O advento da internet impulsionou a chegada da publicidade online e, em meados dos anos 90, investigadores e profissionais de marketing procuraram perceber se a internet seria um potencial meio de publicidade. O que é facto é que cada vez mais empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, têm investido em publicidade online, principalmente nas redes sociais.
O início
O aparecimento das redes sociais e o seu vertiginoso crescimento ao longo da última década vieram revolucionar a realidade empresarial e dos negócios. Este impacto ocorreu não só na forma como as empresas comunicam, mas também nas estratégias de marketing que adotam e que implementam. De acordo com dados recolhidos do eMarketer, estima-se que, nos Estados Unidos, a despesa em anúncios nas redes sociais tenda a aumentar, e prevê-se que este valor chegue aos 79.28 biliões de dólares em 2024, registando um aumento de 25% face aos 63.06 biliões de dólares gastos em 2021. Saiba mais aqui.
O que é:
A publicidade nas redes socias é uma forma de publicidade que se caracteriza por ser instantânea e interativa comparativamente aos meios tradicionais (como a televisão ou a rádio) e à Web 1.0. Esta forma de publicidade define-se como os anúncios que são gerados e publicados pelas empresas nas redes sociais e que permitem aos consumidores desenvolver ações interativas através, por exemplo, de um gosto ou de um comentário num anúncio. As redes sociais são também plataformas atrativas e são, cada vez mais, plataformas promissoras para as empresas desenvolverem atividades promocionais, assim como comunicarem eficazmente com os seus consumidores.
Porém, cada plataforma de rede social apresenta caraterísticas e atributos diferentes e, consequentemente, proporcionam diferentes experiências aos utilizadores. Tendo em conta este facto, os profissionais de publicidade devem, antes de empreender uma campanha, alinhar o cariz da plataforma com o tipo de produto (1), com o objetivo do anúncio (2) e com a mensagem do anúncio (3).
O Facebook é uma das plataformas mais populares, que agrega um elevado número de utilizadores e que tem vindo a provar ser um meio eficaz para a comunicação das empresas com os consumidores e para a comercialização de produtos pelas marcas. No mesmo sentido, o Tik Tok, um canal mais recente e fortemente utilizado pela Geração Z, tem vindo a ganhar expressão no mercado ao fornecer novas ferramentas de produção de conteúdo, revelando-se como um famoso canal promocional
A importância da Publicidade nas Redes Sociais
Embora o uso de redes sociais já faça parte do portefólio estratégico de algumas empresas, existem outras que ainda não reconheceram a importância de delinear estratégias de marketing através delas. Este tipo de plataformas podem ser valiosas ferramentas de marketing, pois permitem às organizações conhecer os gostos e preferências dos seus clientes através de comportamentos online e, posteriormente, delinear estratégias consoante toda a informação que conseguiram recolher através delas. Tendo em conta este facto, podemos também assumir que uma das principais vantagens da publicidade nas redes sociais é o facto de conseguirmos criar mensagens personalizadas para diferentes segmentos de audiência, algo que não acontece tão firmemente na publicidade offline.
Concluindo, a evolução da publicidade no digital, especialmente nas redes sociais, trouxe um novo paradigma às estratégias de marketing. A capacidade de segmentar audiências de maneira precisa e personalizar mensagens de acordo com as características individuais dos consumidores é uma das principais vantagens que a publicidade nas redes sociais nos oferece em relação aos métodos tradicionais. Ao considerar o cenário em constante evolução destas plataformas, é evidente que esta nova forma de publicidade continuará a ser uma força motriz na indústria do marketing, reforçando ainda mais a sua relevância e impacto no mundo dos negócios.
Escrito por: Mª do Carmo Viana – Brand Performance Consultant