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Como Anunciar no Instagram: Passo a Passo

COMO ANUNCIAR NO INSTAGRAM

Diariamente recebemos emails de marcas, negócios locais e, até, de grandes empresas, a pedirem-nos apoio na criação de anúncios no Instagram. Desta forma, decidimos criar um artigo a explicar, passo a passo, como anunciar no Instagram.

Muita gente ainda não sabe, mas o Instagram foi comprado há uns anos pelo Facebook. Isto permitiu, entre outras coisas, integrar num só local todos os anúncios criados para ambas as plataformas.

Inclusivamente, no Instagram conseguimos anunciar usando dados de segmentação dos utilizadores de Facebook (Fãs, comportamentos, interesses, etc). Adicionalmente, conseguimos também otimizar uma Campanha para a plataforma que estiver a ter uma melhor performance. Ou seja, os anúncios são inicialmente colocados em ambas as plataformas e, mais tarde, será alocado mais investimento à plataforma que estiver a ter melhores resultados.

Ainda assim, neste artigo “Como Anunciar no Instagram” faremos a explicação considerando que o leitor irá querer comunicar exclusivamente no Instagram.

1 – Como anunciar no Instagram: CRIAÇÃO DE PERFIL EMPRESARIAL

Se ainda não tem, o primeiro passo antes de começar a criar anúncios no Instagram será criar uma página empresarial. Para tal, pode converter uma página pessoal numa empresarial, ou criar uma de raiz.

Em qualquer um dos casos, é obrigatório ter já criada uma Página Empresarial de Facebook.

Depois de criada a página empresarial de Facebook, bem como a página de Instagram, devemos agora tornar esta última empresarial e sincroniza-la com a primeira. Para tal, basta seguir os seguintes passos:

. Vá às definições do seu perfil (roda dentada)
. Toque em ” Mudar para um Perfil Profissional”
. Associe a sua Página do Facebook selecionando a Página que pretende ligar à sua página Profissional no Instagram
. Configure todos os dados empresariais e toque em concluir

Já está, agora está em condições de passar ao 2º passo.

2 – Como anunciar no Instagram: CRIAÇÃO DE CONTA DE ANUNCIANTE

Apesar de não saberem, todos os utilizadores de Facebook têm automaticamente associada uma conta de anunciante. Esta tem apenas de ser configurada agora com os dados fiscais da empresa que irá pagar os anúncios, para efeitos de faturação.

Para isto, basta aceder ao gestor de anúncios (aqui), aceder ao menu (canto superior esquerdo), ir ao separador “Definições” e clicar em “Definições da Conta de Anúncios”. Depois, é importante também definir como irá pagar pelos seus anúncios. Poderá faze-lo em “Faturação e Métodos de Pagamento”.

como anunciar no instagram

3 – Como anunciar no Instagram: DEFINIR O OBJETIVO DO ANÚNCIO

como anunciar no instagramDepois de criada a conta de anunciante, já podemos começar a criar as nossas campanhas. O primeiro passo é definir o objetivo da campanha. Para tal, clique em “Criar Campanha”.

Depois, irá aparecer um explicativo passo a passo para escolher o seu objetivo. Atualmente, o Instagram apenas aceita um dos seguintes objetivos (por isso escolha apenas um deles):

ALCANCE
DIVULGAÇÃO DA MARCA
CLIQUES PARA O SITE
INTERAÇÃO COM A PUBLICAÇÃO (RECOMENDADO PARA INSTAGRAM)
VISUALIZAÇÕES DE VÍDEO
CONVERSÕES NO SITE

4 – Como anunciar no Instagram: ESCOLHER PÚBLICO, BUDGET, TIMING E PLACEMENT DO ANÚNCIO
como anunciar no instagram

Depois de selecionado o objetivo do anúncio, temos agora de configurar todas as definições do mesmo. Onde vai aparecer, para quem, quanto tempo e com que budget.

Este conjunto de definições o Facebook / Instagram chama “Conjunto de Anúncio”.

ONDE PUBLICAR

Apesar desta não ser a primeira configuração pedida, é a mais importante para os leitores deste artigo, já que será a que permite definir o Instagram como local para publicação do anúncio. Para tal, basta selecionar a opção “Editar locais de publicação” (em vez de “Locais de publicação automáticos”) e desativar todas as opções menos o Feed do Instagram.

PÚBLICO

Temos de definir a audiência potencial que irá receber o anúncio. Nem toda a gente desta audiência irá ver, mas, quanto menor for o budget disponível, mais importante é reduzir ao máximo esta audiência de forma a garantir que apenas as pessoas mais importantes para o negócio o veem. Os critérios de segmentação que podem ser definidos são:

. Geografia (onde vivem ou estão)
. Idade
. Sexo
. Idiomas
. Dados demográficos (Formação, Profissão, Estado Civil, etc)
. Interesses
. Comportamentos
. Ligação a uma página (fãs ou não fãs)

BUDGET E HORÁRIO

Será nesta secção que deverão definir o orçamento e timings da campanha. Recomendamos que se comece sempre com um budget teste durante 2 dias (50€ por exemplo) e depois se vá ajustando mediante os resultados obtidos.

5 – Como anunciar no Instagram: DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DO ANÚNCIO

Parece estranho mas, de facto, o anúncio em si é o último passo de todos (e, provavelmente, o mais simples para a maioria das pessoas). Para o fazermos basta:

. Selecionarmos a página de Facebook (apesar de não anunciarmos no Facebook, esta é sempre a base para toda a publicidade)

. Selecionarmos a página de Instagram. Se ainda não estiver associada a uma conta empresarial, ver Passo 1 deste artigo.

. Selecionarmos o post que queremos divulgar (no caso recomendado de Objetivo de Interações). Caso não tenha sido ainda publicado no Facebook (nem seja o objetivo da marca publica-lo lá), o post pode ser publicado como rascunho. Para tal basta aceder às ferramentas de publicação e criar um rascunho novo. Depois de criado, basta inserir o ID do post no Campo “Insere a identificação da publicação”. O ID do post é o número que está no final do URL:

JÁ ESTÁ!

Agora é só efetuar a encomenda, aguardar aprovação do Facebook e acompanhar os resultados do anúncio!

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