Logo

O Que São Chatbots? E Porque Devo Usar?

Chatbots e vantagens empresariais

 Seja qual for a sua área de trabalho, é provável que já tenha ouvido falar do termo chatbots. No mundo de Marketing Digital, os chatbots trouxeram mais soluções para angariar novos clientes e fidelizar os clientes existentes; trouxeram mais soluções para gerar leads e por consequência, gerar mais vendas. E isso trouxe um brilhozinho aos olhos de todos os marketeers.

In Love Smile GIF by SpongeBob SquarePants - Find & Share on GIPHY

Desde o ano de 2016, o termo chatbots começou a ser falado com mais frequência.

chatbots

 

 

 

 

 

 

 

 

Começaram a aparecer mais chatbots para redes sociais, depois de empresas como o facebook disponibilizarem as APIs para que os programadores pudessem explorar e criar os seus próprios chatbots.

A oferta de chatbots estava a chegar, e os marketeers agradeciam: “Let the chats, begin!!!!”

Mas afinal o que é um chatbot?

Um chatbot é simplesmente um tipo de software que responde automaticamente a um utilizador. Funciona dentro de uma rede social, website ou qualquer outro software / aplicação e as respostas que o chatbot dá, são baseadas em regras (maior parte dos chatbots acessíveis aos marketeers) e inteligência artificial.

https://chatbotslife.com/chatbot-testing-1f359b5459a

Num bom chatbot, os fluxos de navegação são bem definidos, mesmo que complexos, e o utilizador é guiado para o objetivo, seja ele uma lead, venda ou contacto.

E quais são as vantagens de usar um chatbot nos canais digitais da minha empresa?

Segundo um estudo da Gartner, as pessoas hoje em dia preferem falar com equipas de suporte, vendas, etc.. por chat ao invés de falar por telefone. Para reforçar esta ideia, Mark Zuckerberg defende também que: Trocar mensagens são umas das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais. (The Verge)

A tendência é cada vez mais haver empresas cujos canais digitais tem Chatbots. As vantagens são várias:

  • Um chatbot está disponível 24*7*365 – O cliente tem uma resposta na hora e uma lead quente, converte mais facilmente. 😊
  • Pode responder a 1 ou 1000 pessoas ao mesmo tempo. E não fica chateado!
  • Um chatbot com um fluxo bem feito, diz ao cliente o que ele precisa de saber, dá as respostas certas e deixa o cliente muito satisfeito.

Existem milhares de chatbots, para plataformas como Microsoft, Google, Apple, Slack, Facebook; chatbots para todos os gostos, para todos os budgets e para todos os objetivos. Pode contratar uma agência para montar o chatbot, ou pode estruturar e montar o próprio chatbot. Dá trabalho, mas compensa implementar um ou mais chatbots.

chatbots

 

Para acabar fica aqui um cenário prático muito muito simples:

Imagine que vai ao cinema. Senta-se no seu lugar. Vê a primeira parte do filme e no intervalo apetece-lhe pipocas. Vai ao bar e… está uma fila enorme!!! “Ohhh Nãooo!” O que acontece é que provavelmente vai desistir de comprar pipocas.. menos uma venda.

Agora imagine o seguinte caso (por exemplo):

  • Chega ao intervalo e passa um comercial a dizer: Quer pipocas? Peça-nos no chat do Facebook!
  • Precisaria apenas de mandar uma mensagem para e simplesmente falar com o chatbot desenhado para o efeito.
  • É mais cómodo; é mais rápido; é mais simples; e gera + vendas!!

Uau! Quão espetacular é isto?

E existem mil e uma maneiras de usar um chatbot, para gerar mais vendas e deixar o cliente feliz 😊 Se não tem, está na hora de pensar num chatbot.

 

Agora é a sua vez! Diga-nos o que pensa dos Chatbots. Concorda com o artigo que lhe apresentámos? Comente esta publicação ou >Fale Connosco<.

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO