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GIVEAWAY

Os giveaways nas redes sociais, onde os utilizadores ficam habilitados a um determinado prémio quando seguem uma página ou comentam uma publicação, são uma prática cada vez mais frequente. Este tipo de passatempo pode ser fundamental para o arranque de uma nova marca, dado que não só permite atrair novos seguidores, como também potencia uma onda de interação orgânica. Dada a sua relevância iremos aprofundar em que medida um giveaway representa benefícios para a sua estratégia digital e que aspetos se devem ter em conta na sua preparação.

Quais são as vantagens de criar um giveaway?

  • Ganhar visibilidade

Um giveaway é um mecanismo muito eficaz para se conquistar reconhecimento e notoriedade. Ao estimular o público a partilhar determinada publicação ou a identificar amigos nos comentários, a marca pode alcançar um público orgânico muito maior e que, em circunstâncias “normais”, seria inalcançável.

  • Angariação de seguidores

Muitas vezes, as dezenas de utilizadores que caem na publicação de um giveaway, devido à partilha ou identificação do amigo, acabam por se interessar no prémio e participar também. Se um dos requisitos do concurso for o “seguir a página”, este pode tornar-se num importante gatilho para angariar novos seguidores.

  • Impulsionar interações

Outros dos requisitos mais comuns num giveaway são o “colocar gosto na publicação” e o “comentar a publicação”. Esta dinâmica gera um volume de interações muito elevado e essencial para a performance da página.

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Recomendações para a criação de um giveaway

  • Escolha o prémio estrategicamente

A escolha do prémio não deve ser aleatória e, muito menos, basear-se num produto ou serviço valioso para atrair muitos seguidores. O prémio deve, efetivamente, ser de valor, mas apenas para o seu público-alvo.

O objetivo da concretização do concurso é angariar seguidores que, quando o mesmo terminar, manter-se-ão a seguir a página. Portanto, o prémio deve ser algo que interesse especificamente o seu público-alvo. Ou seja, para uma marca de roupa de bebé fará mais sentido oferecer um carrinho de bebé (que irá atrair todos os futuros papás que poderão estar interessados nas roupinhas) do que um telemóvel topo de gama (que irá atrair pessoas de largo espetro).

  • Cumpra todas as legalidades

Precaver-se para todas as situações através de um regulamento explícito e público é sempre um ponto a seu favor. Além disso, transmite credibilidade e confiança aos utilizadores. Caso o formato do giveaway seja um sorteio, onde o vencedor é escolhido aleatoriamente através de um software, o mesmo deve ser comunicado à Administração Interna e ser-lhe-á aplicada uma taxa legal de 500€. O incumprimento desta medida pode resultar numa coima até 25 000€.

A nossa recomendação é que se opte por um formato de giveaway em que o prémio é atribuído com base em determinado critério, como a originalidade, que será avaliado por um júri e determinará o vencedor do passatempo.

  • Defina todos os detalhes do concurso

Toda a logística do sorteio deve ser cuidadosamente planeada, desde a aquisição do produto até à sua entrega ao vencedor. Também as regras do mesmo devem ser claras para que todos os utilizadores as consigam seguir, sem entraves.

Em suma

O giveaway pode potenciar um boost nas redes sociais desde que seja devidamente planeado, cumpra todos os requisitos legais e que seja adaptado à sua estratégia de marketing.

O que achou deste artigo? Dê-nos o seu feedback e conte connosco para o ajudar a definir o seu Investimento em Marketing Digital.

Poderá encontrar mais informação sobre as áreas em que o podemos ajudar aqui:

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