Logo

Dicas de SEO – A 1º Posição pode ser sua!

Como otimizar websites para motores de pesquisa

SEO é a técnica que lhe explica como otimizar websites para motores de pesquisa, e é também a forma de o Google reconhecer a qualidade e relevância que o nosso site tem para a pesquisa que foi realizada, de forma espontânea e sem implicar custos promocionais para a empresa, pois não implica investimento para o Google colocar-nos no topo da página de resultados.

Sabia que, de acordo com um estudo da  HubSpot, 80% do tráfego de um site começa com uma  pesquisa orgânica. E, segundo outro estudo do Search Engine Watch, a 1º página do Google recebe 92% do tráfego na primeira página.

Afinal, o que é isto de SEO?

A boa prática de SEO é essencial para as empresas, de maneira a garantirem que o seu site tem visibilidade e consegue visitas qualificadas a médio e longo prazo.

Poderá também querer desenvolver uma estratégia mista para poder obter resultados imediatos, e neste caso, pode optar tanto por investir tanto em SEO como em SEA (Search Engine Advertising), como acontece com as campanhas de Google Adwords ou Bing Ads, embora hoje em dia as pessoas tendem mais a olhar para os links orgânicos.

Como otimizar websites para motores de pesquisa, de forma a melhorar o desempenho do seu site?

 

Conteúdo é o melhor amigo

Para pôr em prática o SEO, comece por melhorar o conteúdo e a estrutura do seu website, sugestões que poderá consultar aqui.  O conteúdo deve ser escrito para a sua lead de forma regular, mostrando que conhece bem os seus potenciais clientes.

Keywords

O segundo passo de SEO é definir uma keyword que posicione o seu website e traduza o core do seu business. O truque aqui é encontrar o termo que o seu potencial cliente utilizará para realizar a pesquisa. Quanto mais objetivo e direcionado for, menos concorrência terá, o que, consequentemente, se traduzirá num grande volume de pesquisas. Os motores de pesquisa estão cada vez mais inteligentes. Existe um indexador chamado Latent Semantic Indexing. São keywords indexadas à sua keyword primária que conhecem e têm em conta o seu potencial cliente – através do uso de web crawlers.

O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta, que permite identificar tendência de pesquisas, novas palavras para o seu site/landing page/ serviço, ou mesmo sector de negócio, e dá-lhe uma estimativa média do volume de pesquisas, num específico período temporal.

Construção de Links

Ao utilizar links internos, está a dar mais valor às suas páginas, e também apresenta mais motivos para os visitantes permanecerem no seu site. No entanto tenha atenção à quantidade de links que utiliza, porque a mais, pode obter o efeito contrário ao pretendido.

Uma prática fundamental de SEO é a utilização de links externos. Utilizar links de blogs ou sites com relevância e valor para o seu business, traduzirá um aumento de valor percepcionado pelo Google para o seu site.  Guest Blogging é a forma mais utilizada por donos de blogs/sites, em que o autor convidado pode incluir no seu texto alguns links que redireccionem para o seu próprio blog, e vice-versa. Apenas deve haver algum cuidado e adequar a escolha dos convidados que não detenham valor para a sua audiência. Um mau uso de keywords enfraquecem o seu domínio.

Meta Tags, Imagens, Vídeos e Rich Snippets

São ferramentas importantes de comunicação entre o programador e os motores de pesquisa. Otimizam cada página do site e disponibilizam informações aos motores de pesquisa, sobre o título e uma breve descrição da página, que páginas devem ser indexadas, entre outras instruções, que serão exibidas nos resultados de pesquisa – SERP. Crie Meta Tags únicas e criativas para corresponder o seu conteúdo ao conteúdo da página em questão.

Como otimizar websites para motores de pesquisa. O uso de imagens e vídeos são elementos importantes também para otimizar o seu site nos motores de pesquisa, pela facilidade de consumo de informação por parte dos visitantes. O uso de vídeos evidenciados através de Rich Snippets, informações inseridas na estrutura HTML com o objectivo de organizar e classificar o conteúdo na web, aumentam as possibilidades de subir nos rankings do Google.

A MOZ é uma extensão que ajuda à analise de algumas ferramentas user-friendly de SEO e que permitem obter rapidamente a análise de vários elementos da página que está a visitar, como o URL, Page Title, Meta Description, Headings, Bold & Italic Terms e Alt-Text.

Mobile Friendliness

60% do tráfego online já ocorre em dispositivos móveis, sabia? Cada vez mais, e por conveniência da sua usabilidade, as pesquisas são feitas através de dispositivo móvel. A utilização de um design responsive na construção do website, adequado à leitura e fácil utilização, garante um bom desempenho do mesmo, e até o Google sabe a sua validez.

Redes Sociais

Como otimizar websites para motores de pesquisa. Uma forte presença nas redes sociais,  cada vez mais é importante, pois representam também em si formas de pesquisa. O investimento em Social Media traduz-se numa grande oportunidade em atrair trafego para o seu website.

 

Para finalizar, deixo abaixo algumas métricas importantes, para ter em conta após a implementação do SEO. Se for certinho e rigoroso, no acompanhamento destas métricas, saberá como otimizar websites para motores de pesquisa. Consequentemente, irá conseguir um bom posicionamento no SERP, e aumentar o volume de negócio da sua empresa.

 

. Classifique as palavras-chave para saber de onde vem o tráfego – Google Keyword Planner

. Verifique o domínio de autoridade do seu site.

. Fique atento ao tráfego de pesquisa orgânica. (ao número de visitantes que chegam ao website com base em resultados de pesquisa orgânica e outras fontes não pagas).  Pergunte-se se é bem visto pelos motores de pesquisa.

. Verifique o tempo médio gasto pelos visitantes nas páginas e meça se o seu site está a agarrar o cliente.

. Verifique a usabilidade das páginas medindo os visitantes por página.

. Observe o número de visitantes assíduos e meça se está a causar boa impressão.

. Meça a taxa de Bounce Rate – verifique quais os clientes assustados.

. Melhore a velocidade do carregamento de página e assim evita o Bounce Rate:  O Google PageSpeed Insights ajuda a identificar problemas e medir os dados de performance/velocidade da página em dispositivos móveis e desktop.

. Monitorize e reporte erros de crawling: elimine problemas de indexação!

. Verifique o tráfego por equipamento.

. Verifique o rastreamento diário e o tempo despendido em download.

. Índex Status: Monitorize a saúde do seu site.

. 404 error: verifique os códigos de erros e os links mal atualizados

. Monitorize as conversões realizadas no seu site.

 

>> Mais artigos sobre SEO <<

>> Saiba mais sobre os nossos serviços de Search Engine Marketing<<

>> Fale connosco <<

DEIXE O SEU COMENTÁRIO