Logo

Como criar uma loja no Instagram

Em breve vai ser ainda mais fácil fazer compras no Instagram!

Mark Zuckerberg anunciou recentemente que vai estar disponível uma nova funcionalidade no Instagram para fazer compras diretamente na aplicação.

Neste momento, para efetuar a compra de um produto no Instagram Shopping, os utilizadores são reencaminhados para o site da marca, onde podem realizar o processo de checkout. Com a nova funcionalidade isto vai deixar de acontecer. Os utilizadores fazem a compra através do próprio Instagram e este vai cobrar uma comissão às marcas, por cada transação feita dentro da aplicação.

Este processo de compra já está disponível nos EUA, mas apenas para um conjunto restrito de marcas com a Nike, Burberry, H&M, MAC Cosmetics, Michael Kors, Oscar de la Renta, Prada e Zara.

Enquanto esta nova funcionalidade não chega a Portugal, pode preparar-se e criar já a sua loja no Instagram. Vamos explicar-lhe como fazer.

Para configurar o Instagram Shopping precisa:

  1. Ter uma página de Facebook configurada no Gestor de Negócios;
  2. Integrar o catálogo de produtos da sua marca na Loja do Facebook. Existem duas formas de fazer este processo: registando manualmente as fotos e as descrições no separador “Loja” da página de Facebook, ou adicionando o catálogo de produtos no Gestor de Negócios, seguindo as recomendações do Facebook.
  3. Transformar a sua conta de Instagram num perfil comercial;
  4. Associar a sua conta de Instagram à sua página de Facebook;
  5. Clicar em “Configurações” no seu perfil e ver se a opção “Produtos” permite adicionar o catálogo de produtos associado ao perfil comercial.

Se esta opção não estiver disponível, é porque a sua conta deve estar a ser analisada ou não foi aprovada para compras no Instagram.

 

  1. Agora a opção “Marcar Produtos” vai estar visível antes de partilhar uma publicação. Cada publicação tem um limite de 5 produtos por imagem ou 20 produtos num carrossel. Para ativar a opção “Comprar” (onde aparecem as publicações dos produtos tipo catálogo) no feed, é necessário ter, no mínimo, 9 publicações com produtos marcados no Instagram Shopping.

Et voilá, agora é ter mãos a medir para as compras que vai receber no seu site e esperar que a nova funcionalidade chegue rápido a Portugal e fique disponível para todas as marcas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO