagram no telemóvel:

1. Entrar no perfil da conta de Instagram;

2. Aceder a “Definições” (no canto superior direito);

3. Tocar em “Pedir Verificação”;

4. Preencher a candidatura e anexar uma foto com um documento de identificação com foto oficial ou os documentos oficiais do negócio.

É importante saber que o Instagram NÃO requer pagamento como forma de verificação nem entra em contacto a pedir para confirmar a verificação.

Depois de analisar o pedido, o Instagram envia uma notificação a informar se a conta foi ou não verificada. Se o pedido for negado, pode tentar novamente após 30 dias.

 

Para além da exclusividade e dos óbvios motivos de segurança, ter a conta verificada é uma excelente forma de conquistar credibilidade perante o público, ganhar seguidores e aumentar a sua taxa de interação.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO