Logo

Como será o futuro do negócio de Leads?

O que é são Leads?

Leads são potenciais consumidores de uma marca que demonstraram interesse em consumir o seu produto ou serviço.

 

A geração de Leads tem evoluído muito ao longo dos anos, começou pelo boca a boca, evoluiu para a imprensa escrita, rádio e televisão. Actualmente a geração de Leads está centralizada nos meios digitais, onde as empresas utilizam uma combinação de campanhas de e-mail, marketing de conteúdos, redes sociais, motores de pesquisa para alcançar uma audiência global com custos mais reduzidos que nos formatos tradicionais.

 

Temos assistido nos últimos anos a um boom no negócio de Leads, com a maioria das empresas portuguesas a acordarem para este fenómeno e a quererem entrar neste mundo. Optando por estratégias de aquisição de Leads (CPL) onde pagam um valor fixo pela aquisição da Lead onde aquilo que interessa é aquisição do maior números de contactos possível.

 

Temos de ter a noção que a aquisição de uma Lead é apenas um primeiro passo para a conversão de uma pessoa num cliente e que depois de a pessoa fornecer os seus dados ainda tem de passar por diversas fases (contacto, apresentação das características e benefícios do produto ao serviço…) até se tornar um verdadeiro consumidor. Como disse anteriormente, as Leads podem ser geradas através de diferentes formas, e-mail marketing, campanhas agressivas de publicidade, marketing de conteúdos… e a probabilidade de converter a pessoa em cliente depende também da forma como foi adquirida a Lead. Por norma, a taxa de conversão de uma Lead para transformar uma pessoa em cliente gerada através de uma estratégia de Marketing de conteúdos relevante é muito superior a uma Lead que foi gerada através de uma campanha de E-mail Marketing agressiva. Porque o cliente está mais bem informado, perdeu tempo e esteve interesse em ler os conteúdos que apresentámos, conhece melhor o produto ou serviço e ainda se mostrou disponível para fornecer os seus dados e ser contactado.

 

Como será o seu futuro?

 

O negócio da geração de Leads irá continuar a crescer, mas temos de ter a noção que as empresas estão mais informadas sobre este negócio e cada vez mais irão ligar à qualidade das Leads geradas e não à sua quantidade. Vão estar mais focadas na rentabilidade do seu negócio e nas taxas de conversão das Leads que lhe são fornecidas. Mais rapidamente irão pagar 20€ por uma Lead que tem uma taxa de conversão de 20% do que 10€ por uma Lead que tem uma taxa de conversão de 5%.

 

Depois da novidade e do crescimento que este negócio teve, estamos a entrar numa fase em que a procura por Leads vai continuar mas com clientes mais exigentes, informados e focados na rentabilidade do seu negócio. Devemos apostar em conteúdos relevantes, direccionados para uma audiência segmentada e que esteja verdadeiramente interessada no produto ou serviço que estamos a promover.

 

Agora é a sua vez! Diga-nos o que pensa do futuro do negócio de Leads. Concorda com o artigo que lhe apresentámos? Comente esta publicação ou >Fale Connosco<.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO