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As melhores campanhas de publicidade (para a nossa equipa) – Parte I

As campanhas publicitárias aproveitam a polémica, vão diretas à emoção, procuram a humanidade, fazem chorar a rir, comovem, inspiram, trazem melancolia, influencia, une pessoas, cria comunidades, marca gerações, sensibiliza, alerta, aproveita momentos reais, gera indignação, é provocador, é sarcástico, é familiar, é estranho, cria novos mundos, revive o passado, pensa no futuro, é inspiradora. E não é uma pessoa… é publicidade!

DA PUBLICIDADE ESCRITA EM MUROS DA ANTIGUIDADE AO DIGITAL DOS NOSSOS TEMPOS O OBJECTIVO É SÓ UM: FOCAR A ATENÇÃO.

RESPONDA RÁPIDO!

Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando lhe perguntam qual é o melhor anúncio de sempre? Ocorre-lhe alguma música viciante lá nos confins da memória? Uma imagem tão nítida como se fosse de um quadro pendurado na sua casa? Talvez um ambiente de um filme publicitário naturalmente familiar? Já se está a rir e ainda nem está nítida a memória do anúncio mais cómico que já viu? Será uma frase que guardou para sempre na mente e que lhe ocorre em tempos difíceis? – Pois é, a primeira coisa que recordar muito provavelmente é a sua campanha publicitária preferida de todos os tempos.

Na BYD fizemos o mesmo, percorremos cada pessoa da equipa com a mesma pergunta e obtivemos sempre respostas diferentes. Mas o mais interessante foi ver a emoção com que cada um de nós falou sobre o que considera a melhor campanha publicitária de todos os tempos, comprovando mais uma vez a importância de uma boa ideia criativa.

FINALMENTE, AS MELHORES CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

Bernardo Marques
Founding Partner | Head of Digital Strategy & Performance Advertising

  • Marca: Super Bock
  • Produto: Cerveja
  • Agência de Comunicação: Strat

Para o nosso Head of Digital Strategy & Performance Advertising a marca com as melhores campanhas de sempre é a Super Bock – “sobretudo as mais antigas”.

E acrescenta que uma das mais eficazes e marcantes é a campanha “Momentos”. Explica-nos que hoje em dia já é um cliché e que todas as marcas querem ter os seus “momentos”, mas diria que a marca pioneira e que iniciou este cliché foi a Super Bock.
A assinatura era “sabor autêntico”, acompanhado do mote “o que é autêntico tem mais sabor.” E é nesta linha de pensamento que exploraram o conceito, criando diversos “momentos autênticos” de consumo da cerveja muito bem executados, desde fotografias, pessoas, autenticidade, escolha de momentos, incrível seleção musical, etc.

“Não sei se eles filmaram mesmo situações / pessoas reais e autênticas, ou se foi tudo produzido de raiz com atores, mas se foi a segunda, foi mesmo muito bem feito.”

Reveja o vídeo que o Bernardo selecionou como exemplo e tente não se emocionar 😛

 

Ana Correia
Performance Manager

  • Marca: Pingo Doce
  • Produto: Cadeia de supermercados
  • Agência de Publicidade: BBDO

A nossa Perfomance Manager também escolheu uma marca nacional como a melhor campanha de sempre. Mais precisamente a de 2017 do Pingo Doce para o digital e televisão.

Explica-nos que foram criadas 4 histórias de famílias diferentes acompanhadas do mote “Faça da mesa um lugar melhor”. O tema aborda quotidianos reais das famílias portuguesas e o objetivo é chegar em primeiro ao cidadão e só depois ao consumidor. Todas as pessoas se podem identificar com as histórias partilhadas.

Os vídeos provocam sensibilização e empatia pois representam situações muito reais e, por vezes, complicadas da vida portuguesa. Leva a colocarmo-nos na pele dos personagens, mas sendo sempre espectadores, dando assim oportunidade de “sentir na pele” a situação que está a acontecer. O narrador desaparece, a comunicação não é feita diretamente para o recetor, passando a ser um diálogo, uma história, um momento com final feliz para quem o esta a apreciar.

Reveja a compilação de vídeos que a Ana selecionou como exemplo e sinta a empatia!

 

Leonor Canelas
Copywritter

  • Marca: Old Spice
  • Produto: Produtos masculinos
  • Agência de Publicidade: Wieden + Kennedy (rebranding)

Também eu escolhi a campanha que considero uma das melhores de sempre.
É a Old Spice.

O que considero um dos mais bem conseguidos vídeos publicitários de todos os tempos é o grande salto da marca (que ficou um pouco obsoleta com a chegada de marcas como a Nívea, Dove e etc) para uma marca atual com um rebranding muito arriscado.

É aqui que a Old Spice consegue o impossível: Muda o público-alvo – A prospeção de mercado revelou que as mulheres é que compravam os produtos de higiene pessoal para os seus maridos. Por isso, criaram um muito atrativo, cómico e empático. Agora com publico alvo definido e com um vídeo dinâmico e cheio de sentido de humor, estavam preparados e, apontaram diretamente para a media social, sendo esta a que considero a melhor estratégia de marketing: Youtube com mais visualizações na primeira hora que o discurso de vitória do Obama nas primeiras 24 horas.

É impossível passar despercebido e não achar graça à primeira frase do vídeo: Hello Ladies! Look at your man, now to me, now back at your man, now back to me. Sadly he isn’t me but

Com aquele estratégico “but” na frase.

Afinal, quantas marcas é que sobrevivem a dois rebrandings em 82 anos? Reveja aqui o vídeo.


Francisco Leal Coelho
Creative Director

  • Marca: PlayStation
  • Produto: Vídeo jogos da Sony
  • Agência de Publicidade: TBWA

O Creative Director da BYD escolheu a campanha da PlayStation de 1999/2000 – a campanha mais premiada do mundo nestas datas. Marcou uma ou mais gerações e todos nós fazemos parte de uma delas.
Conceito, produção, imagem, som e mood estão brilhantemente trabalhados e o publico alvo muito bem definido: O desejo de todo o Homem de transcender as barreiras do quotidiano terreno e banal.

O Francisco acrescenta, por volta dos 15/16 anos, o “Anúncio de lançamento da Playstation, e basicamente o que me ficou na cabeça é que podia ser o que queria, fazer o que queria e podia partilhar tudo isto com os meus amigos.”
Devido ao sucesso desta campanha, a PlayStation tinha criado um ícone, um modo de vida, um desejo constante de transcender. E uma linha só da marca que permitia que fosse explorada. Aqui o nosso criative director explica que “Este conceito ainda é muito presente nos dias de hoje como podes verificar nos anúncios que se seguiram da mesma marca.”

É bem possível que qualquer criança dos anos 90 e 2000 se recorde da introdução do diálogo que o personagem tem com o espectador: For years, I’ve lived a double life. In the day, I do my job – I ride the bus, roll up my sleeves with the hoi-polloi. But at night, I live a life of exhilaration of missed heartbeats and adrenaline (…)

Oferecemos-lhe uma viagem no tempo. Reveja aqui o vídeo e tente não ficar melancólico.

 

Catarina Gil
Project Manager

  • Marca: Coca-Cola
  • Produto: Coca-Cola
  • Agência de Publicidade: Leo Burnett WorlWide

A nossa Project Manager Catarina escolheu uma das mais poderosas campanhas publicitárias, de forma unanime na equipa, com um conceito de união muito forte e interativa. –  Coca-Cola Small World Machines – Bringing India & Pakistan Together.

Na sua opinião “A Coca Cola consegue sempre desenvolver campanhas que sensibilizam e chegam a todos, sem um target específico, focam-se em questões do dia a dia para alertar para problemas ou questões globais:  igualdade de género, bullying, amor, partilha, amizade, incompatibilização entre nações, multi-nacionalidades etc. Nesta campanha especifica, o que me marcou foi o facto de com uma ação tão pequena desafiarem um problema global e arranjarem uma forma de alertar para a união de duas nações que estão separadas há mais de 60 anos – Taking minner steps to solve bigger issues.
Slogan da altura – Open Happiness, resume muito os conceitos por trás de todas as campanhas da coca cola, como é que algo tão simples como uma lata/garrafa de coca cola pode trazer tanta felicidade.“

Reveja o vídeo e restabeleça a esperança na humanidade. Versão completa:

Reviu todas estas campanhas publicitárias?

Após ter assistido novamente aos vídeos sugeridos por nós faça uma pequena reflexão.
O que sentiu ao ver cada um deles? O que é que todos têm em comum? Porque é que funcionaram tão bem e porque se tornaram intemporais?

Se tivesse de escolher a melhor campanha publicitária de todos os tempos, qual seria?

Se está interessado em ler mais artigos sobre Publicidade Online, não deixe de explorar esta categoria no blog da BYD. 🙂

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