Tenho acompanhado o percurso da Farfetch e parece-me um bom case study para quem se interessa por empreendedorismo, presença digital e casos de sucesso de e-commerce. Se não conhece a empresa espreite aqui.
Começando por contextualizar a Farfetch é uma empresa global de e-commerce fundada em 2008 por José Neves. Esta empresa liga os compradores a mais de 400 boutiques de luxo através de uma única loja na Internet para uma experiência logística perfeita para compradores e vendedores. A Farfetch oferece a qualquer pequena loja de uma tecnologia de compras on-line elegante e simplificada para alimentar o comércio eletrônico. Oferece, igualmente, inteligência logística para entrega global no mesmo dia e retornos nas lojas, e fornece acesso a uma crescente base de clientes em todo o mundo. A empresa assinou parcerias com boutiques com base em 35 países e envia para clientes em 190 países, gerando uma receita de US $ 500 milhões em 2015. A empresa atualmente tem escritórios em 10 desses países
Mas o que se destaca é que desde o lançamento, a Farfetch tem crescido quase 100% a cada ano. Em 2014, faturou quase 300 milhões de euros, em 2015 chegou aos 450 milhões. O desafio é ultrapassar o Net-a-Porter, líder online no comércio de roupa de designers.
A visão que me entusiasma é que há uma tendência subjacente. Há negócios a crescer e prosperar, apenas, com presença online. Em Portugal, aponta-se para um crescimento de 15,7% no comércio eletrónico o que se destaca da média europeia que é de 13,3%. Este crescimento comunicado pelo relatório de eCommerce B2C da eCommerce Europe Association indica que 35% dos portugueses fazem compras através da internet.
Os valores de vendas online em 2016 ainda não é conhecido mas é expectável que tenham ultrapassado os 510 mil milhões de euros em toda a Europa. O otimismo é generalizado e confirma-se que há uma previsão que o volume de negócio seja de 598 e 660 mil milhões para 2017 e 2018, respetivamente.
São dados animadores e experiências inspiradoras que podem motivar todos aqueles que têm projetos na gaveta à espera de ganhar asas e voar. Comece pelo online e veja o que o futuro lhe reserva!