App Store Optimization: Quantas vezes já clicou numa aplicação só por esta aparecer no top ranking de uma categoria? Os utilizadores têm a tendência de clicar nas aplicações que aparecem nos primeiros cinco resultados.
De acordo com o Statista, existem cerca de 5 milhões de aplicações. Como é que podemos assim fazer com que a nossa aplicação seja visível para o nosso público-alvo?
Provavelmente já conhece ou já se deparou com o termo SEO. Pois bem, ASO (App Store Optimization) pode ser visto como o SEO para aplicações.
Aproveite e veja também: https://moz.com/blog/app-store-optimization-checklist
Em que consiste App Store Optimization?
Através da App Store Optimization temos dois objetivos para a nossa aplicação, aumentar a visibilidade e as taxas de conversão.
Ao aumentarmos a visibilidade de uma aplicação esta vai obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa das lojas. Quanto mais alta a classificação da aplicação, mais facilmente esta será descoberta pelo seu público-alvo.
Porém para aumentarmos as taxas de conversão não basta classificar a aplicação no top de pesquisas, é também necessário torná-la o mais chamativa e apelativa possível.
Aumentar a Visibilidade!
Qual é o elemento chave para que seja bem-sucedido?
O principal ponto de sucesso para uma estratégia de App Store Optimization é a otimização das keywords a utilizar.
Ao encontrar as melhores keywords para a sua aplicação, irá mais facilmente:
- Atingir o seu público-alvo;
- Classificar a sua aplicação o mais alto possível;
- Aumentar os downloads orgânicos.
App Store Optimization: Como otimizar essas keywords?
Podemos definir este processo como se fosse um ciclo a repetir constantemente de forma a obter sempre uma melhor performance.
Assim será necessário:
- Criar uma lista com as keywords potenciais para o seu negócio com base no mercado e categoria em que está inserido e nas funcionalidades que a aplicação oferece;
- Escolher as keyword a implementar mais relevantes para o posicionamento da sua aplicação, bem como para os objetivos do seu negócio;
- Avaliar e testar constantemente o desempenho das keywords implementadas.
Que elementos deve otimizar para aumentar a Visibilidade da aplicação?
Depois de escolhidas as keywords com mais relevância está na hora de implementar e otimizar!
Vamos assim otimizar certos elementos da aplicação que aumentam a visibilidade nas lojas (estes elementos diferem consoante a loja).
No caso da App Store os elementos a otimizar são:
- Título da Aplicação
Este deve conter o nome da Aplicação, e as 4 a 5 keywords mais relevantes.
É limitado a 30 caracteres e é o fator que tem um maior impacto no ranking.
- Subtítulo
Deve conseguir transmitir ao utilizador quais são as principais funções da aplicação.
Aparece imediatamente por baixo do título e é composto também por 30 caracteres, onde será importante incluir keywords.
- Lista de Keywords
Esta é uma funcionalidade apenas disponível na App Store, onde é possível listar as keywords pelas quais queremos que a nossa aplicação seja classificada.
Tem um limite de 100 caracteres, porém as keywords que usámos no título e subtítulo não têm novamente de ser introduzidas pois já vão estar a ser classificadas.
Dica: Ao acrescentar as keywords divida-as por ‘vírgulas’, mesmo que a sua keyword consista em mais do que uma palavra. Desta forma a aplicação vai ser classificada por todas as combinações dessas keywords.
Exemplo: Utilizando a keyword ‘App Store Optimization’, se introduzirmos a keyword desta forma na lista, ‘App, Store, Optimization’ a aplicação irá ser classificada pelas seguintes combinações: App Store, App Optimization, Store Optimization, Optimization App, etc.
No caso do Google Play os fatores a otimizar são:
- Título da Aplicação
Tal como anteriormente deve conter o nome da aplicação e as 4 a 5 keywords mais relevantes.
É limitado a 50 caracteres (o Google Play não disponibiliza um subtítulo) contudo é aconselhado a mantê-lo curto e incluir apenas as keywords relevantes de forma a melhorar a experiência dos utilizadores.
- Descrição
No Google Play as keywords são introduzidas ao longo da descrição e não em lista como vimos anteriormente (App Store), tendo um limite de 4000 caracteres.
Ao repetir as keywords pretendidas até 5 vezes ao longo da descrição vamos indicar ao google que estão relacionadas com a aplicação e queremos ser classificados pelas mesmas. Porém não repita demasiadas vezes as keywords, não é por repetir mais vezes que estas terão melhores resultados.
A descrição deve ser simples, fácil de ler e incluir todas as funcionalidades da aplicação, pois caso alguém a leia deve ficar a saber tudo sobre ela.
Dica: Use tópicos em vez de longos parágrafos, assim será mais fácil aos utilizadores navegar e ler o texto.
Que elementos otimizar para aumentar a Conversão da aplicação?
Tal como referido anteriormente estes elementos diferem consoante a loja, exceto o ícone, sendo que este é otimizado de forma igual em ambas as lojas.
O ícone é o que chama mais a atenção e provavelmente a primeira coisa que o seu público-alvo vê acerca da aplicação. É assim o elemento que mais influência a decisão de clicar ou não na aplicação.
Este deve tentar transmitir a identidade da marca, ser simples e facilmente reconhecível, sendo que não é aconselhada a utilização de texto.
Dica: Para uma melhor otimização do ícone realize testes com diferentes modelos, de forma a perceber qual obtém melhores resultados.
No caso da App Store os elementos a otimizar são:
- Vídeo de apresentação
Apesar de não ser um elemento vital para as conversões, um bom vídeo pode alterar de forma positiva a mentalidade do público-alvo sobre usar ou não a aplicação.
Os vídeos de apresentação são mostrados nos resultados de pesquisa e antes das capturas de ecrã, sempre em reprodução automática, mas sem som. Esta funcionalidade oferece sem dúvida uma grande vantagem para cativar o público-alvo, às aplicações que utilizem um bom vídeo de apresentação.
Este deve assim dar a conhecer a aparência, funcionalidades e principais características da aplicação, sendo permitido carregar até 3 vídeos.
É necessário ter alguns cuidados, pois a App Store tem diretrizes e direitos de “copyright” que têm de ser cumpridos, ou a aplicação pode ser prejudicada.
- Capturas de Ecrã
Tal como no vídeo de apresentação, estas devem representar as funcionalidades e principais características da aplicação. Devem ser apelativas, cuidadas e fáceis de interpretar, pois mais uma vez podem alterar a mentalidade do público-alvo.
A App Store permite carregar até 10 capturas de ecrã e aconselha utilizar as 10, devendo ser dispostas por grau de importância.
No caso da Google Play os elementos a otimizar são:
- Vídeo de apresentação
Ao contrário da App Store, estes não aparecem nos resultados de pesquisa em reprodução automática e são apenas disponibilizados quando o utilizador já está na página da aplicação, sendo necessário tocar no vídeo para este começar a reproduzir.
Apenas é permitido carregar 1 vídeo e, por esta razão, é importante que este consiga chamar a atenção e despertar interesse ao público-alvo. Dando sempre a conhecer as funcionalidades e características da aplicação.
Também no Google Play é necessário ter em conta algumas diretrizes impostas e “copyrights” que têm de ser cumpridos.
- Capturas de Ecrã
Estas são apresentadas depois do vídeo de apresentação, sendo também disponibilizadas apenas quando o utilizador já está na página da aplicação, e devem transmitir as funcionalidades, a aparência, e experiência que a aplicação pode trazer para os utilizadores.
O Google Play permite carregar até 8 capturas de ecrã, sendo que estas devem ser apresentadas por grau de importância.
Mais uma vez, podemos através das capturas de ecrã alterar de forma positiva ou negativa a opinião do público-alvo sobre a aplicação. É importante assim ter capturas de ecrã com grande qualidade, fáceis de interpretar e que cativem e chamem a atenção.
Por último, temos um elemento que impacta diretamente a performance da aplicação quanto ao resultado a obter em termos de App Store Optimization, tanto em visibilidade como conversão. Estamos assim a falar de Reviews e Ratings!
Este é um fator extremamente importante que tanto a App Store como o Google Play têm em consideração, pois vai indicar ao público-alvo a popularidade e qualidade da aplicação.
Assim sendo, quanto melhor for a avaliação das Reviews e Ratings, mais relevante para as lojas esta será, e maior será a probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa.
Se por outro lado demonstrarem avaliações baixas, a aplicação não irá aparecer no topo dos resultados de pesquisa, nem o público-alvo quererá interagir com a mesma.
É assim importante tentar dar atenção e respostas aos utilizadores que façam reviews baixas e tentar motivar os utilizadores que estão a ter uma boa experiência a avaliarem a aplicação. Assim iremos conseguir equilibrar os valores e melhorar a classificação da aplicação nas lojas.
Para terminar, todo este processo contínuo, deve ser feito regularmente. Assim é necessário ir testando diferentes abordagens a cada um dos elementos apresentados, e analisar e otimizar ao máximo os resultados obtidos para que se consiga sempre a melhor classificação possível.
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