Logo

BLOGS: Qual a sua importância numa Estratégia de Marketing Digital?

COMO FAZER UM BLOG?

Os blogs são, cada vez mais, uma das mais decisivas ferramentas numa Estratégia Integrada de Marketing Digital. Neste artigo, iremos explicar as principais razões dessa importância, bem como, passo a passo, como fazer um Blog.

Esta ferramenta, que remonta aos primórdios do Marketing Digital, continua a ter um papel fundamental no crescimento das empresas, através do seu impacto em várias áreas das suas presenças online:

SEO: SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

Sabe quando está no Google à procura de um tutorial, de uma explicação ou mesmo apenas para satisfazer uma curiosidade? Se reparar, nunca lhe aparecem resultados de páginas estáticas de websites, mas sim artigos! Artigos esses que são, na sua maioria, escritos em ferramentas de Blog (mesmo que dentro de websites institucionais). Uma das principais razões pelas quais as empresas escrevem esses artigos está ligada com o facto de melhorar significativamente os seus rankings nos motores de pesquisa.

Os artigos permitem aos websites posicionarem-se em muitas palavras-chave (chamadas “longtail keywords”) e atingirem os respetivos primeiros lugares,  graças à menor concorrência das mesmas. Adicionalmente, permitem também ganhar relevância e um melhor “score” para depois poderem competir nas palavras-chave mais estratégicas do negócio (estas, por norma, mais concorrenciais).

CREDIBILIZAÇÃO

Os motores de pesquisa vieram permitir que qualquer pessoa possa fazer uma análise muito mais exaustiva quando está à procura de uma empresa de um determinado produto ou serviço. Como tal, não chega termos um site impactante que explique o que fazemos, é fundamental conseguirmos credibilizar o nosso trabalho e assumirmo-nos como especialistas da nossa área de atuação. Se tenho, por exemplo, uma empresa de organização de eventos, é crucial tranquilizar os meus potenciais clientes através de artigos que demonstrem o meu “know-how” e que exemplifiquem (de forma constante) o trabalho que tenho vindo a desenvolver.

Só, desta forma, as empresas se conseguirão destacar da (em regra geral) grande concorrência que têm nas suas áreas de atuação.

REDES SOCIAIS E EMAIL MARKETING

Outro aspeto muito importante dos Blogs empresariais é o facto de servirem como HUB de conteúdos para os restantes Canais de Comunicação online. Ou seja, infelizmente, muitas empresas usam canais inapropriados para tentarem transmitir os seus conhecimentos, nomeadamente as redes sociais e as newsletters. Estes são canais dinâmicos onde os conteúdos rapidamente se perdem e não são potenciados como deveriam. Um Blog permite que os conteúdos sejam “eternos” e estejam categorizados de forma a poderem sempre ser encontrados. As redes sociais e as newsletters deverão sim servir como veículo de comunicação desses conteúdos para as diferentes comunidades online das empresas.

Em resumo, ao criarmos artigos num Blog dentro do nosso site empresarial estamos a gerar tráfego, não só através dos motores de pesquisa, como a fornecer conteúdos próprios altamente relevantes que, comunicados nos outros canais digitais do negócio, irão gerar ainda mais visitas ao nosso website.

CASO PRÁTICO: Na maioria das Redes Sociais empresariais assistimos muito à partilha de artigos de jornais, revistas e portais online sobre temáticas do negócio, dentro do pretexto de que são conteúdos relevantes para as nossas comunidades. No entanto, o que estamos a fazer, na prática, é a tirar essas pessoas de dentro do funil de conversão do nosso negócio e a mandá-las conscientemente para outros canais. Tendo um blog próprio garantimos que todos os conteúdos relevantes que queremos comunicar às nossas audiências  são lidos sem nunca sairem desse funil. Na verdade, o facto das pessoas sairem do Facebook e entrarem no nosso site só as aproxima cada vez mais do fim do funil, ou seja, torna-as cada vez mais como potenciais clientes do nosso negócio.

LEAD GENERATION

A conclusão dos pontos anteriores é que um Blog permite gerar mais tráfego para um website e, ainda, credibiliza-lo enquanto especialista nas suas áreas de atuação. No entanto, nada disto gera automaticamente negócio. É preciso definir uma estratégia de criação de conteúdos que esteja otimizada para que as pessoas queiram saber mais e submetam um pedido de informação. A estes pedidos de informação chamamos “Leads”. Por norma, em serviços e produtos que não são vendidos diretamente online, este é o último passo do Funil em Marketing Digital, sendo que, depois, a conversão das mesmas em Clientes efetivos será feita offline.

No final deste artigo, encontrarão um exemplo prático deste ponto.

Já o convencemos da importância de ter um Blog dentro do seu Website? Boa! Saiba agora como fazer um Blog.

COMO FAZER UM BLOG EM 3 PASSOS

 

PASSO 1 – ESCOLHER E CONFIGURAR A FERRAMENTA

Hoje em dia existem dezenas de boas ferramentas onde poderá configurar o seu Blog empresarial sem ter qualquer conhecimento de webdesign: Estas ferramentas são muito intuitivas e de rápida aprendizagem. É apenas fundamental confirmar que tenha um plug-in para a gestão do SEO que, tal como já referimos, é uma das vantagens principais de ter um Blog. Algumas das ferramentas mais conhecidas são:

WORDPRESS – o mais profissional e com as melhores ferramentas de SEO.

BLOGGER – o mais conhecido e utilizado (pertence à Google). É também o mais rápido e fácil de implementar.

SQUARESPACE – o mais criativo e visual.

Saiba mais como fazer um Blog WordPress aqui.

PASSO 2 – CRIAR CATEGORIAS E UM PLANO DE CONTEÚDOS

Mal comece a configurar o seu Blog vai logo precisar de o categorizar. Na prática, terá de definir quais os diferentes temas sobre os quais irá escrever. No caso deste Blog, as Categorias são, na sua maioria, as nossas áreas de negócio (Websites, Publicidade Online, Redes Sociais, Estratégias, etc). Ainda assim, adicionámos também outras temáticas que escrevemos com regularidade, nomeadamente Novas ferramentas, Recrutamento, e Novidades da nossa empresa. Estas categorias permitem, não só, que os utilizadores do Blog possam encontrar rapidamente os conteúdos que mais lhes interessam, como também servir de base para o planeamento de conteúdos que deverá depois ser feito.

Este plano de conteúdos é o equivalente ao plano editorial de um jornal ou revista (mas simplificado). Ou seja, o principal objetivo do mesmo será servir de Manual de Atuação Estratégica sempre que alguém for escrever no Blog. Deverá ter uma listagem exaustiva, separada por categorias, de todo o tipo de “rúbricas” / ideias que irão ser abordadas no Blog. Isto permitirá que haja uma coerência entre todos os artigos, que é muito apreciada, não só pelos utilizadores que o irão seguir, como pelos motores de pesquisa (quanto mais coerente um blog é, maior o foco em tudo o que é produzido e maior a relevância lhe é atribuida pelo Google).

Por último, neste plano de conteúdos deverá ser também atribuída uma cadência obrigatória para cada rubrica definida, que obrigue o “Blogger” a fornecer conteúdos constantes para os seus seguidores.

 

PASSO 3 – ESCREVER!

Depois de configurado o Blog, e de criado o referido planeamento de conteúdos, já só precisa de mais uma dica para ficar a saber como fazer um blog: Começar a Escrever! Obrigue-se a cumprir as metas de cadência definidas no planeamento e escreva sobre as temáticas mais estratégicas. Se se sentir inspirado, escreva tudo o que conseguir, mas não publique logo! Guarde esses artigos para mais tarde ir mantendo os timings que os seus seguidores já estão à espera.

Gostava de saber mais sobre como escrever para Marketing Digital? Leia este artigo.

Depois de escrever os artigos, nunca se esqueça de adicionar uma imagem que o exemplifque (se tudo correr bem, esse artigo será partilhado nas redes sociais e noutros canais, pelo que deverá sempre ir acompanhado por uma imagem) e, acima de tudo, configure os parâmteros de SEO! Só assim vai aproveitar todo o potenciar do mesmo para  gerar tráfego nos motores de pesquisa. Se optar por um Blog WordPress, recomendamos que configure o Yoast para o ajudar a subir nos rankings de pesquisa (saiba mais aqui).

 

Esperamos ter conseguido criar um bichinho na sua barriga para o motivar a ter um Blog para a sua empresa e, já sabe, se quiser contar com o apoio da BYD na criação e gestão do mesmo, basta entrar em contacto connosco!

 

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO