Logo

9 Dicas de Web Design para 2019

Assim que decide ter um website para o seu negócio, blog ou marca pessoal e reconhece a sua inegável importância, é chegada a hora de o tornar o mais apelativo possível. É aqui que entra o Web Design. Conheça aqui algumas das melhores tendências atuais do Web Design e que pode – e deve – aplicar ao seu site.

1. Cores vivas e gradientes

As cores chamam a atenção do utilizador, invocam emoções, e são tão importantes como as imagens de fundo. A cor é uma das maiores e potentes ferramentas do Web Design. Cores brilhantes e atraentes têm-se tornado “regra” em diversos websites por vários motivos:

  • Cores brilhantes podem melhorar a legibilidade e tornar o site mais fácil de ler;
  • Esquemas de cores atraentes tornam os sites visivelmente mais atraentes e fazem com que os utilizadores passem mais tempo no website;
  • Quanto mais tempo um consumidor permanece no seu site, mais provável é que ele compre algo.

2. Minimalismo

Esta é, provavelmente, uma das tendências de web design mais clássicas e intemporais, mas também mais populares. Quanto menos elementos e conteúdo visual num site, menos o seu público terá que pensar onde encontrar aquilo que procura.

Prevemos que o minimalismo continue a dominar o cenário digital durante o resto de 2019. Animações e efeitos fade-in que tornam a experiência mais envolvente, dão aos websites a liberdade de espaçar o seu conteúdo e, disso, resulta mais espaço branco, contraste e tipografia clara, sem muitos elementos distrativos.

 

3. Realism 3D Elements

Enquanto que o flat design em UX / UI continua a ser utilizado em websites, as ilustrações em 3D estão a ganhar terreno. Este ano, em particular, será o ano das formas abstratas e futuristas em 3D.

4. Animações

O design de movimento e os gráficos mantêm a interface do utilizador  viva e orientam a sua navegação no aplicativo de escolha (telemóvel, computador ou tablet).

As animações são usadas para chamar a atenção para certos elementos e explicar as relações entre os objetos.

A tendência para elementos animados e interativos é tudo menos nova e prevê-se seja, também, para ficar. O design de movimento pode ser uma coisa “boa” no Web Design quando ajuda os utilizadores a navegar pelos sites.

5. Visual Storytelling

As ilustrações também são uma ferramenta excelente para contar histórias. Cada vez mais sites e aplicações para telemóvel se voltam para personagens especialmente estilizados que mostram a história de uma maneira que corresponde ao clima/tema da plataforma. Contar histórias sempre influenciou a tecnologia, mas mais empresas estão a utilizar histórias no seu conteúdo web. As empresas começam a usar elementos narrativos para se envolver e conectar com o público, levando mais pessoas a comprar os seus produtos e serviços.

Este storytelling visual em ilustração pode ser conjugado com animações, diagramas ou infografias apelativas e voz-off para contar histórias em websites.

6. Tipografia proeminente

A tipografia arrojada e cativante continua a manter a sua presença em layouts de websites e aplicações móveis. As razões são simples: colocando mais peso visual numa mensagem importante, aumenta a probabilidade de que os utilizadores a leiam.

Escolha fontes mais ousadas numa cor mais escura para contrastar com o plano de fundo do seu site. Um título grande e arrojado, assim como cabeçalhos atraentes ajudam a dividir o site e a destacar conteúdo para o qual queremos atrair os utilizadores. Simultaneamente, permitem um envolvimento rápido e eficaz do público.

7. Experiências de tela cheia (full screen)

Imagens e vídeos de largura total podem ser impressionantes e funcionam como poderosas captadoras de atenção. Depois do utilizador se envolver com a aplicação ou com o site, passará mais tempo lá, enquanto navega pelas diferentes páginas.

8. Ainda mais conteúdo de vídeo

Não precisa de um vídeo explicativo para se convencer de que o conteúdo em vídeo na internet funciona. O vídeo não serve apenas para diversificar a página, mas serve também as necessidades de um público em movimento que não tem tempo para dirigir a sua atenção para – por exemplo – um conteúdo escrito, mais denso.

9. Realidade aumentada

Designers precisarão de ir além das interfaces de ecrã para incluir interações físicas. A relação próxima da Realidade Aumentada com a Inteligência Artificial tem o potencial de fazer o design de interfaces entrar numa nova fase e potenciar uma nova era de pensamento.

Estas são algumas tendências de Web Design para 2019, mas isso não signfiica que tenha que as utilizar todas ao mesmo tempo. Tire algum tempo para analisar os nossos exemplos e adicione mais alguns à sua lista, caso esteja a pensar fazer um site ou mudar o seu.

Se precisar de ajuda, a BYD dispõe do serviço de Criação e Gestão de Websites, ao seu gosto e 100% adaptado ao seu negócio e marca.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO