Logo

A importância da Tipografia

A importância da Tipografia

A melhor tipografia é aquela em que o leitor não repara na fonte mas apenas na mensagem. Por vezes a escolha da tipográfica poderá ser um dos maiores desafios num trabalho gráfico, pois a mesma serve não só para transmitir um texto/mensagem mas também um conceito, uma ideia que reforça a mensagem escrita captando a atenção.

Na escolha de uma tipografia é necessário tomar decisões tais como: Qual o suporte? A fonte será com ou sem serifa? Será caixa alta ou baixa? Alto contraste ou fino? Qual a cor? Qual o corte? É verdade, existem muitas variantes que por vezes nem damos conta.

Sabe qual a diferença entre uma fonte serifada e uma fonte não serifada?

A fonte serifada é aquela que contém um traço na extremidade. É uma fonte considerada mais decorativa e a sua aparência poderá servir um propósito maior.

Regra geral, para um texto extenso em suporte impresso a fonte serifada é a melhor aposta. Permite uma melhor leitura neste tipo de suporte pois produz um efeito visual de “coagulação óptica”. Assim, as serifas facilitam a leitura pois criam uma linha e fazem o texto parecer contínuo aos olhos do leitor.

No ambiente digital o mesmo não acontece devido à sua resolução mais baixa, onde uma fonte de formas mais simplificadas, não serifada, permite uma boa leitura. Quando a fonte é utilizada com um propósito mais gráfico, a decisão irá variar consoante a ideia que se pretende transmitir.

Assim, na construção de um website, quais as orientações a ter em consideração?

– Utilizar 2 a 3 fontes tipográficas diferentes no máximo, a menos que seja propositado.

– Escolha fontes simples para os textos de forma a garantir a boa leitura por parte de todos os utilizadores

– Utilize fontes mais elaboradas apenas em títulos ou destaques onde o texto seja mais curto.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO