Skip to main content

Num mundo digital cada vez mais competitivo, o que podem fazer as marcas para se destacarem? Como pode uma marca tornar-se uma ‘love brand’ e transcender uma relação tradicional cliente/empresa?

Uma marca transformar-se, subitamente, numa love brand por iniciativa própria é tão fácil como um youtuber publicar um vídeo com a intenção de que este se torne viral. Não é impossível, mas nenhum destes resultados se alcançam apenas por vontade e cada um deles depende do público ou dos consumidores. No caso das marcas, estas podem – claro – fazer a sua parte de forma a influenciar o resultado final. Vejamos, então, como pode uma marca transformar-se numa love brand.

Com o crescente aumento de concorrência e de oferta de marcas e produtos no mercado, as marcas precisam de fazer mais do que simplesmente existirem nas redes sociais. Isto, claro, no que diz respeito ao mundo digital e sem referir distribuição e colocação de produto nas superfícies comerciais.

Mas antes de mais, relembremos o conceito de love brand.

O que é uma Love Brand?

‘Love Brand’ foi a expressão criada para descrever marcas ou empresas que conseguiram conquistar a lealdade dos consumidores de uma forma que ultrapassa a simples preferência de produto. Uma love brand é um status; não é apenas um produto, mas um modo de vida. Na génese de uma love brand encontram-se alguns pilares importantíssimos e que todas as marcas deverão cultivar, independentemente do sucesso no alcance deste status.

Um pequeno exercício para o leitor: identifique uma love brand na sua vida

Mas antes de explorarmos quais são os pilares que compõem uma love brand, fica aqui um exercício para o leitor:

Para compreender na perfeição o conceito de love brand, nada como senti-lo na pele. Pense nas suas marcas favoritas e identifique pelo menos uma pela qual costume optar apenas porque a prefere acima de todas as outras do mesmo setor, independentemente do preço.

O que faz com que os consumidores se apaixonem por uma marca?

O que torna, afinal, uma marca numa love brand? Vejamos.

1. A conquista da lealdade do cliente

Um dos pilares essenciais de uma love brand é, precisamente, a conquista da lealdade dos clientes. É quando estes a escolhem acima de outras marcas, mesmo quando as outras oferecem preços inferiores.

Um facto interessante da lealdade dos consumidores a uma marca é que esta, por vezes, gera polarização entre marcas concorrentes. Tenha em conta as seguintes polarizações:

  • Marvel vs. DC
  • McDonald’s vs. Burger King
  • Coca-cola vs. Pepsi

Estes são alguns dos exemplos mais conhecidos de “duelos” épicos entre marcas concorrentes. O fenómeno aqui prende-se com o facto de serem os próprios consumidores a defender com unhas e dentes a “honra” da sua marca de eleição nas redes sociais, contribuindo assim para o aumento de popularidade de ambas as marcas.

2. Atinge o inconsciente dos consumidores através do despertar de emoções

Hoje em dia, uma marca que conquiste o patamar de love brand é uma marca que nos faz sentir algo. Já não basta apenas a oferta ser boa; há que despertar sentimentos nos consumidores. Estes podem ser liberdade, criatividade, notalgia, exclusividade, entre outros. Adicionalmente, quando o consumidor identifica uma love brand, significa que, de alguma forma, se identifica com os valores da mesma.

Mais uma vez, pense na love brand que identificou mais acima e questione-se: “o que é que esta marca me faz sentir?”

Talvez até nem seja a marca em si, mas os seus spots publicitários. A propósito, não deixe de espreitar o artigo “As melhores campanhas de publicidade de todos os tempos” (para a equipa da BYD). Nele, poderá encontrar exemplos de campanhas que despertaram as mais variadas emoções em vários colaboradores da nossa equipa.

3. Prestam um excelente serviço ao cliente

Numa love brand, o serviço ao cliente estende-se muito após a sua compra e é igualmente válido para seguidores e/ou potenciais clientes. Falamos aqui de Community Management e de Costumer Care. A forma como uma marca se comporta e interage nas redes sociais é a chave para a conquista de um dos pilares de uma love brand. Para além disso, estas interações dentro e fora das redes sociais (através de um call center ou outra linha de atendimento) podem ajudar a mudar completamente a imagem de uma empresa.

Exemplo de community management da McDonald’s. Uma resposta simples, mas calorosa.

A chave para a cimentação de uma love brand é…

Está na altura de rever a matéria e de resumir o que ajuda uma marca a alcançar o estatuto de love brand:

  1. Client Care: apostar na qualidade do atendimento ao cliente.
  2. Community Management: interagir com os clientes e/ou seguidores de forma humana e próxima.
  3. Sentimento: através da comunicação e das próprias redes sociais, é possível inspirar sentimentos nos consumidores/seguidores, que façam com que se liguem emocionalmente às marcas.

Claro que este é um resumo muito breve daquilo que faz com que uma marca entre verdadeiramente no consciente e no coração dos consumidores. Na verdade, a lealdade às marcas não está inteiramente ligada aos produtos, mas sim à identificação do consumidor com os próprios valores da marca e o que ela representa para ele: sentimento de pertença, familiaridade, liberdade, nostalgia, exclusividade, etc. O que importa é o sentimento despertado.

Conclusão

A nova geração de consumidores procura, mais do que nunca, uma ligação emocional com as marcas. O consumidor está mais exigente e tende a não confiar em marcas demasiado formais, desumanizadas e padronizadas. Existe um desejo de sentir uma identificação com os valores das marcas, de interagir com elas e de, por sua vez, que elas nos façam (enquanto consumidores) sentir especiais.

Sabemos que estes tempos instáveis de pandemia e de confinamento vieram trazer duros desafios a muitas empresas e marcas de diferentes áreas e setores, no entanto esta é também uma excelente altura para trabalhar as suas plataformas digitais, criar relações com os seus clientes e seguidores e apostar numa comunicação cada vez mais próxima e empática.

A BYD é especialista em gestão de redes sociais, copywriting, community management, design e criação de websites, pelo que podemos ajudá-lo a estudar, criar e a implementar a melhor estratégia para a sua marca!

Contecte-nos e fale-nos acerca do seu projeto; teremos todo o gosto em ajudá-lo a conquistar clientes e, quiçá, o mundo das love brands! 🙂 Pode também contactar a nossa empresa especialista em criação de marcas.

Já agora, quais são as 3 primeiras ‘love brands’ de que se lembrou enquanto lia este artigo?

 

Join the discussion 574 Comments